Guia da Semana

Baseado em um dos mais bem sucedidos mangás e animes da história, One Piece: Pirate Warriors 4 é o mais novo jogo da franquia que une a história da tripulação dos chapéus de palha com o gênero Musou. A nova edição, distribuída pela BANDAI NAMCO Entertainment America e desenvolvida pela Omega Force, trouxe mudanças notáveis de jogabilidade, se comparada aos seus antecessores. Assim como história e personagens das sagas mais recentes da história, que vem sendo escrita desde 1997.

Eventos vistos no game vão desde o princípio da narrativa até o atual arco de Wano. Juntando conteúdo de mais de 900 episódios do anime. Confira, agora, o que há de novo na franquia, e se essas mudanças foram para o melhor. Mais uma resenha do Pizza Fria está começando!

Guerreiros Piratas

Popularizado pela série de jogos Dinasty Warriors, o estilo de jogo Musou consiste em lutas de exércitos com diferentes unidades. Em meio aos diferentes combatentes, existem os oficiais, os lutadores mais poderosos que são os personagens conhecidos da série. Um desses é o que o usuário escolhe para representá-lo.

O personagem jogável é controlado de uma maneira comum aos jogos de ação e aventura possuindo diversos combos e ataques especiais, ora usados para causar grande dano a algum oficial inimigo, ora usados para derrotar vários oponentes mais fracos de uma só vez.

One Piece: Pirate Warriors 4
Personagens tem acessos a golpes especiais que derrotam vários soldados inimigos de uma vez. (Imagem: Divulgação)

Assim, o gameplay consiste em derrotar o exercito inimigo, cumprindo objetivos como derrotar algum oficial importante, assegurar que algum personagem chegue a algum destino ou destruir alguma estrutura estratégica do cenário.

Como fã que acompanha One Piece há anos, este que vos escreve já teve a oportunidade de conferir tentativas de emplacar a franquia em diversos gêneros de jogos. E esse, é sem dúvida, o que obteve maior sucesso.

Além do Button Mashing

O jogo faz um bom trabalho de importar as habilidades únicas dos personagens da franquia para o gênero musou. Em comparação aos Pirate Warriors anteriores, houve uma ênfase ainda maior em diferenciar os estilos de luta dos personagens. Estes são separados em quatro tipos: “força”, “velocidade”, “céu” “técnica”

Os dois primeiros são auto-explicativos. Personagens de força tem golpes potentes que arremessam inimigos e causam dano em área e os do tipo velocidade tem mais variedade em combos. Já os combatentes pertencentes a categoria céu se especializam em combate aéreo, uma novidade nessa edição. Apesar de todos os lutadores serem capazes de executar golpes no ar agora, os deste tipo possuem mais variedade e mobilidade aumentada, sendo capazes de trafegar pelos cenários com mais velocidade.

One Piece: Pirate Warriors 4
Alguns personagens podem voar pelo mapa (Imagem: Divulgação)

O tipo técnica, provavelmente é o mais complexo de se utilizar. São personagens dotados de mecânicas únicas, como a Imperatriz Pirata Boa Hancock, que tem a capacidade de transformar os adversários em pedra ou o gangster Capone Bege que pode evocar subordinados escondidos em seu corpo para criar ataques em equipe. Cada uma dessas habilidades precisa ser entendida e capitalizada para assegurar que tais lutadores tenham uma boa performance.

Mesmo dentro do mesmo tipo, cada personagem tem movimentos únicos, o que deixa o processo de aprender o gameplay de cada um mais divertido e afasta a sensação de tédio que poderia vir ao derrotar milhares de inimigos várias vezes.

One Piece: Pirate Warriors 4
O sistema de progressão é fácil de entender (Imagem: Divulgação)

Conforme mais estágios são concluídos, o jogador ganha dinheiro e medalhas, que servem para destravar melhorias, tanto gerais, como individuais nos personagens. Bem como habilidades especiais passivas que podem ser equipadas.

O sistema de progressão é simples, tomando a forma de um mapa, onde são selecionados os upgrades desejados.

Variedade de personagens, variedade de modos

Antes de mais nada, sendo a quarta edição da franquia, era de se esperar que a mesma história não fosse contada com o mesmo número de detalhes usados pelos seus antecessores.

O “Log Dramático”, modo principal de single player, exclui alguns arcos de grande importância na trama. Como resultado, se perdem alguns personagens que foram jogáveis nos títulos anteriores.

One Piece: Pirate Warriors 4
Nova edição traz o jogo aos arcos mais recentes da história. (Imagem: Divulgação)

Apesar de ter um problema irremediável, nos personagens perdidos, o jogo também ganhou novatos, com mais chegando em DLCs futuros.

No total, são mais de quarenta lutadores. Alguns, como o protagonista Luffy e o vilão Kaido, contam com transformações que mudam seus golpes. Em outras palavras, a variedade é ainda maior.

Dragão Azul
Formas alternativas mudam os golpes de alguns personagens. (Imagem: Divulgação)

Com a finalidade de adicionar um complemento à história, existe o “Log do Tesouro”, um modo com uma série de estágios não canônicos à série passíveis de serem completados.

Além do multiplayer de sofá para até dois jogadores, e online com a mesma quantidade, alguns episódios da modalidade Log do Tesouro podem ser jogados com até quatro usuários,. o que traz novos objetivos ao cenário.

Vale a pena comprar One Piece: Pirate Warriors 4?

No geral, One Piece: Pirate Warriors 4 faz um ótimo trabalho em captar a essência da amada saga em um gameplay simples, mas divertido. Tanto apreciadores do gênero Musou como fãs do anime devem considerar este jogo imperdível.

Em contrapartida, até mesmo jogadores que desconhecem a série ou o gênero, mas gostam de embarcar em sessões de jogos relaxantes, sem muito raciocínio com personagens que arrasa vários inimigos de uma vez podem ter boas surpresas ao conferir o título.

Entre as diversas missões, personagens para aprender a usar e habilidades a desbloquear, o título oferece muitas horas de diversão.O game também vem com legendas em português, mas estas, infelizmente foram mal feitas. Com traduções errôneas e mudanças aleatórias para o espanhol.

One Piece: Pirate Warriors 4 foi lançado no dia 27 de março e está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam.

*Review elaborada no PS4, com código disponibilizado pela Bandai Namco.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por João Gabriel Marques, Pizza Fria

Atualizado em 19 Mai 2020.