Guia da Semana

A Meta está comemorando 10 anos de inovação e desenvolvimento, e o mundo tecnológico está cada vez mais próximo de atingir um novo marco com a chegada da próxima plataforma de computação, adentrando uma era que prioriza as interações humanas em detrimento dos dispositivos. Esse avanço é fruto de uma década de dedicação, durante a qual pesquisas e desenvolvimentos significativos em inteligência artificial (IA) e no metaverso foram realizados. Produtos inovadores como o Meta Quest 3 e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta já estão redefinindo a maneira como milhões ao redor do mundo percebem a realidade.

A incorporação da realidade virtual (RV) em nossas vidas foi significativamente ampliada, permitindo uma exploração de novos mundos sem fios e introduzindo formas inovadoras de interação, como o rastreamento ocular e expressões faciais naturais, a um custo acessível. Esses desenvolvimentos foram possíveis graças a uma vibrante comunidade de desenvolvedores, criativos e visionários, cuja paixão transformou sonhos em realidade virtual, aumentada e mista.

Reality Labs comemora dez anos de inovações

Desta forma, estão sendo celebrados os primeiros dez anos do Reality Labs, refletindo sobre o caminho percorrido desde que Mark Zuckerberg anunciou a aquisição da Oculus, iniciando uma jornada séria rumo ao metaverso. Esta década foi marcada por pesquisas avançadas, desenvolvimento de produtos e uma série de protótipos pioneiros.

Michael Abrash, cientista-chefe do Reality Labs, sempre acreditou que a realidade mista e aumentada são os sucessores naturais do computador pessoal, visão essa compartilhada com Zuckerberg. Essa crença baseia-se na ideia de que a tecnologia pode eliminar as barreiras físicas, permitindo presença e colaboração virtual como nunca antes.

Iniciativa Meta teve diversos lançamentos

Relembrando os primeiros passos com o Rift e o desenvolvimento subsequente dos produtos Oculus, vemos uma trajetória de inovação contínua que culminou no lançamento do Meta Quest 3, um marco na acessibilidade da realidade mista. A parceria com a Xiaomi e a Qualcomm destacou a importância da colaboração setorial no avanço da tecnologia de RV.

A missão épica continuou com o lançamento do Quest, o primeiro headset de RV autônomo com 6DOF (graus de liberdade), permitindo uma liberdade sem precedentes na exploração de mundos virtuais. O Quest 2 e o Quest Pro introduziram melhorias significativas, desde o rastreamento manual até o suporte para experiências imersivas de realidade mista. Além dos avanços em hardware, a Meta também explorou novas formas de interação e conexão por meio do dispositivo Portal e dos óculos inteligentes, abrindo caminho para uma fusão entre o mundo digital e físico de maneira intuitiva e contínua.

meta
Imagem: Divulgação

Por último, o foco na pesquisa contínua sinaliza o compromisso da Meta com a inovação de longo prazo, explorando tecnologias emergentes como EMG e avatares hiper-realistas. Isso, juntamente com os avanços na IA, promete uma integração ainda mais natural entre as pessoas e a tecnologia.

Desta forma, a próxima década promete transformações ainda maiores, à medida que continuamos a construir uma plataforma de computação centrada no ser humano, tornando a tecnologia acessível a um número crescente de pessoas e mudando a maneira como nos conectamos, trabalhamos e jogamos.

Por fim, a história da tecnologia é marcada por momentos de transformação radical, e estamos no limiar de mais um. À medida que continuamos a explorar as possibilidades ilimitadas da realidade virtual, aumentada e da inteligência artificial, o futuro promete ser um terreno excitante e inexplorado. Com a colaboração, inovação e uma visão compartilhada, estamos moldando uma nova era da computação, uma que coloca as pessoas, não os produtos, no centro de tudo. E, nessa jornada, todos somos convidados a participar na construção desse futuro empolgante.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 3 Abr 2024.