Guia da Semana

MLB The Show 24, título desenvolvido pela San Diego Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment, oferece uma jornada imersiva através da MLB (Major League Baseball), liga americana de beisebol profissional, abrangendo ligas menores e de destaque, além de celebrar a história do universo do beisebol.

Pela primeira vez, as mulheres estão inclusas no modo carreira, adicionando versatilidade e inovação ao título. Com novidades de destaque e algumas pequenas melhorias visuais, MLB The Show 24 supera sua versão anterior, possuindo a capacidade de atrair novos jogadores para este simulador esportivo desafiador? Acompanhe nossa análise no Pizza Fria!

Sou fã de jogos considerados exóticos no Brasil, cuja popularidade costuma ser mínima por aqui, como hóquei e tênis. Já experimentei diversos estilos de jogos que adaptam esportes para os videogames, desde basquete e vôlei até mesmo arriscando alguns dribles no FIFA Street. Minha ligação mais próxima com o beisebol foi através da minha infância, com os jogos de taco em uma praça onde morava. Foram tardes e tardes com bastões, carregando meu kit de taco para todos os cantos. Outros contatos com o esporte foram através de filmes e séries, limitando-se a uma experiência distante e nada imersiva.

Agora, tive a oportunidade de analisar MLB The Show 24 e, para isso, me vi obrigada a assistir alguns vídeos e até mesmo testar algumas horas de MLB The Show 23. Afinal, meu conhecimento nulo não ajudaria na experiência, e fiquei realmente interessada em compreender, mesmo que o básico introdutório, deste universo. Notei, em pesquisas recentes, que o MLB é responsável por permitir a visibilidade entre os jogadores brasileiros, fomentando o interesse no esporte. No entanto, essa abordagem não é tão amigável quanto deveria, sendo um verdadeiro simulador realista, complexo e com uma curva de aprendizado prolongada, adotando elementos relacionados aos times de beisebol da Major League Baseball e suas táticas.

MLB The Show 24
Apesar das otimizações, certas características dos jogadores ainda são questionáveis. (Imagem: Reprodução)

O beisebol

Como funciona a dinâmica no beisebol? O principal objetivo é conquistar as bases, sendo que no jogo existem quatro bases que os atacantes devem alcançar, enquanto os defensores tentam impedir esse avanço. Há um revezamento entre ataque e defesa, onde os atacantes se preparam para rebater a bola lançada antes de tentar alcançar as bases, sendo que cada base conquistada gera pontos. Entre uma jogada e outra, os times trocam de posição, em um momento conhecido como inning. Após esse processo, vence quem fizer mais pontos em um ciclo de nove innings.

O conceito básico você já possui e toda a sofisticação e complexidade do esporte poderá ser aprendida durante sua experiência no MLB após algumas horas de dedicação. O tutorial foca na jogabilidade em si, o que irá direcionar sua performance no jogo. MLB The Show 24 permite a alteração dos níveis de dificuldade. No entanto, o principal problema será a compreensão de todas as informações disponíveis, já que o game não traz opção de localização em PT-BR.

Isso certamente dificultará o processo caso você não tenha pleno domínio de um segundo idioma, como o inglês, levando a tentativas e erros como forma de aprendizado. Após a exigente curva de aprendizado, o processo tende a se tornar um pouco mais simples, embora, em diversos momentos, a compreensão dos muitos comandos do esporte possa resultar em situações confusas. 

MLB The Show 24
As atividades durante os jogos estão bem mais responsivas. (Imagem: Reprodução)

Modos principais em MLB The Show 24

Os modos disponíveis em MLB The Show 24 englobam cinco categorias, direcionando os jogadores para diversas situações envolvendo a MLB. Em Road to the Show, o famoso modo carreira, criamos nosso jogador, determinando suas características dentro do esporte. A novidade fica por conta da opção entre jogar na liga masculina ou feminina. Em Diamond Dynasty, é o modo para personalização de nosso time, além de apresentar jogadores como cartas.

Já em March to October, somos imersos ao entrarmos em times em diferentes momentos, seja em uma partida ou em um momento específico do jogo, enfrentando uma série de objetivos. Em Franchise, direcionamos nossos esforços para uma franquia já existente, gerenciando e executando algumas contratações, além de outras atividades. Finalizando, Storylines é o berço do legado da história do beisebol, apresentando os melhores e mais lendários jogadores através de dois capítulos. Neles, aprendemos mais sobre a história de jogadores negros e sua ligação com a liga, e o outro destaca Derek Jeter, uma espécie de Pelé da MLB. 

O título introduziu adições significativas em dois de seus modos básicos. Em Road to the Show, agora é possível criar personagens femininas com narrativas próprias, incluindo cutscenes. Ambos os sexos podem ser personalizados, com a opção de varredura facial. O MLB Draft Combine foi incluído, enquanto o núcleo do jogo permanece similar ao passado. Também foi adicionada uma mudança na defesa com momentos de Impacto, exigindo a conclusão de eventos rápidos. Embora haja mais narrativa ao selecionar uma personagem feminina, a opção de exportar personagens para a Dinastia Diamond foi removida.

MLB The Show 24
MLB The Show 24 é um simulador desafiador. (Imagem: Reprodução)

O modo Franchise mantém sua profundidade habitual, oferecendo diversas opções de jogo e proporcionando a mesma experiência de sempre. March to October também está de volta como uma alternativa ao modo principal, agora com a adição de Custom Game Entry, o que torna esse modo ainda mais flexível. O modo Franchise Online não está disponível, mas as Custom Leagues podem ser jogadas online. Para aqueles que esperavam grandes mudanças, o Modo Franchise permanece praticamente inalterado. 

Diamond Dynasty continua sendo um ótimo modo de cartas. A experiência permanece praticamente inalterada, exceto pela remoção da importação de jogadores criados. Apresenta novas lendas e jogadores, no entanto, os modos de jogo permanecem os mesmos. A maioria dos jogadores são cartas descartáveis que podem ser agrupadas, tornando alguns pacotes um desperdício de dinheiro.

MLB The Show 24 faz parte de uma estratégia de lançamentos anuais, o que resulta em uma progressão visual limitada. A equipe adicionou animações e revisou os rostos, proporcionando uma diferença notável. As animações faciais são realistas, adicionando emoção e atmosfera. Alguns elementos continuam questionáveis; embora a iluminação, cores e texturas pareçam melhores, o potencial poderia ser mais otimizado.

MLB The Show 24
Visuais foram otimizados garantindo melhorias consideráveis. (Imagem: Reprodução)

Gráficos e som

A jogabilidade de MLB The Show 24 é fluida, mas há problemas com pequenos bugs. Os recursos relacionados ao DualSense são bem otimizados e responsivos, aumentando a sensação de imersão durante as partidas. O único detalhe inesperado no PlayStation 5 é o tempo de carregamento do jogo, que muitas vezes é longo demais

Talvez seja devido à quantidade elevada de detalhes adicionados ou a uma questão que não pode ser otimizada, mesmo com o SSD, mas achei o tempo de carregamento prolongado e esperava algo mais ágil. O áudio da transmissão possui qualidade excelente, com diálogos e ruídos da multidão realistas, além do próprio sim da rebatida com o bastão. A trilha sonora apresenta uma ampla variedade de músicas, desde clássicos aos ritmos mais atuais. 

Vale a pena jogar MLB The Show 24

MLB The Show 24 tem potencial para ser uma referência no universo dos jogos e suas adaptações esportivas, no entanto, traz pequenos ajustes e melhorias que talvez não justifiquem o valor exigido para aquisição. A experiência é bastante similar ao ano anterior, porém impressiona ao oferecer uma jogabilidade sólida e ao transmitir com maestria o legado para a nova geração de personagens tão icônicos da MLB, proporcionando uma verdadeira aula sobre o esporte amado pelos americanos.

O refinamento e as melhorias implementadas são notáveis, porém, o destaque fica para os modos, que permitem a diversão das mais variadas formas, proporcionando a liberdade sempre necessária. A inclusão de mulheres também torna o título inclusivo e diversificado, demonstrando a capacidade feminina em um ambiente predominantemente masculino. Para novatas como eu, a experiência será enriquecedora! 

MLB The Show 24 está disponível no Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5 , PlayStation 4 e Nintendo Switch.

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Sony.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Vanessa Lopes, Pizza Fria

Atualizado em 26 Mar 2024.