Guia da Semana

Penny’s Big Breakaway é o jogo de estreia da desenvolvedora Evening Star, publicado pela Private Division. O game, de aventura e plataforma, que foi lançado de surpresa no dia 21 de fevereiro para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Séries X|S, e PC, via Steam, traz a história de Penny, e seu Ioiô, em um mundo de perspectiva em 3D, cheio de vida e com jogabilidade criativa.

Use o Ioiô para ajudar a artista de rua, Penny, a limpar seu nome, fuja do massivo exército de pinguins do imperador, e desvende os mistérios relacionados ao fio cósmico. Entre em cena no mundo vibrante de Macaroon, onde acontece esta fuga infortuna e revele a estrela dentro de você neste desafio fácil de jogar, mas difícil de dominar.

Mas e aí, você quer mesmo saber como a aventura de Penny ficou no console mais versátil dessa geração? Então, meu amigo, dê aqueles 5 minutinhos de pausa para preparar um café, busca aquela pizza fria de sábado que ficou bem no cantinho da geladeira, e vem conferir comigo, nesse espetáculo de análise do Pizza Fria!

Descubra os mistérios sobre o Fio Cósmico

Aquele parecia apenas mais um dia comum na vida de Penny, uma artista de rua sonhadora, que planejava desde sempre se tornar uma artista famosa, eis que finalmente, as audições no palácio do imperador Eddie foram abertas, e a garota terá finalmente a oportunidade de se apresentar na frente do próprio imperador.

Mas parece que a vida dá voltas, e após sua brilhante apresentação, o Ioiô, que acabara de receber vida graças a um Fio Cósmico misterioso, ataca o imperador impiedosamente, deixando-o somente com as roupas de baixo. Assim, não restam muitas opções à nossa brilhante artista acusada injustamente, e Penny precisa correr da tropa imperial para provar sua inocência.

Penny’s Big Breakaway
Essa simpática jovenzinha é nossa protagonista Penny, segurando seu fiel ioiô. (Imagem: Reprodução)

Corra contra o tempo, fuja dos pinguins imperiais, ajude os cidadãos, apresente-se nos palcos de cada estágio, e prove a inocência de Penny, nessa divertida aventura pitoresca.

Prepare o seu ioiô, e conheça as mecânicas de Penny’s Big Breakaway

Para início de conversa, a jogabilidade de Penny’s Big Breakaway é bastante responsiva, simples e intuitiva. Com o botão Y lançamos o ioiô, porém, caso você prefira, pode usar o analógico direito na direção que você quiser jogá-lo, que funcionará de forma ainda melhor. O botão B ou L fazem Penny saltar, enquanto A, Zl ou Zr a faz subir para pilotar seu Ioiô.

Pressionando o botão de ataque, e novamente pressionando-o, quando Ioiô estiver longe, fará com que Penny use uma investida, saltar e segurar o botão de ataque a deixará suspensa, balançando pendurada no ioiô no ar, enquanto se você simplesmente girar o botão analógico direito, fará com que a artista use um ataque giratório.

Penny's Big Breakaway
Esse é o Wafer Giratório, com ele, nossa artista pode alcançar os céus rapidamente. (Imagem: Reprodução)

Esses são apenas alguns básicos aprendidos gradativamente, que podem ser utilizados já no início do jogo, porém, power-ups irão sendo adquiridos durante a aventura. A Pimenta Turbinada, te faz pilotar o Ioiô em altíssima velocidade, transpondo superfícies perigosas como oceanos e areias movediças, sem se preocupar em levar dano enquanto estiver com a pimenta ativa. Já o Wafer Giratório, é um petisco açucarado que faz com que o ioiô gire pelos ares, levando Penny rapidamente aos céus.

Já o Endurião, é uma fruta espinhosa que funciona de maneira similar às estrelas do game do encanador bigodudo da Nintendo, fazendo com que a artista fique invencível por um tempo, e por fim, o Boliche Burguer, um saboroso hambúrguer que faz com que ioiô vire uma bola de boliche gigante que destrói os inimigos e objetos frágeis.

Colete moedas nos estágios, gaste na loja bônus e desbloqueie os globos estelares

Em Penny’s Big Breakaway, o seu bolso será seu guia. Colete as moedas espalhadas pelas fases, capriche nas acrobacias ao final de cada estágio, encha o bolso de dinheiro e dê um pulinho na loja bônus. Lá, você irá encontrar itens que ajudarão na progressão de Penny, o Holoforte de Exibição, onde se você concluir a próxima fase sem receber dano, irá aumentar consideravelmente o bônus da artista, o Peixe Saltador que salvará a garota das garras de um pinguim, o Heli-Capta-Te, que faz um único resgate caso Penny caia de uma borda e o Guarda Gusto, que dará dois pontos de vida temporário.

Penny’s Big Breakaway
Desbloqueie os estágios dos Globos Estrelares, e curta as fases do mundo especial. (Imagem: Reprodução)

Já os Globos Estelares são desbloqueados com as moedas escondidas pelos estágios da campanha, são sempre três espalhadas em cada um dos níveis, vasculhe cada canto e desbloqueie esses níveis mais difíceis, divertidos e extremamente bem elaborados. São 15 estágios no total, que irão desafiar de forma única os seus reflexos e habilidades.

Desempenho, áudio e visual de Penny’s Big Breakaway

Penny’s Big Breakaway possui um estilo gráfico único e simples, me lembrou jogos do Sega Saturn, poderoso console da Sega na era 32-bits, porém, muito bem polido, e com uma paleta de cores bem definida e extremamente agradável. Além disso, é preciso ressaltar que o jogo instalado consome apenas 2.8 Gb do console, e roda muito bem no Nintendo Switch, tanto no modo dock, quanto naquela belíssima tela OLED do console no modo portátil.

Penny’s Big Breakaway
Belíssimas animações mostram a progressão da artista, entre as fases. (Imagem: Reprodução)

Quanto aos efeitos sonoros e músicas, temos faixas belíssimas e divertidas, que compõe muito bem os cenários alegres e vibrantes dos estágios, sem contar que o game está totalmente localizado para o português do Brasil, e muito bem localizado, com nomes de fases engraçadas como “De boa na lagoa”, ou “Hora do lanche”, e frases no menu de seleção de fases como “Suspeita fugiu para o mar! Férias na praia quebrando a lei?!”.

Mas como nem tudo são flores, não posso deixar de comentar sobre a câmera em Penny’s Big Breakaway, algo que pode te incomodar. É que ela é travada no personagem, o estudo abriu mão do controle em câmera livre com analógico esquerdo, para controlar o Ioiô nas direções do analógico, e isso é algo que dificulta em diversas ocasiões nossa visão, comprometendo a missão de progredir em certas áreas dos estágios.

Vale a pena jogar Penny’s Big Breakaway?

Sem dúvidas alguma de que sim, Penny’s Big Breakaway vale a pena ser apreciado. O game é a incrível estreia do time de veteranos responsável por Sonic Mania, e entrega diversão em um cenário criativo e vibrante, que valoriza as manobras e combos que os jogadores fazem com seu ioiô, trazendo para os jogadores, personagens cativantes e inimigos inusitados, em cenários desafiadores, tanto nos níveis da campanha principal, quanto nas fases desbloqueáveis, que são os Globos Estelares.

Além disso, o game conta com modo contra o tempo, e traz, mesmo que não muito, alguns conteúdos desbloqueáveis, que ficam no menu Extra, e podem ser acessados, se você atingido certo nível de pontuação, em cada um dos 49 estágios. Penny’s Big Breakaway está sendo vendido por R$ 146,50 em todas as plataformas, e pode ser encontrado na Nintendo eShop, na PlayStation Store, na Microsoft Store e na Steam.

*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Private Division.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 16 Mar 2024.