Guia da Semana

Guia da Semana

MultiVersus é a mais nova aposta da WB Games e da Player First Games no mundo dos jogos de luta. O game tem a proposta principal de colocar vários personagens famosos, como os heróis da DC, a turma do Scooby Doo e outros… em um cenário em que eles terão que se enfrentar. Em um primeiro momento, o jogo pode parecer demais com Smash Bros, entretanto, o título promete apresentar as suas próprias características únicas e várias novidades.

O Pizza Fria teve acesso antecipado ao beta aberta e durante esta preview fornecerei as minhas primeiras impressões sobre este game, que futuramente se tornará gratuito para todos. A beta já está disponível para todos os jogadores nas plataformas Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Um excelente elenco de personagens

O grande destaque de MultiVersus logo no início do game é quão diversificado os personagens são. Temos figuras de várias marcas diferentes da Warner, sendo que todos os lutadores presentes na beta são:

  • Steven Universo;
  • Batman;
  • Arlequina;
  • Arya Stark (Game of Thrones);
  • Finn (Hora de Aventura);
  • Jake (Hora de Aventura);
  • Salsicha (Scooby-Doo);
  • Superman;
  • Mulher-Maravilha;
  • Gandalf (O Senhor dos Anéis);
  • Rick Sanchez (Rick e Morty);
  • Pernalonga;
  • Tom e Jerry.

Cada um destes personagens possui uma função no campo de batalha. Para exemplificar, a Mulher Maravilha, também conhecida como a lutadora mais “apelona” desta beta, é uma atacante. Ou seja, seus ataques são rápidos e priorizam a agilidade.

screenshot 01 multiversus
A poderosa Mulher Maravilha. (Imagem: Divulgação)

Por outro lado, também temos a Velma, de Scooby Doo, que apresenta um move set focado em curar os players nas arenas. O título faz um bom trabalho em apresentar uma boa variação de golpes e habilidades para cada um dos lutadores. Porém, um melhor balanceamento ainda precisa ser feito em alguns personagens. Pois, principalmente os tanques e atacantes, apresentam uma taxa de dano muito grande, o que acaba dificultando para outros lutadores contra atacarem.

Lutas divertidas e viciantes

O gameplay de MultiVersus se assemelha bastante ao já citado Super Smash Bros., entretanto, com algumas novidades. Na beta, o game apresenta modos de jogo 2 vs 2, 1 vs 1 e combates contra bots. Portanto, após escolher o lutador, os jogadores são levados para um cenário no qual devem lutar até que um dos personagens caia da arena. O título apresenta uma perspectiva em 2D, sendo que cada personagem possui um move set diferente de luta. A Mulher Maravilha, por exemplo, por ter um foco maior em ataques diretos, pode atacar usando a sua espada, usar um boost que fornece mais dano aos ataques e também puxar o inimigo usando o seu laço da verdade.

A maior parte da minha experiência joguei com está personagem, e foi extremamente divertido, mesmo com um certo desbalanceamento. Durante a luta, quanto mais atacarmos o inimigo, uma porcentagem de dano irá ficar cada vez mais alta e na medida que este número cresce, o jogador vai sendo jogado cada vez mais distante ao seu golpeado. Logo, quanto mais dano um personagem sofrer, mais fácil será para ele ser jogado para fora da arena.

screenshot 03 multiversus
Os confrontos em MultiVersus são extremante fluidos e apresentam uma certa profundidade em modos com mais jogadores. (Imagem: Divulgação)

Modo 2 vs 2

O modo de jogo mais divertido desta beta de MultiVersus é o 2 vs 2. Pois, diferente da modalidade 1 vs 1 na qual o maior foco será em atacar o inimigo e causar o máximo de dano, ao jogarmos com um parceiro a dinâmica muda. Claro, este aspecto dependerá dos personagens selecionados, pois, se os dois lutadores forem atacantes, a dinâmica será a mesma de antes.

Entretanto, durante a minha jogatina, algo interessante aconteceu. O meu parceiro estava jogando com outro personagem atacante e enfrentamos um duo com Mulher Maravilha (atacante) e Velma (suporte) e a minha equipe foi simplesmente destruída de uma forma inacreditável. Pois, neste modo com mais jogadores, o game incentiva a criação de combinações de personagens que podem lutar em sincronia para alcançar a vitória na batalha.

screenshot 06 multiversus
Cada personagem de MultiVersus possui uma seleção de skins que pode ser adquirida usando dinheiro in-game ou real. (Imagem: Divulgação)

Este aspecto se destacou bastante durante a minha gameplay deste modo. Pois, este fator adicionou uma camada a mais nas combinações de personagens que podem ser feitas durante as partidas. Falando em partidas, o modo online do game funcionou muito bem e não apresentou nenhum problema de lag.

Progressão de personagens e elementos de jogo como serviço

MultiVersus é um game que se tornará gratuito em breve. Embora atualmente tenhamos uma versão de fundador disponível para compra, ela apenas fornece acesso a skins e alguns recursos premium. Portanto, é importante avaliar logo do início a forma de comércio que está sendo aplicada no jogo. Atualmente, o título apresenta skins pagas e um passe de batalha gratuito e pago. Entretanto, não temos elementos pay to win, o que é um ponto positivo. Porém, ainda existem algumas perguntas que não foram respondidas, principalmente em relação à adição de novos personagens ao game no futuro. Logo, é importante que os jogadores fiquem atentos a este fator.

A progressão em MultiVersus é outro fator que se destaca. A cada partida completa no título, ganharemos moedas de ouro que podem ser usadas para comprarmos novos itens e até mesmo personagens. Além disso, temos desafios diários e por partida que recompensam o jogador. Os personagens no jogo também possuem levels e quanto mais jogarmos com eles, liberaremos novos slots. Algumas delas incluem upgrades da movimentação dos lutadores, os tornando ainda mais rápidos e até mesmo perks que deixam alguns dos golpes especiais mais fortes. Outro fator interessante, é que após alguns níveis, liberamos a opção de usar as skills dos nossos parceiros em modos com mais jogadores. Isto fornece novas oportunidades para combinações durante os confrontos.

multiversus
Em breve até LeBron James estará em MultiVersus! (Imagem: Divulgação)

Cenários conhecidos e com características únicas

MultiVersus apresenta vários cenários característicos dos personagens presentes no game. Logo, temos a Batcaverna do Batman, a ilha das Amazonas e muitos outros locais relacionados aos lutadores. O título apresenta uma boa quantidade de mapas, mesmo no seu estado atual de beta. Além disso, os cenários possuem elementos destrutivos e de plataforma que podem ser usados nos confrontos. Na batcaverna por exemplo, podemos ver os objetos como tvs e carros ao fundo ficando destruídos a medida que a batalha vai se intensificando. Este é um aspecto legal, ainda mais considerando que os visuais do game são bem simplificados para os padrões atuais.

Desempenho

Esta preview foi feita no PlayStation 4 base. O game apresentou uma certa queda de quadros nos menus e os loadings são um pouco demorados, ainda mais considerando que os visuais simplificados do título. Entretanto, quando o gameplay de MultiVersus começa, ela mantém os 60 FPS fluidos e sem travamentos.

O que esperar de MultiVersus ?

MultiVersus é um game que apresenta uma jogabilidade viciante e com mais camadas do que aparenta inicialmente. O jogo incentiva a combinação de equipes de forma estratégica em modos com mais de 2 jogadores, o que fornece mais opções na jogabilidade. Além disso, o título entrega uma boa quantidade de cenários e personagens bem únicos. Assim sendo, o recomendado é que os players testem cada um dos lutadores e encontrem o que se adapta melhor ao seu estilo de jogo.

Entretanto, por estamos falando de uma beta, algumas coisas ainda me preocupam em relação ao futuro do game. Embora atualmente o jogo esteja lidando bem com os elementos como serviço, é preciso atenção para a forma que os novos conteúdos serão entregues no futuro, principalmente em relação à adição de novos personagens.

*Preview elaborado no PlayStation 4, com código fornecido pela Warner.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Leandro Paiva, Pizza Fria

Atualizado em 26 Jul 2022.