A NVIDIA revelou nesta terça-feira, 1º de junho, duas novidades que chegam à família GeForce RTX: a GeForce RTX 3080 Ti e a GeForce RTX 3070 Ti, disponíveis em breve em sua rede global de parceiros. No entanto, ainda não há nenhuma informação sobre preços e disponibilidade no Brasil. Confira mais detalhes sobre os novos modelos da marca abaixo:
As GPUs da geração anterior lidavam com os mais ambiciosos jogos de suas eras, porém títulos como Cyberpunk 2077 e Watch Dogs: Legion elevaram o realismo e, com ele, as demandas para as placas de vídeo modernas. Desta forma, movida pela arquitetura NVIDIA Ampere, a RTX 3080 Ti traz um salto incrível em desempenho e fidelidade, com recursos como Ray Tracing, aumento de performance com o NVIDIA DLSS e redução de latência com o NVIDIA Reflex. O modelo também traz consigo uma série de recursos de streaming via NVIDIA Broadcast e memória adicional para acelerar os aplicativos de criação mais populares.
Desempenho
Em uma variedade de títulos DirectX e Vulkan com Ray Tracing, a GeForce RTX 3080 Ti é perfeita em jogos que também apresenta menor latência para melhor capacidade de resposta e uma vantagem para títulos competitivos jogados por milhões de gamers por todo o mundo. Para os jogadores que ainda usam a popular GTX 1080 Ti, a RTX 3080 Ti é 2x mais veloz na rasterização tradicional e muito mais rápida com Ray Tracing e outros recursos habilitados.
Já a GeForce RTX 3070 Ti traz um desempenho impressionante para sua faixa de preço, oferecendo 1,5x mais performance sobre a GeForce RTX 2070 SUPER e 2x os quadros por segundo com a GeForce GTX 1070 Ti, lançada ainda em 2017.
Feita para criadores de conteúdo
As GPUs GeForce RTX 3080 Ti também oferecem níveis elevados de desempenho de criação. Com a plataforma NVIDIA Studio e equipado com 12 GB de memória GDDR6X para aplicativos criativos, ela está pronta para o principal aplicativo de fotografia (Adobe Photoshop), o principal aplicativo de edição de vídeo (Adobe Premiere Pro), o principal Aplicativo de transmissão (OBS) e todos os principais renderizadores 3D. Existem agora mais de 70 softwares de criação de conteúdo que suportam Ray Tracing acelerado por RTX, DLSS ou recursos de IA.
A tecnologia NVIDIA DLSS
A IA está revolucionando os jogos, indo da física à simulação de animação, passando pela renderização em tempo real e por recursos de transmissão assistida por IA. Movido por processadores dedicados em GPUs GeForce RTX chamados Tensor Cores, o NVIDIA DLSS aumenta significativamente as taxas de quadros enquanto gera belas imagens de jogos nítidas e dá aos jogadores desempenho para maximizar as configurações de Ray Tracing e aumentar as resoluções.
A adoção da tecnologia DLSS pela indústria dos games foi rápida, e a quantidade de títulos deve aumentar ainda mais com o suporte nativo nos principais motores gráficos da atualidade: Unreal Engine e Unity Engine. A linha de franquias de jogos que usam dessa tecnologia para oferecer um novo nível de gráficos inclui Tomb Raider, Battlefield, Call of Duty, Cyberpunk 2077, Fortnite, Minecraft e vários outros games que podem ser conferidos aqui.
A combinação perfeita entre NVIDIA Reflex e Broadcast
A tecnologia NVIDIA Reflex diminui a latência do sistema, tornando os jogos mais responsivos e dando aos jogadores em títulos multiplayer competitivos uma vantagem sobre os adversários. Atualmente, 12 dos 15 principais FPS competitivos suportam Reflex, incluindo Apex Legends, Call of Duty: Black Ops Cold War, Call of Duty: Warzone, Fortnite, Overwatch, Rainbow Six Siege e Valorant. A tecnologia também está chegando em Escape from Tarkov e Crossfire.
Já o NVIDIA Broadcast traz um conjunto de aprimoramentos de IA de áudio e vídeo, incluindo fundos virtuais, captura de movimento e remoção avançada de ruído, que os usuários podem aplicar em bate-papos, chamadas do Skype e videoconferências.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 1 Jun 2021.