Guia da Semana

Guia da Semana

Eu sempre achei jogos de investigação fascinantes. Pois, quando feitos de maneira correta, estes games conseguem estimular a mente do jogador para que ele consiga conectar pistas e então resolver um mistério. É exatamente está a proposta que Murder Mystery Machine apresenta. No game, os jogadores irão assumir o papel de dois detetives que devem resolver diversos casos de assassinato, sendo que no meio desta investigação eles irão se dar conta que estão se envolvendo com algo muito maior do que esperavam.

O título foi desenvolvido pelo Studio Blazing Griffin e lançado no dia 25 de agosto para Nintendo SwitchXbox OnePlayStation 4 e PC, via Steam. Portanto, será que temos aqui um game de investigação que consegue se destacar com uma narrativa surpreendente e ao mesmo tempo apresentar um gameplay que favoreça as habilidades investigativas do jogador? Confira em mais uma análise do Pizza Fria!

Cassandra Clarke e Nate Huston

Logo que o jogo começa assumimos o papel de Cassandra Clarke. Ela é uma detetive que acabou de ser promovida para o departamento de DCA, também chamado de District Crime Agency. Ela é uma personagem que se destaca por colocar a justiça e a verdade acima de tudo, algo que logo o seu novo parceiro Nate Huston nota. Ao contrário da protagonista, ele conhece muito bem a força policial e a corrupção dentro do departamento. Portanto, ele imediatamente fica desconfiado desta nova parceira, achando que ela está ali apenas para espionar as suas atitudes.

Durante este primeiro momento, os personagens começam a ter uma pequena conversa e já podemos notar logo de cara que eles não se dão bem. Entretanto, assim que as investigações começam, os dois focam no trabalho e começam a ter uma relação mais agradável por assim dizer. Embora os detetives sejam interessantes inicialmente, eles acabam não sendo tão bem desenvolvidos. Portanto, do começo ao fim, fica no ar qual a real motivação deles.

Justiça ou corrupção?

O game apresenta diversos cenários no qual o player terá que escolher o que vale mais, a justiça ou a escolha moral questionável em beneficio da sociedade. Este questionamento de moralidade fica no ar durante todo o título, o que nos faz questionar a todo momento se tomamos a decisão certa em determinadas situações.

Murder Mystery Machine
Em diversos momentos o jogador terá que tomar decisões morais que podem ou não ser questionáveis (Imagem: Reprodução)

Para exemplificar, temos um caso no qual devemos escolher se deixamos um criminoso que aparentemente mudou de rumo e agora está ajudando jovens que fugiram de casa a solta ou se o prendemos. Nesta situação em questão, é levantado o questionamento que se esse homem for preso, aqueles adolescentes podem ter que um futuro muito pior nas ruas.

No geral, estes momentos acontecem apenas no final de um caso ou em ambientes específicos. Outro fator presente é que o chefe de Cassandra pede que ela espione o seu parceiro e relate tudo aos seus superiores. Este será um fator importante, pois a cada caso, o game nos incentiva a pensar se realmente vale a pena fazermos isso. Infelizmente, este aspecto acaba não sendo tão bem desenvolvido como poderia, pois, o título prefere seguir um caminho mais fácil na narrativa, tornando-a previsível.

Casos criminais

Em cada capitulo de Murder Mystery Machine, o jogador deve resolver um caso de assassinato. Normalmente, cada episodio apresenta uma investigação única, entretanto, algumas delas acabam se conectando ao decorrer do game. Portanto, no começo de cada capitulo o jogador se encontra no seu escritório na delegacia e deve ir até uma maquina para selecionar o caso. Ao selecionarmos, o player é levado até uma cena do crime na qual deve fazer sua investigação.

Assim sendo, Cassandra deve explorar o local em busca de pistas e ligar os pontos para ir para a próxima fase. Funciona da seguinte maneira, ao chegarmos no local devemos explora-lo em busca de pistas, itens estes que são caracterizados por um ponto branco. Após encontrarmos elas, as pistas são adicionadas ao nosso quadro de investigação.

Murder Mystery Machine
Outro fator importante é conversar com as testemunhas na cena do crime (Imagem: Reprodução)

Neste quadro, o jogador deve ligar as evidencias que se relacionam e então desbloquear novas pistas e diálogos. Estas conexões são muito importantes, pois com elas poderemos conversar com nosso parceiro e até mesmo testemunhas no local sobre as descobertas obtidas. Para exemplificar, logo no começo do game temos um caso de um politico assassinado. Portanto, encontramos pistas que ele deveria estar em um evento na hora de sua morte e não em casa. Assim sendo, podemos conversas com a sua secretária o porque do personagem não ter comparecido ao evento.

Murder Mystery Machine
O quadro de investigação apresenta as pistas que o jogador deve conectar para encontrar o culpado (Imagem: Reprodução)

Portanto, ao fazermos isso, iremos desbloquear novas pistas para fazermos conexões. No geral, este conceito é bem interessante e até divertido inicialmente, pois estimula o pensamento do jogador a correlacionar diálogos e pistas encontradas no ambiente. Entretanto, Murder Mystery Machine acaba disponibilizando um número muito grande de pistas que acabam não levando a lugar nenhum. Assim sendo, em muitos momentos do game eu me pegava conectando varias informações que não eram relevantes. É claro, o objetivo desta mecânica é justamente fazer o jogador pensar, porém, o título exagera no número de possíveis conexões.

Encontrando o culpado

Após ligarmos corretamente as pistas, devemos definir o suspeito, arma do crime e motivo, sendo que as vezes também devemos definir um local, normalmente a localidade que iremos na fase seguinte. Este sistema funciona bem, porém ele é limitado. Portanto, o jogador não consegue avançar se não conectar as pistas corretas. Isso me decepcionou no game, pois Murder Mystery Machine apresenta diversas escolhas de moralidade durante a campanha, assim sendo, está falta de liberdade em avançar mesmo com uma pista falsa acaba não sendo interessante. Pois, seria possível explorar ainda mais o quesito moral dos personagens se eles cometessem erros durante a investigação.

Outro fator presente no jogo é o feedback do nosso parceiro durante a investigação. Sempre que estivermos conectando pistas e conversando com testemunhas, teremos diálogos com Nate e ele nos informará sua opinião sobre o caso. Estes momentos são interessantes, pois o jogador acaba vendo as pistas e até mesmo o mistério de uma perspectiva diferente.

Um mistério que poderia ser melhor

Murder Mystery Machine tenta apresentar uma conspiração envolvendo alguns dos casos solucionados por Cassandra e Nate. Assim sendo, em determinado momento do título temos uma investigação que se liga diretamente com um caso resolvido anteriormente. Está situação acaba levantando uma tensão entre os personagens que são automaticamente envolvidos em um mistério maior do que o esperado.

Embora o game tente construir uma investigação imprevisível, a solução aqui acaba sendo fácil e muita intuitiva. Este fator nos leva ao grande problema do título, que é a obrigatoriedade das conexões. Pois, mesmo que o jogador já saiba quem é o suspeito ou até mesmo o culpado, ele é obrigado a juntar todas as pistas para progredir. O game até tenta dar uma justificativa narrativa do porque isto acontece, entretanto, ela não é convincente.

Um gráfico simples mas que cumpre sua proposta

Murder Mystery Machine apresenta visuais bem minimalistas. Entretanto, ele faz isso muito bem, pois sabe apresentar cenas de crime únicas e distintas. Temos aqui bares, boates, casas e até mesmo uma redação de jornal. Portanto, cada um destes ambientes consegue se destacar por suas características originais.

Murder Mystery Machine
Embora Murder Mystery Machine tenha um visual minimalista, ele consegue entregar uma boa variedade de cenários (Imagem: Reprodução)

Quando o jogador se encontra nestes ambientes, é possível andarmos de forma limitada neste local e interagirmos com as pistas que poderão ou não estarem ligadas ao caso. Entretanto, outro fator de destaque é que também encontramos informações extras sobre a localidade que estamos e até mesmo acontecimentos antecessores a nossa chegada. Este aspecto é bem interessante, pois torna aquele ambiente mais imersivo.

Infelizmente, nem tudo é perfeito. Pois, durante os diálogos, os personagens acabam não sendo muito expressivos tanto em questão visual como em suas vozes, o que acaba sendo uma quebra de imersão em um momento ou outro.

Trilha sonora

Murder Mystery Machine mantém uma trilha sonora leve e que tenta manter um clima de mistério nas fases do game. Mas este fator acaba não se mostrando efetivo, pois, a música se torna repetitiva e quebra a imersão do jogador em alguns momentos. Portanto, em vários casos no qual eu me encontrava pensando em quais pistas conectar no quadro de investigação, a trilha acabava atrapalhando a minha linha de pensamento. Na minha visão, o ideal a música ser ausente em alguns momentos, principalmente naqueles que exigem concentração do jogador. Assim sendo, no aspecto sons gerais, o game faz um trabalho simples porém que cumpre sua proposta.

Desempenho

Em relação a performance, Murder Mystery Machine faz um trabalho excelente. Durante a minha experiência no Xbox Series S não tive nenhum tipo de travamento e nem queda de FPS. Em relação aos visuais, o game não apresentou nenhum delay de render e nem mesmo bugs, algo que me surpreendeu positivamente.

Vale a pena comprar Murder Mystery Machine?

Murder Mystery Machine é um bom jogo de investigação. Embora tenha alguns tropeços em relação a quantidade de pistas apresentadas nos casos, o game consegue estimular o jogador a pensar e conectar os pontos de maneira correta. Infelizmente, o game acaba prejudicando está linha de pensamento por obrigar o player a ligar todas as pistas do caso, mesmo que ele já tenha solucionado os acontecimentos de maneira correta.

Além disso, o título apresenta um sistema de moralidade promissor. Pois, com está mecânica o jogador consegue se questionar se o trabalho que os personagens estão fazendo na força policial realmente é correto. Mais uma vez, temos aqui um aspecto que poderia ter sido melhor trabalhado, pois, embora o sistema de moralidade esteja presente, as situações que eles são inseridos acaba não tendo profundidade o suficiente para impactar o jogador.

Por fim, Murder Mystery Machine é um título que apresenta diversos sistemas de gameplay e conceitos narrativos interessantes. Entretanto, a experiência acaba sendo prejudicada pela falta de profundidade dos personagens e a insistência em mecânicas que poderiam ser melhores.

*Review elaborada em um Xbox Series S, com código fornecido pela Microids.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Leandro Paiva, Pizza Fria

Atualizado em 11 Set 2021.