Guia da Semana

A Nintendo apresentou na manhã desta quarta-feira, 17, mais uma edição do Nintendo Indie World Showcase, evento voltado para jogos de desenvolvedores independentes que chegarão ao Nintendo Switch em um futuro próximo. Com cerca de 20 minutos de duração, o showcase trouxe novidades de mais de 15 títulos diferentes.

Veja a apresentação abaixo e, em seguida, detalhes de cada anúncio.

Little Kitty, Big City

Um cochilo tranquilo se transforma em uma jornada caprichosa quando você assume o papel de um gatinho curioso em uma adorável aventura para encontrar o caminho de volta para casa. Há muito o que fazer ao longo da trilha: explorar a cidade vibrante, completar missões, dar uma pata amiga a outros animais em situações cabeludas e fazer amizade com gatos vadios falantes.

Você também tem mais de 40 chapéus encantadores para encontrar enquanto causa um alvoroço total em mundo aberto de tamanho reduzido cheio de surpresas.

Little Kitty, Big City (Double Dagger Studio) será lançado no Nintendo Switch em 9 de maio, assim como no PC (Steam) e ecossistema Xbox, incluindo compatibilidade com Windows. As pré-encomendas começam ainda hoje na Nintendo eShop.

Europa 

Na lua Europa, um andróide chamado Zee parte em busca de respostas por trás do mistério de uma civilização caída. Neste jogo de plataforma de ação 3D, use o jetpack Zephyr de Zee para planar, voar e impulsionar-se através de paisagens de tirar o fôlego cheias de lagos, prados e montanhas. Resolva quebra-cabeças e navegue por perigos ocultos entre as ruínas enquanto você descobre a história do último humano vivo.

Europa (Helder Pinto / Novadust Entertainment e Future Friends Games) tem lançamento programado ainda para este ano no Nintendo Switch e PC (Steam).

A demonstração gratuita fica disponível ainda hoje na Nintendo eShop.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Splintered Fate 

As Tartarugas Ninja precisam se defender do Clã do Pé em sua primeira aventura roguelike, viajando por portais que distorcem a realidade para resgatar o mestre Splinter, que foi sequestrado!

Cada nível tem o potencial de mudar com power-ups aleatórios, leiautes de salas em constante mudança, além de modificadores de chefes. Melhore permanentemente e fortaleça seus poderes de tartaruga gastando moedas em artefatos e use suas habilidades aumentadas para enfrentar corridas mais desafiadoras. Explore locais icônicos de Nova York sozinho ou pule no online com até três outros jogadores no jogo cooperativo drop-in/drop-out.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Splintered Fate (Super Evil Megacorp) será um exclusivo do console por tempo limitado e chega em julho, mas você já pode curti-lo no Apple Arcade.

SteamWorld Heist II

Entre os presentes que mais me chamaram a atenção, a continuação SteamWorld Heist II (Thunderful) foi um deles. Prepare-se para uma aventura épica nos altos mares com batalhas navais na sequência do aclamado SteamWorld Heist.

Nem tudo está bem nas ondas do SteamWorld – as águas estão se tornando corrosivas, desgastando os corpos metálicos de seus habitantes robóticos. Como o capitão de uma equipe desorganizada de Steambots, você lidera o caminho desviando de intensos tiroteios baseados em turnos, nos quais as balas ricocheteiam com precisão mortal. Desta vez, há um mapa do mundo para explorar, apresentando combate naval em tempo real. Outra novidade é osistema de trabalho com opções profundas de personalização dos personagens – os criadores prometem a combinação de mais de 150 armas, itens utilitários e peças de equipamento de navio!

Você vai se adequar à missão em mãos ao criar estrategicamente sua melhor equipe!

Mergulhe na aventura quando SteamWorld Heist II for lançado para Nintendo Switch em 8 de agosto.

Cat Quest III 

Outro jogo que gostei de ver e recebeu uma data foi o adorável RPG de ação casual Cat Quest III (The Gentlebros e Kepler Interactive), no qual você e mais uma pessoa jogam como um felino corsário, navegando pelo Purribean em busca da Estrela do Norte – um tesouro mítico há muito perdido.

Mas cuidado! Os mares estão fervilhando de Pi-rats (com tô rindo com o nome bobo!), sob ordens do Rei Pi-rat para caçá-lo. Explore um lindo novo mundo sozinho ou em co-op local e encontre batalhas ferozes com o sistema de combate recém-refinado com troca de armas e combos de ataque.

E, pela primeira vez na série, navegue pelos mares e batalhe em seu próprio navio.

Explore os sete mares em Cat Quest III a partir de 8 de agosto. As pré-encomendas começam ainda hoje na Nintendo eShop, com uma demonstração gratuita também disponibilizada. A minha análise de seu predecessor Cat Quest II está aqui e recomendo muito para quem quiser uma aventura cooperativa!

Yars Rising

Da Wayforward, o renomado estúdio de desenvolvimento por trás de Shantae e River City Girls, veio o trailer de Yars Rising, uma exploração de ação e aventura de rolagem lateral de um dos títulos clássicos mais conhecidos da Atari – Yars’ Revenge.

Assuma o controle da jovem hacker Emi Kimura, contratada por um patrono misterioso para se infiltrar na sombria corporação QoTech. Corra, pule, esgueire-se e hackeie seu caminho através de ondas de inimigos robóticos e alienígenas enquanto lentamente desvenda segredos e intrigas. O game também apresenta uma série de minijogos retrô desafiadores em homenagem ao original Yars’ Revenge.

Yars Rising deve ser lançado ainda em 2024.

Sticky Business

Em Sticky Business (Spellgarden Games e Assemble Entertainment), um aconchegante simulador de negócios, você administra uma loja de adesivos na qual cria e envia adesivos para os clientes. Pense no Canva, mas versão jogo.

São mais de 400 elementos de design para escolher, e você obtém upgrades – incluindo folhas de efeito – para ter mais opções, enquanto aprende mais sobre a vida de cada cliente à medida que atende seus pedidos únicos. Além disso, o DLC pago Plan With Me adiciona dez histórias de clientes adicionais em torno do tema de journaling, e mais de 100 elementos de adesivos.

Comece sua própria loja de adesivos em Sticky Business (é uma referência ao filme Risky Business?) hoje mesmo, com o jogo e o DLC exclusivo de console por tempo limitado no Nintendo Switch… Além do jogo base por separado, a eShop tem um pacote completo com jogo e o DLC! Sticky Business já está no PC via Steam.

Lorelei and the Laser Eyes

A parceria entre Simogo e Annapurna Interactive traz este jogo de quebra-cabeças não linear desenvolvido pela equipe por trás de Sayonara Wild Hearts. Nele, uma mulher, convocada para participar de um projeto em um antigo hotel na Europa Central, se envolve em um jogo de ilusões cada vez mais surreais e aterrorizantes. A aventura em terceira pessoa apresenta mais de 100 quebra-cabeças artesanais com mecânicas e perspectivas em constante mudança, cada um dos quais leva os jogadores mais perto de decifrar o enigma.

Tudo é um quebra-cabeça em Lorelei and the Laser Eyes, com lançamento antecipado para consoles no Nintendo Switch, em 16 de maio.

stitch.

Em stitch. (Lykke Studios), crie belos padrões de bordado resolvendo quebra-cabeças (chamados Hoops, ou aros) de dificuldades e tamanhos variados. Me chamou muito a atenção e vamos ver se o jogo é bacana mesmo!

Complete Hoops na ordem que desejar – cada um oferece uma experiência relaxante e calmante, apresentando um recurso de dica útil, bem como várias configurações de acessibilidade. Após completar um aro, você pode jogá-lo novamente no modo Free Stitch.

Os quebra-cabeças Daily Shikaku de tempo limitado oferecem um desafio a mais e sem dicas, enquanto os Hoops semanais são inspirados por eventos reais e repletos de curiosidades.

stitch. já está no Apple Arcade desde 2022 e chega ainda hoje como exclusivo de console no Nintendo Switch.

ANTONBLAST

O próprio diabo roubou sua preciosa coleção de espíritos, e você está em uma fúria para recuperá-la em ANTONBLAST (Summitsphere), um dinâmico jogo de plataforma de ação que combina ação destrutiva com linda arte pixelada desenhada à mão.

Empunhando o Mighty Hammer como Dynamite Anton ou o Massive Mace como Dynamite Annie, você vai devastar mundos malucos e enfrentar chefes brutos num game que parece ter saído dos 16 bits. Destrua a paisagem para forjar seu caminho e encontrar novas áreas para explorar.

Depois de chegar ao fim de todo nível, um detonador começa a contagem regressiva para que você volte ao começo antes que tudo exploda!

ANTONBLAST tem lançamento agendado para 12 de novembro como um exclusivo de console por tempo limitado, além de PC via Steam. A demo de ANTONBLAST é gratuita e fica disponível ainda hoje na Nintendo eShop.

Refind Self: The Personality Test Game

Refind Self: The Personality Test Game (Lizardry e PLAYISM) é um jogo de aventura baseado em exploração no qual você assume o papel de um andróide criado por um médico já falecido.

Não há escolhas certas ou erradas nesta jornada, e toda decisão tomada revela um pouco mais sobre quem você é. Viaje para lugares de suas memórias, interaja com outros personagens e gradualmente junte o futuro que seu criador imaginava. No final de sua jornada, sua personalidade será revelada entre os 23 tipos para descobrir. Toda vez que rejogar, dá para fazer escolhas diferentes e ver onde elas te levam. O game permite até compartilhar os resultados com outros jogadores e comparar escolhas.

Refind Self: The Personality Test Game tem lançamento para Nintendo Switch previsto para a metade do ano como exclusivo temporário. O game já está nas plataformas mobiles Android e iOS.

Valley Peaks 

Valley Peaks (Tub Club e Those Awesome Guys) é um jogo de plataforma de escalada em primeira pessoa ambientado em uma cadeia de montanhas com cores pastéis, repleta de aldeões anfíbios.

Como o novo técnico designado para os picos, explore à vontade e tente superar desafios aparentemente impossíveis. Entre as escaladas, você pode conversar com o povo sapo e assumir pequenas missões paralelas, como preencher cartões de carimbo para desbloquear equipamentos. Alternativamente, relaxe com minijogos enquanto atende às necessidades dos habitantes do vale.

Tá sentindo as montanhas de Valley Peaks te chamando? Pois saiba que o lançamento está previsto para este ano no Nintendo Switch e para computador.

Outros jogos na Indie World Showcase

Além dos títulos apresentados acima, a apresentação incluiu um montagem de ainda mais jogos indie em pipeline para o Nintendo Switch, incluindo:

ANIMAL WELL

Um jogo de ação e aventura que desafia os jogadores a explorar um labirinto denso e interconectado e tentar descobrir seus muitos segredos.

Lançamento de Animal Well em 9 de maio para PC via Steam, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Another Crab’s Treasure

Já anunciado há algum tempo, este é o game Souls-like no qual você joga como um caranguejo eremita tentando recuperar sua concha preciosa em uma caça ao tesouro épica em um oceano poluído.

O lançamento de Another Crab’s Treasure será 25 de abril para as seguintes plataformas: Nintendo Switch, PC (Steam), PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

SCHiM

Um criativo jogo de plataforma 3D que mistura elementos de luz e sombra diretamente em seu gameplay – você salta de sombra em sombra e toda vez que muda, algo muda ao redor.

A data de lançamento de SCHiM é 18 de julho para Nintendo Switch, Xbox Series X|S, PlayStation e PC.

Duck Detective: The Secret Salami

Uma aventura narrativa na qual os jogadores precisarão usar seus poderes de dedução (ou, em inglês, como disseram de-duck-tion) para inspecionar evidências, preencher as lacunas e resolver o caso.

Duck Detective: The Secret Salami será exclusivamente lançado para consoles no Nintendo Switch em 23 de maio e, no mesmo dia, para PC via Steam.

BZZZT

Um jogo de plataforma acelerado com uma pegada retrofuturista.

BZZZT já está na Steam (e com 40% de desconto!) e chega em meados de 2024 ao Nintendo Switch.

Bom, parece que o meme de Hollow Knight: Silksong continua na ativa.

Mais um Indie World Showcase sem Silksong. (Imagem: Reprodução da internet)
Mais um Indie World Showcase sem Silksong. (Imagem: Reprodução da internet)

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Carlos Maestre, Pizza Fria

Atualizado em 17 Abr 2024.