Guia da Semana

A NVIDIA revelou nesta terça-feira, 1º de setembro, a nova série de placas de vídeo, as GeForce RTX Série 30, já equipadas com a arquitetura Ampere, para oferecer o que é descrito como o maior salto de geração na história das GeForce.

Conheça as novas placas GeForce RTX

  • GeForce RTX 3070: Com preços a partir de US$ 499, a RTX 3070 é mais rápida que a RTX 2080 Ti e 60% mais rápida do que a RTX 2070. Ela é equipada com 8 GB de memória GDDR6, atingindo o desempenho ideal para jogos rodando em resoluções 4K e 1440p.
  • GeForce RTX 3080: A partir de US$ 699, a RTX 3080 é até 2x mais rápida do que a RTX 2080, com 10 GB de memória GDDR6X de alta velocidade, a RTX 3080 pode entregar consistentemente resolução 4K com 60 quadros por segundo.
  • GeForce RTX 3090: No preço de $1.499 está a placa que com certeza pode ser chamada de “parruda”, a RTX 3090 vem com um sistema 10x mais silencioso que a TITAN RTX, 24GB de memória GDDR6X que suporta os mais difíceis algoritmos de inteligência artificial, permitindo que os jogadores experimentem resoluções em 8K com 60 quadros por segundo em vários jogos.
geforce rtx
Imagem: Divulgação

A revelação aconteceu em um evento virtual, apresentado pelo fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang; ele anunciou também que Fortnite vai receber suporte a Ray Tracing, com quatro novos recursos para as RTX de reflexos, sombras, iluminação global e oclusão de ambiente.

Além das novas placas de vídeo, o CEO também anunciou novas ferramentas para os jogadores: o NVIDIA Reflex, que analisa e reduz a latência em jogos competitivos; o Omniverse Machinima, um app que promete revolucionar a forma como as histórias são contadas nos jogos, utilizando objetos 3D animados pelas tecnologias de inteligência artificial da NVIDIA; e por último mas não menos importante, o NVIDIA Broadcast, um aplicativo que utiliza todo o poder das GPU para garantir a melhor experiência de streaming, além de contar com efeitos gerados por inteligência artificial para melhorar as transmissões, como redução de ruído e fundo virtual.

A segunda geração das RTX chega com tecnologias de ponta, alcançadas após mais de duas décadas de pesquisa. Além da arquitetura Ampere, as novas RTX contam com a memória gráfica mais rápida do mundo, com GDDR6X, oferecendo uma largura de banda de quase 1 Terabyte/segundo, assim maximizando o desempenho de jogos e programas de criação de conteúdo.

Jogos em até 8K de resolução com FPS alto

Não é só Fortnite que recebe suporte para as RTX: o novo Call of Duty: Black Ops Cold War também já estará preparado para a nova geração das placas de vídeo, com um trailer mostrado no evento com todas as novidades gráficas do título. Outros jogos como Control, Death Stranding e os que oferecem DLSS podem chegar até na resolução 8K com o novo modo Ultra Performance nas placas de nova geração.

Onde comprar as novas placas GeForce RTX?

As novas placas GeForce RTX Série 30 começarão a ser lançadas em outubro desse ano, mas ainda não existe previsão de data ou preços anunciados para o Brasil. As placas serão disponibilizadas com overclock de fábrica, a Founders Edition. No entanto, a NVIDIA anunciou que a Founders Edition das novas placas RTX não será vendida ou receberá suporte no Brasil. Além disso, não foi noticiado ainda quais modelos chegarão ao país.

Por fim, mais detalhes sobre a GeForce RTX Série 30 podem ser vistos no site oficial da NVIDIA.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Flávia Rodrigues, Pizza Fria

Atualizado em 1 Set 2020.