Guia da Semana
Jogos
Por Sérgio Barbosa, Pizza Fria

O que a demo do Unreal Engine 5 realmente nos mostra!

A Epic Games revelou nessa quarta-feira, 13, a evolução do seu motor gráfico mundialmente famoso: a Unreal Engine 5. A.

A Epic Games revelou nessa quarta-feira, 13, a evolução do seu motor gráfico mundialmente famoso: a Unreal Engine 5. A apresentação veio durante o evento Summer Game Fest, criado a fim de apresentar novidades do mundo dos games durante esse verão do hemisfério norte. Assim, a live do evento começou com uma tech demo rodando em tempo real em um PlayStation 5, com gráficos de cair o queixo! Confira!

O vídeo acima, que parece ter sido tirado de um filme blockbuster de Hollywood, nada mais é do que uma demo feita pela Epic para demostrar o poder da sua nova engine. A demo, chamada “Lumen in the Land of Nanite”, mostra além disso o poder gráfico do PlayStation 5, já que a mesma roda nativamente no console. Essa demonstração, apesar de curta, revela muita informação do que está por vir na próxima geração, então vamos tentar destrinchar cada detalhe para facilitar seu entendimento.

Unreal Engine 5 – visuais de Hollywood em cada detalhe

A apresentação mostra um cenário riquíssimo em detalhes, com rochas, estátuas e construções onde não se enxerga um único pixel por mais que tente. E isso tem uma explicação. Cada objeto 3D (cenário, objetos, etc) normalmente são feitos em duas versões: uma para cinema e outra para jogos.

Assim, os efeitos especiais do cinema sempre tiveram realismo muito superior aos jogos. Isso muda na próxima geração, conforme mostrado na demo: cada objeto possui o mesmo nível de qualidade e detalhe de um objeto de CG de cinema. Cada textura possui resolução 8K, e cada polígono é em maioria do tamanho de um pixel na tela.

Unreal Engine 5 - PlayStation 5
Imagem: Divulgação

Lumen – Ray Tracing mostrando as caras

A luz vinda do sol, assim como dos poderes da protagonista, refletem em cada superfície e criam sombras de forma tão realista, que é difícil diferenciar o cenário de uma foto real. Isso vem através da nova tecnologia da Unreal Engine 5, chamada Lumen.

Ela oferece um sistema de iluminação dinâmica global com multi-reflexão. Em outras palavras: a ferramenta calcula em tempo real a trajetória da luz, refletindo em superfícies múltiplas vezes, assim como ocorre na vida real. O resultado pode ser visto na imagem abaixo, que mostra a diferença de visual com a Lumen desligada e ligada.

Unreal Engine 5 - PlayStation 5
Imagem: Divulgação

Um upgrade na imersão em cada detalhe

Para expandir a imersão da experiência de jogar, cada detalhe conta. Ao ocorrer deslizamentos de rochas, podemos ver a simulação de física de uma quantidade grande de objetos pelo cenário. Isso ocorre através de um novo sistema, chamado Chaos Physics System, que simula também a movimentação do cachecol da protagonista, assim como sua interação com outros objetos e com o próprio corpo da personagem.

O sistema de áudio da engine também não ficou para trás. Uma nova ferramenta traz a simulação da reverberação do som por todo o cenário, fazendo o som das rochas ecoar dentro da caverna da demo.

Unreal Engine 5 - PlayStation 5
Imagem: Divulgação

Além disso, novas funcionalidades, como simulações de partículas, utilizadas na demo com um conjunto de morcegos sobrevoando o cenário, e simulações de fluidos, aumentam ainda mais a fidelidade do visual na interação do jogador com o ambiente.

Por fim, um novo sistema de AI ainda ajuda no realismo da própria movimentação da personagem, prevendo o posicionamento das mãos, pés e corpo da mesma ao andar, escalar e até segurar uma porta ao atravessá-la.

A morte da tela de loading

Finalmente, fechando a demo com chave de ouro, vemos o verdadeiro poder do SSD do PlayStation 5, com velocidades de leitura superiores a qualquer PC atual. Ao se deparar com uma vasta paisagem, riquíssima em detalhes, a protagonista sobrevoa em alta velocidade até seu destino final. Isso acontece sem travamentos, sem telas de carregamento, e sem perda visual de qualquer textura do ambiente. Nada disso seria possível com um HD comum, que temos nos consoles atuais. A velocidade de leitura impressiona ainda mais ao lembrarmos que cada uma delas possui resolução 8K, que podem ter tamanhos de diversos Gb.

O que mais impressiona é que tudo isso foi mostrado em apenas uma demo, feita em menos de 6 meses, com uma equipe de pouco mais de 20 pessoas. Mal podemos esperar para ver o que virá na próxima geração, com produções de larga escala, feitas por equipes de centenas de desenvolvedores!

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Sérgio Barbosa, Pizza Fria

Atualizado em 13 Mai 2020.

Mais notícias

Super Mario 3D All-Stars | Review

Jogos

Tennis World Tour 2 | Review

Jogos

Microsoft revela valor dos Xbox Series X e Series S no Brasil

Jogos

Rocket Arena | Review

Jogos

Bethesda Softworks é adquirida pela Xbox por US$ 7,5 bilhões

Jogos

Xbox Game Pass para PC deixa o beta e é lançado no Brasil

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!