Guia da Semana

Mortal Shell é um game altamente desafiador e punitivo. O jogo de RPG e ação, desenvolvido por uma pequena equipe de 15 pessoas, a Cold Symmetry, e publicado pela Playstack, não faz nenhum grande fã do estilo soulslike botar defeito.

Com lançamento marcado para esta terça-feira, 18, nós do Pizza Fria tivemos acesso antecipado a essa incrível montanha russa de sentimentos. Vem comigo pra conferir se o game vale a pena, em mais uma análise!

Uma jogabilidade refinada

Diferente dos jogos, onde você vai evoluindo seu personagem e ganhando pontos para serem distribuídos em atributos, em Mortal Shell, você não evolui dessa forma. Aqui a criatura “encarna” em carcaças, que são corpos de guerreiros mortos em batalha e que já possuem seus atributos pré-estabelecidos, como Durabilidade, Vigor e Determinação.

Mortal Shell
A criatura fora de uma carcaça (Imagem: Reprodução)

Você pode obter quatro carcaças durante a jornada e cada uma delas é focada em um estilo de gameplay e com habilidades exclusivas, além disso, é possível evoluir as habilidades de cada uma delas.

  • Harros, o Vassalo, seu lema é “A paz é uma falácia”. É a carcaça mais equilibrada do jogo, possui 5 pontos de durabilidade, vigor e determinação.
  • Solomon, o Erudito, cujo lema é “Não há Deus porque não existem Deuses”. Possui o maior nível de determinação com com 10 pontos, 7 em durabilidade e 5 em vigor.
  • Eredrím, o Venerável, com o lema “A vida é sofrimento”. É a carcaça mais forte, possui 10 pontos de força, mas apenas 3 pontos em vigor e determinação. Apesar do baixo vigor e determinação essa carcaça se mostra muito útil devido à suas habilidades como Acréscimo de Determinação, onde cada inimigo morto gera um acúmulo aumentando seu dano base.
  • E por fim, Tiel o Acólito, cujo lema é “A moralidade está nos olhos do observador”. Tiel possui o maior vigor, mas apenas 3 pontos em durabilidade e 2 em determinação. Apesar disso, suas armas podem ser embebidas em veneno e uma de suas habilidades é correr sem gastar vigor.

Carcaças em evolução

Como já mencionado, os atributos de cada carcaça não são passíveis de evolução, porém, habilidades são desbloqueadas com pontos, chamados Tars e Vislumbres.

Os Tars são obtidos nos inimigos que a criatura elimina, ou em itens encontrados pela jornada, porém, os vislumbres são obtidos esporadicamente, também derrotando inimigos, ou através de itens adquirido em chefes ou itens espalhados pelo mapa. Isso dificulta muito o avanço das habilidades, pois, não adianta apenas matar inimigos para pegar tars se os vislumbres são dados aleatoriamente.

Mortal Shell
Imagem: Reprodução

Uma mecânica diferenciada

Em Mortal Shell, você não possui escudo, porém, em sua mecânica interessante, a criatura e suas carcaças podem se solidificar, podendo assim repelir e evitar um ataque inimigo.

E isso muda e muito a mecânica do estilo souls, acredite. O solidificar depois de usado tem um breve tempo de recarga e logo fica disponível novamente. Além da solidificação, a criatura pode andar, correr, atacar com um ataque forte ou fraco, esquivar e defletir ataques.

Tutorial
Tutorial apresentando a mecânica da solidificação (Imagem: Reprodução)

O game possui poucas armas, que são uma espada média, uma espada longa de duas mãos, um bastão e um machado. Além de poder desbloquear uma Balestazuca, uma mistura de bazuca com balestra.

Essas armas são evoluídas no decorrer da aventura, aumentando o dano e adicionando novos golpes exclusivos. Como o jogo não possui evolução por nível, precisaremos evoluir nossas habilidades como jogador.

Cada canto é uma possível morte, e sim, você irá morrer muito. É um jogo realmente desafiador, que faz você avançar com cuidado em cada local. Em um descuido, até os inimigos mais fracos, podem te matar com muita facilidade.

As lutas contra os chefes são um espetáculo à parte e são cheias de beleza, ação e adrenalina. Sem dúvidas que com toda precaução, elas podem ser um tanto quanto demoradas.

Mortal Shell
O game é lindo e rico em detalhes (Imagem: Reprodução)

Um jogo lindo e rico em detalhes

Além da excelente mecânica de jogabilidade, Mortal Shell possui incríveis gráficos e a sonorização. Você irá percorrer pântanos, masmorras, catacumbas e castelos, sempre com uma qualidade de detalhes incrível que irá fazer você parar para admirar.

As musicas e os sons são maravilhosos e é incrível escutar os ruídos e sussurros dos inimigos o som do vento e das arvores se mexendo, tudo é muito bonito e te deixa com uma incrível sensação de imersão. Para ajudar, o game está legendado em português do Brasil e possui um amplo glossário para que o jogador possa entender e relembrar tudo visto durante a história.

Boss Battle
As lutas contra chefes possuem músicas tensas e empolgantes (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Mortal Shell?

Sendo o mais direto possível, sim e vale muito a pena. O jogo é desafiador e empolgante e leva o jogador a querer explorar a mecânica de forma mais ampla possível para encarar os desafios e superá-los. É um game que, apesar de difícil, realmente te recompensa na exploração e nas batalhas contra os chefes.

Ele deixa a desejar apenas na confusa progressão na maneira de contar a história, mas que já é um ponto, recorrente nos jogos ao estilo Souls. O jogo apresenta alguns bugs, como inimigos sumindo ou aparecendo na sua frente, demora em algumas iniciações de execução, de ataques ou uso de itens, porém, coisas que a produtora está ciente e serão resolvidas através de atualizado até a data de lançamento.

Por fim, Mortal Shell será lançado nesta terça, 18 de agosto, para PC, via Epic Games Store, PlayStation 4 e Xbox One, e é um jogo complexo que testa sua sanidade e resiliência em um mundo devastado. Prepare-se para muitas horas de aprendizagem e uma montanha russa de emoções.

*Review elaborada no Xbox One S, com código fornecido pela Playstack.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 16 Ago 2020.