Guia da Semana

Depois de experimentar uma série de jogos modernos, é sempre bom voltar às raízes e desfrutar de um título que remete aos clássicos do passado. Mighty Goose (desenvolvido pela Blastmode e publicado pela PLAYISM) é exatamente isso – um jogo run-and-gun que traz de volta a nostalgia dos anos 90 com uma roupagem atualizada e vibrante. Sim! Afinal de contas, para você que eventualmente cresceu com clássicos como Contra, usando todo aquele clichê de “tiro, porrada e bomba” que filmes como Rambo traziam á época, em Mighty Goose você tem essa mesma vibe mas, sendo um GANSO!

Isso mesmo! Por si só, essa característica já atraiu ao jogo. Primeiro em função do personagem ser carismático, depois por poder trazer um tema, de certa forma “forte” para um aspecto meio que de paródia, de modo que com esse “ganso fofo” eu, enfim, poderia jogar jogo de “tirinho” com meu pequeno filho.

Enfim, nesta análise, vamos explorar, de maneira assertiva e sem muita firula, que torna Mighty Goose um jogo legal em meio a este universo clichê. Quer saber mais? Vem comigo em mais uma review do Pizza Fria!

Ganso dando tiro!

No jogo, nós assumimos o controle de Mighty Goose, um ganso cibernético com habilidades de combate impressionantes, em missões para enfrentar inimigos variados e chefes desafiadores. Como dito inicialmente, o estilo de jogo é fortemente inspirado pelos clássicos “run and gun”, com tiroteios intensos, movimento rápido e uma variedade de armas e power-ups.

O tom do jogo é humorístico e extravagante, com o protagonista, Mighty Goose, sendo uma figura carismática e exagerada. A jogabilidade combina elementos de ação frenética com momentos de estratégia, especialmente ao lidar com diferentes inimigos e situações.

Mighty Goose
Um ganso cibernético com armas. Como isso tinha passado despercebido? (Imagem: Divulgação)

Como o maior caçador de recompensas da galáxia, nós devemos enfrentar o malvado Void King e salvar o universo. A ambientação espacial e os diversos planetas visitados contribuem para uma experiência imersiva e cativante.

A trilha sonora de Mighty Goose é outro ponto forte do jogo. Com músicas energéticas e empolgantes, ela combina perfeitamente com a ação frenética do jogo. Os efeitos sonoros também são bem executados, dando ênfase aos momentos de impacto e criando uma atmosfera emocionante.

Mighty Goose
A charmosa estética em pixel art dá o tom em Mighty Goose (Imagem: Divulgação)

Estilo gráfico e mecânicas

Ao contrário de muitos jogos atuais que buscam gráficos realistas e detalhados, Mighty Goose opta por um estilo visual mais simples e nostálgico. Não poderia ser diferente, né? Aliás, até poderia, mas todos sabemos que certos estilos, como beat n´ up, run-and-gun, entre outros, ganharam vida nos consoles, 8 e 16 bits! Neste sentido, nada melhor que apelar para nostalgia e identidade do pixal art! Lembra aqueles joguinhos serrilhados e coloridos, mas muito lindos de se ver? Aqui, a pixel art é bem executada, com personagens carismáticos e cenários coloridos que dão vida ao universo do jogo. Os efeitos visuais são chamativos e adicionam um toque de modernidade à estética retrô.

O jogo apresenta uma variedade de inimigos e chefes desafiadores, cada um com padrões de ataque únicos. Isso mantém a jogabilidade interessante e incentiva os jogadores a adaptarem suas estratégias conforme progridem.

Mighty Goose
Run-and-gun em seu auge (Imagem: Divulgação)

Mighty Goose acerta em cheio ao oferecer uma jogabilidade rápida e frenética, típica dos clássicos run-and-gun. Com uma variedade de armas e habilidades à disposição do jogador, há sempre algo novo para experimentar e dominar. Além disso, o sistema de upgrades e os companheiros desbloqueáveis garantem que a experiência se mantenha viva e interessante ao longo do jogo.

Vale a pena comprar Mighty Goose?

Ao contrário de alguns jogos run-and-gun que podem ter enredos simples, Mighty Goose incorpora uma narrativa leve e humorística, proporcionando uma experiência envolvente e divertida. Pra mim, é um retorno triunfal aos clássicos do gênero, oferecendo uma experiência nostálgica e divertida. Com gráficos em pixel art interessantes, gameplay viciante e uma trilha sonora empolgante, é um título que indico para um lugar de destaque na sua coleção. Se você está procurando um game que combine a essência dos clássicos com elementos modernos, Mighty Goose, lançado em junho de 2021 para Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam, é a escolha perfeita.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela PLAYISM.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Rodrigo Arbex, Pizza Fria

Atualizado em 9 Abr 2024.