Guia da Semana
Jogos
Por Carlos Maestre, Pizza Fria

Pikmin 3 Deluxe | Review

Talvez Pikmin seja uma das franquias mais esquecidas da Nintendo. Será que vale a pena jogar Pikmin 3 Deluxe e descobrir um dos melhores jogos do Wii U?.

Pikmin 3 Deluxe provavelmente será um dos últimos grandes jogos do Wii U a receber uma edição melhorada para Nintendo Switch. Desenvolvido e publicado pela própria Nintendo, Pikmin 3 foi muitíssimo bem recebido quando lançado em 2013. Desta vez, a desenvolvedora japonesa Eighting foi a responsável por adaptar Pikmin 3 Deluxe para o Switch.

Pikmin 3 Deluxe deve ser considerado como a edição definitiva de Pikmin 3, já que traz todo o conteúdo e novidades, como jogar a campanha entre dois jogadores. Além disso, novas missões trazem um prólogo e epílogo estrelados por dois velhos conhecidos dos fãs da franquia, aprofundando a história desta aventura. Mas, será que vale a pena mergulhar no terceiro capítulo de uma das franquias mais injustamente esquecidas da Nintendo? Descubra isso em nossa análise de Pikmin 3 Deluxe!

Ficha técnica de Pikmin 3 Deluxe

Lançamento: 30 de setembro de 2020Preço: R$ 299,00 (Loja Nintendo Brasil)
Até 2 jogadores (cooperativo ou competitivo)Tamanho: 6.5 GB
Não está traduzido ao portuguêsClassificação: Livre

Pikmin 3 Deluxe é um jogo de estratégia em tempo real e de exploração exclusivo para Nintendo Switch. Esta versão é um port de Pikmin 3, originalmente lançado para Nintendo Wii U em 2013 e desenvolvido por um dos principais e mais criativos times internos da Big N, o Nintendo EAD. A adaptação definitiva ficou por conta da desenvolvedora japonesa Eighting, responsável por Monster Hunter Generations Ultimate no Switch.

Pikmin 3 teve uma ótima recepção da crítica e do público, alcançando notas 87% positivas pela crítica especializada, tanto quanto pelo público, no Metacritic. Sete anos depois, Pikmin 3 Deluxe traz todo o conteúdo de sua base e novas melhorias. O jogo incorpora todos os quatro DLC lançados e acrescenta a possibilidade de jogar a campanha em modo cooperativo entre dois jogadores, além da inclusão de missões com prólogo e epíĺogo inéditos contando a história do Capitão Olimar e de Louie.

Outras duas atualizações são a inclusão de dificuldades (Normal, Difícil e “Bem picante”, para veteranos ajustarem o desafio) e o retorno da “Piklopedia”, de Pikmin 2, uma enciclopédia que registra toda a fauna e a flora encontrada no planeta a ser explorado.

Pikmin 3 Deluxe não conta com tradução ao português. O jogo não tem falas, mas requer leitura para compreender os comandos e para acompanhar a narrativa. No Brasil, o jogo é recomendado para todas as idades.

Finalmente, Pikmin 3 Deluxe está na Loja Nintendo em formato digital por R$ 299,00 e o formato digital pode ser encontrado em importadoras com preços variáveis.

Pikmin é possivelmente a franquia mais injustamente esquecida pelos fãs da Nintendo e a única que te faz sentir em "Viagens de Gulliver" ou em "Querida, encolhi as crianças". (Imagem: Reprodução)
Pikmin é possivelmente a franquia mais injustamente esquecida pelos fãs da Nintendo e a única que te faz sentir em “Viagens de Gulliver” ou em “Querida, encolhi as crianças”. (Imagem: Reprodução)

Pikmin 3 Deluxe – o mais recente jogo de Wii U a ser revivido

Direto ao ponto: Pikmin 3, para mim, é um dos três melhores jogos no Wii U. E digo isso sempre sobre o efêmero console – com bastante orgulho e com uma frágil decepção simultaneamente.

A esta altura do campeonato, faltam poucos jogos merecedores para uma transição e o fantástico Super Mario 3D World já está a caminho… Restaria talvez The Legend of Zelda: Wind Waker HD? Mas foco na análise! Quase todos os jogos que migraram tiveram melhorias e entregaram a experiência definitiva no console híbrido. O que é que Pikmin 3 Deluxe trouxe de novo?

Voltando ao terceiro título na saga Pikmin, que é de uma franquia Nintendo que nunca emplacou de verdade como poderia. Talvez este lançamento no Switch dê fôlego renovado e vejamos, em breve, remasterizações de Pikmin e de Pikmin 2, assim como alguma notícia sobre Pikmin 4, além de mais fãs deste incrível universo.

E para dar contexto: ao ver o anúncio de Pikmin 3 Deluxe, minha primeira impressão foi achar legal, mas deixá-lo como baixa prioridade. Uma vez com a análise sob minha responsabilidade, revisitei e redescobri um jogo excelente, colocando Pikmin 3 Deluxe no top 5 do Switch.

Como o Switch não possui segunda tela do Wii U, alguns ajustes foram necessários em Pikmin 3 Deluxe. (Imagem: Reprodução)
Como o Switch não possui segunda tela do Wii U, alguns ajustes foram necessários em Pikmin 3 Deluxe. (Imagem: Reprodução)

Diferenças em Pikmin 3 Deluxe

Além de incluir todos os DLC já lançados para Pikmin 3, Pikmin 3 Deluxe traz conteúdo inédito e, devido aos controles diferentes de cada plataforma, também apresenta algumas mudanças significativas na jogabilidade. Resumidamente, as principais diferenças em relação ao original são:

  • Quanto ao conteúdo:
    • Adição do modo campanha em cooperação para dois jogadores.
    • Adição de um prólogo e de um epílogo na campanha com mecânicas diferentes.
    • Adição dos quatro pacotes de conteúdo adicional originais.
    • Retorno da Piklopedia, ausente em Pikmin 3, com informação sobre flora e fauna em PNF-404.
  • Quanto à jogabilidade:
    • Sem o GamePad do Wii U, é impossível usar a segunda tela como mapa para navegação. O mapa agora se acessa pelo botão (menos) e o jogo é pausado;
    • O Switch também não tem compatibilidade com Wiimotes e a capacidade de apontá-los para a tela. Assim, é possível jogar Pikmin 3 Deluxe de uma forma bem clássica, apenas com botões, ou conferir a adaptação com controles de movimentos.
    • Por falar em controles, Pikmin 3 Deluxe pode ser jogado nos modos portátil, atracado na doca – com ambos JoyCon ou Pro Controller – e ainda é possível dividir os JoyCon entre dois jogadores. Esta última opção limita alguns comandos.
    • O minimapa fica sempre na tela.
Mande os obedientes Pikmin realizarem tarefas para chegar a novos lugares. (Imagem: Reprodução)
Ordene os obedientes Pikmin realizarem tarefas para chegar a novos lugares. (Imagem: Reprodução)

História

Pikmin 3 Deluxe tem quase a mesma história central de Pikmin 3.

Tudo começa quando três exploradores são enviados do planeta Koppai para vasculhar o espaço na tentativa de encontrar recursos para seu lar. Koppai está à beira do colapso por causa do gigantesco crescimento populacional e pela falta de planejamento para o futuro, tendo esgotado seus recursos comestíveis. Soa familiar? Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Como se uma alegoria encontrasse o roteiro de “Interestelar”, Koppai envia Alph (um jovem engenheiro), Brittany (uma botânica) e Charlie (seu capitão) a bordo da espaçonave S.S. Drake. A missão desta tripulação é encontrar comida, mas uma emergência divide a tripulação antes do pouso no planeta PNF-404, o mesmo visitado por Capitão Olimar em Pikmin e Pikmin 2. Um detalhe: os Koppai acreditam que o lugar nunca fora visitado.

Explore e descubra cada canto de PNF-404 (seria a nossa Terra?) como um minúsculo viajante espacial que precisa consertar sua nave. (Imagem: Reprodução)
Explore e descubra cada canto de PNF-404 (seria a nossa Terra?) como um minúsculo viajante espacial que precisa consertar sua nave. (Imagem: Reprodução)

PNF-404 é suspeitamente similar a nossa Terra. Ao entrar em sua atmosfera, a S.S. Drake passa por problemas mecânicos e ejeta os três para diferentes lugares do planeta. Em solo, Alph, Brittany e Charlie encontrarão os Pikmin e precisarão da ajuda dessas criaturas para buscar alimento e reunir as peças da espaçonave para voltar à sua terra natal.

Logo percebemos que o intrépido trio e as criaturinhas coloridas são menores que um dedo polegar e devem trabalhar em equipe e resolver quebra-cabeças para superar obstáculos e predadores gigantes. Os obedientes Pikmin podem ser direcionados para diversos trabalhos, sem questionar, em grupos de 100 e ajudarão os exploradores.

Recolha frutas para produzir suco e se manter todos os tripulantes alimentados. (Imagem: Reprodução)
Recolha frutas para produzir suco e se manter todos os tripulantes alimentados. (Imagem: Reprodução)

Eu disse “quase”, pois Pikmin 3 Deluxe adiciona um prólogo e um epílogo. Sem entregar muitos detalhes, digamos que os protagonistas desta aventura se deparam com evidências de outros visitantes. Esta é uma referência a Pikmin e Pikmin 2, pois dois seres do planeta Hocotate – Capitão Olimar e Louie – já estiveram aqui antes.

Esta adição às pontas da história é muito bem-vinda, contando um pouco mais do motivo do retorno de Capitão Olimar e Louie ao planeta e sobre o desfecho da dupla após os eventos de Pikmin 3. No início, eles estavam em PNF-404 para buscar tesouros e com eles quitar uma dívida da empresa de exploração espacial de Olimar, a Fretes Hocotate. Vou deixar você descobrir o desfecho para você descobrir, mas basta dizer que os novos capítulos preenchem vazios não contados no Wii U e são, por enquanto, o que temos de Pikmin 4!

A história é entretida e nos intriga muito além da simples premissa, sobretudo agora, completa. Você sente o peso da responsabilidade de voltar ao seu planeta com recursos, vive a luta pela sobrevivência contada através de um diário de bordo e é constantemente motivado a saber mais pelas reviravoltas no percurso.

Pikmin 3 Deluxe reimagina o prólogo e o epílogo do original e expande sua história. (Imagem: Reprodução)
Pikmin 3 Deluxe reimagina o prólogo e o epílogo do original e expande a campanha. (Imagem: Reprodução)

Visuais e som

Em primeiro lugar, o impacto visual não apresenta os gráficos de um jogo não tão recente – Pikmin 3 Deluxe recebe muito conteúdo em detrimento de aperfeiçoamento gráfico. As melhorias gráficas são praticamente inexistentes quando comparamos com o jogo de 2013, mas isso não é necessariamente ruim.

Segundo o vídeo de VG Tech (em inglês), Pikmin 3 Deluxe roda numa resolução 720p a 30 quadros por segundo quando atracado na doca; no modo portátil, roda a 576p e 30 qps. A resolução é um pouco melhor do que a do GamePad do Wii U, que alcançava 480p.

Ainda assim, Pikmin 3 Deluxe é atmosférico, capturando a sensação de estar em “Viagens de Gulliver” ou em “Querida, encolhi as crianças”. A simplicidade dos modelos dos Pikmin, dos capitães e de boa parte da vegetação contrastam e, ao mesmo tempo, se mesclam harmoniosamente com texturas realistas do terreno e das plantas.

As criaturas espalhadas por PNF-404 – passando pelas menores até as maiores, pelas mais inofensivas até as mais hostis – são ricas em variedade anatômica e em estilos com diferentes pontos fracos para combatê-las. Existe uma linguagem visual que auxilia os jogadores a identificarem com facilidade o que se deve fazer para sair vitorioso.

Os visuais em Pikmin podem ser os mesmo de 2013, mas ainda são incrivelmente bem feitos e há dicas visuais por todo o cenário. (Imagem: Reprodução)
Os visuais em Pikmin podem ser os mesmo de 2013, mas ainda são incrivelmente bem feitos e há dicas visuais por todo o cenário. (Imagem: Reprodução)

Aliás, todo design no universo Pikmin permeia em funcionalidade e acessibilidade – a energia elétrica é amarela, assim como as cercas eletrificadas, e justo os Pikmin amarelos são capazes de conduzir ou enfrentar eletricidade. As moedas produzirão o dobro de Pikmin caso sejam transportadas por Pikmin da mesma cor. E, por falar em produção de Pikmin, os inimigos derrotados encaminhados às cebolas podem ser carregados por Pikmin de cores diferentes, mas as fontes mudam de cor para que o jogador saiba o qual espécie será produzida.

A história se desenvolve toda por caixas de diálogo e pelo diário de bordo (ou de náufragos espaciais). As falas seguem aquele estilo de Banjo-Kazooie, no qual os personagens reproduzem alguns sons sem dizer algo distinguível. Desta forma, esta é – muito provavelmente – a melhor imitação do estilo, enchendo Alph, Brittany e Charlie de carisma e de personalidade. Os Pikmin também tem suas vozes características. Outra facilidade oferecida aos jogadores graças ao ótimo design é podermos saber se Pikmin estão se afogando ou se estão agitados em chamas ou em choque pelos sons que emitem.

É o texto das caixas de diálogo e do diário de bordo que entregam algumas escolhas visuais defasadas e que precisavam de mais atenção até que os gráficos – o texto aparece sobre caixas com cores próximas, tons quase sem contraste, e Pikmin 3 Deluxe não oferece opções de acessibilidade. A reconhecível fonte da franquia é engraçada e charmosa, mas atrapalha a legibilidade rápida e não temos uma alternativa.

Use o tipo certo de Pikmin para o trabalho certo - como os Pikmin de pedra para quebrar vidros. (Imagem: Reprodução)
Use o tipo certo de Pikmin para o trabalho certo – como os Pikmin de pedra para quebrar vidros. (Imagem: Reprodução)

Talvez o maior incômodo aconteça em momentos de ação – quando as falas dos personagens, como “Já cheguei!” ou “Os Pikmin estão em apuros”, ficam perdidas entre comandos para os líderes, Pikmin e texto na tela. Algo que só existe em função da limitação sonora imposta pela falta de falas. Em todo caso, é um pormenor.

Finalmente, as músicas seguem a tendência e representam a diversidade dos cenários – da nevada tundra à um jardim tropical – as melodias capturam a essência de cada lugar. A ideia em Pikmin 3 Deluxe não é ter uma trilha sonora épica, mas sim uma trilha sonora que te transporte para um mundo no qual você é como um liliputiano (o povo pequenino em “Viagens de Gulliver”, do irlandês Jonathan Swift) e quete faça reconhecer aos poucos a verdadeira imensidão do mundo a ser explorado.

Há algo na ambientação dos títulos Pikmin que coloca os jogadores em uma nuvem hipnótica de relaxamento e encantamento. É um desses raros casos que alcançam sucesso ao casar uma proposta visual pouco coerente com uma trilha sonora e efeitos sonoros pouco convencionais. Some a esses detalhes o fato de que talvez existam pequenas criaturas desconhecidas em nossos jardins e experimente jogar Pikmin 3 Deluxe em um dia chuvoso e sem muito o que pensar. De repente, não importa tanto se o jogo roda nos mesmos 720p a 30 qps do Wii U e não tenha visuais estonteantes (mesmo para o Switch) – você fará parte da saga da tripulação na tentativa de sair de PNF-404.

Charlie é o líder da expedição. Ajude-o a se reencontrar com Alph e Brittany para voltar ao planeta natal. (Imagem: Reprodução)
Charlie é o líder da expedição. Ajude-o a se reencontrar com Alph e Brittany para voltar ao planeta natal. (Imagem: Reprodução)

Jogabilidade

Caso nunca tenha jogado Pikmin antes, vou explicar brevemente como jogabilidade e objetivos se misturam. Muito provavelmente vai soar mais complicado do que realmente é.

Em Pikmin 3 Deluxe, ao jogar a campanha sozinho ou acompanhado, você controla os três capitães que são náufragos espaciais. No começo, cada um está isolado e o objetivo é reunir-se com os demais. Aos poucos, descobrimos os Pikmin, criaturas cujas cores representam as habilidades e resistências do tipo em questão. E, assim que terminamos a apresentação, os dias passaram a ter duração e precisamos realizar todas as tarefas antes do pôr do Sol.

Uff! Vamos por partes! É possível revezar entre qualquer um dos três personagens e todos controlam os Pikmin com ajuda de um apito, que os faz seguirem o líder, e de direcioná-los com o cursor para realizarem tarefas. Parece fácil, não é?

Separe grupos de Pikmin entre os capitães e avance estrategicamente pelos diversos cenários para resolver quebra-cabeças. (Imagem: Reprodução)
Separe grupos de Pikmin entre os capitães e avance estrategicamente pelos diversos cenários para resolver quebra-cabeças. (Imagem: Reprodução)

Bom, os controles receberam atualizações para migrarem do Wii U ao Switch e receberam melhorias. Veteranos entenderão a melhoria que é, ao apitar, os Pikmin atarefados só pararem pra “ver se é com eles” em vez de largarem aquilo que estão fazendo.

O Switch não tem uma segunda tela tela para acompanhar a evolução pelo mapa e nem um apontador com o Wiimote. Contudo, a Eighting mapeou o giroscópio para que seu balançar controle o cursor, completamente configurável e pode ser misturado com o analógico, que é meu controle preferido.

O melhor é alternar entre os controles de acordo com a situação, afinal, é praticamente impossível fazer um ajuste fino com os controles de movimentos com o Switch em mãos em um carro em movimento!

Essa é a configuração de controle recomendada para se jogar na televisão. Lembre-se de desligar o giroscópio no modo portátil ou em viagens! (Imagem: Reprodução)
Essa é a configuração de controle recomendada para se jogar na televisão. Lembre-se de desligar o giroscópio no modo portátil ou em viagens! (Imagem: Reprodução)

O que são os Pikmin?

Durante a campanha de Pikmin 3 Deluxe, cinco tipos de Pikmin serão eventualmente descobertos: amarelos, vermelhos, pretos (de pedra), rosas (alados e capazes de voar) e azuis. Cada qual com habilidades específicas. Eles são criaturinhas do tamanho de Smurfs… Pera aí! Não é algo com o que podemos comparar no mundo real… Pelos objetos perdidos no cenário, PNF-404 lembra muito a Terra e, ao compará-los com o entorno, dá pra deduzir que Alph, Brittany, Charlie e os Pikmin são menores que um polegar.

Os Pikmin amarelos são imunes à eletricidade e a conduzem, conectando fios. Além disso, são lançados mais alto do que os demais e ainda são os melhores escavadores. Vermelhos são resistentes ao fogo natural e de criaturas e são fortes para atacar e destruir muros de barro. Os pretos não alcançam grandes alturas, mas machucam muito os predadores quando lançados e quebram cristais e paredes de vidro – não só isso: nunca morrem quando pisoteados, são tão duros que apenas são replantados. Pikmin rosas são fraquinhos, mas são alados e levantam portões de bambu e colhem brotos de plantas e levantam tampas do chão. Por fim, os azuis podem entrar na água e nadam para atacar.

A inteligência coletiva destes pequenos seres não é a mais brilhante e o jogador se frustrará de vez em quando ao ver que um Pikmin ficou preso numa pedra ou não entendeu o comando. A “desobediência” não intencional não prejudica o jogo, ao contrário! No final das contas, essa estupidez inocentes dá graça ao jeito abobalhado das criaturinhas.

Cada espécime Pikmin possui uma folha na cabeça, indicando que está em sua forma física mais básica. Caso passem mais tempo plantados, essa folha se transforma em um broto ou até mesmo em uma flor – melhorando sua força e velocidade. Você pode melhorar este atributo ao encontrar pequeninas bolhas de néctar pelos cenários.

Senhoras e senhores, os cinco tipos de Pikmin encontrados durante a campanha de Pikmin 3 Deluxe. Não compareceram: brancos e roxos. (Imagem: Reprodução)
Senhoras e senhores, os cinco tipos de Pikmin encontrados durante a campanha de Pikmin 3 Deluxe. Não compareceram: brancos e roxos. (Imagem: Reprodução)

Obstáculos, predadores e recursos para explorar durante o dia

Por falar em cenários, encontraremos uma variedade de habitats com barreiras naturais e artificiais. Essas barreiras são compostas por diferentes elementos – é aí que as diversas cores de Pikmin e seus efeitos entram em ação. Por exemplo, usamos os Pikmin de pedra para quebrar vidros e os amarelos para conectar fios ou romper portões eletrificados.

Alguns obstáculos só serão superados com a ajuda de bombas, um artefato que todos os Pikmin podem carregar. Em outras ocasiões, é preciso encontrar a melhor rota para achar peças e contruir uma ponte, sempre alcançando novas regiões.

Uma vez com os capitães reunidos, será possível dividir a equipe em grupos diferentes e otimizar essa exploração de forma intuitiva – basta segurar o botão Y para separá-los, em seguida abrir o mapa e clicar o destino desse grupo. Alph, Brittany ou Charlie se movimentarão automaticamente e avisarão assim que chegarem.

Em Pikmin 3 Deluxe, novas áreas podem ser alcançadas depois de reunir a tripulação. (Imagem: Reprodução)
Em Pikmin 3 Deluxe, novas áreas podem ser alcançadas depois de reunir a tripulação. (Imagem: Reprodução)

Contudo, fica uma dica: no caminho, predadores diferentes e bem variados estarão à espreita, por isso, não deixe de conferir o trajeto feito pelos Pikmin. Quando eles retornarem à base com o corpo de uma criatura, mais Pikmin são plantados (sempre iguais à cor dos números). O mesmo efeito acontece com as moedas coloridas (na verdade, são botões das flores).

As criaturas e as barreiras naturais se colocam entre nossos heróis e seus objetivos de recolher as frutas, que servirão para fazer suco e como alimento, e de reconstruir a S.S. Drake, que teve suas peças espalhadas pelo planeta. A principal peça a ser recolhida é a chave do motor côsmico (cosmic-drive key, em inglês no jogo), exigida para retornar a Koppai, já este motor atinge a velocidade de dobra que permite navegar entre Koppai e PNF-404.

E uma das grandes sacadas dos jogos Pikmin é o limite diário, já que só podemos vasculhar o cenário durante a luz do dia, que dura, em nosso tempo real, cerca de 20 minutos. Assim que o dia termina, é bom ter todos os Pikmin sob seu comando ou serão devorados. Outra opção é guardá-los na “cebola”, a oca dos Pikmin, que comporta um número ilimitado de residentes.

Lembre-se de recolher todos os Pikmin do campo antes do dia terminar. (Imagem: Reprodução)
Lembre-se de recolher todos os Pikmin do campo antes do dia terminar. (Imagem: Reprodução)

E, como jogador, vamos descobrindo as limitações. Pikmin 3 Deluxe apresenta tudo isso aos poucos, sem estressar o jogador e em um ritmo confortável. Uma hora você se deparará com o limite de 100 Pikmin no campo ao mesmo tempo. Os desafios crescem à medida que você resolve explorá-los – é possível fugir de qualquer batalha contra predadores maiores a qualquer momento e retornar quando julgar possível ou souber que já tem um domínio maior dos Pikmin.

Com o passar dos dias, as diversas criaturas abatidas repopulam as rotas, assim como os botões das flores. Pikmin 3 Deluxe possui um ritmo quase sempre relaxante e, às vezes, angustiante. Isso acontece pela pressão da sobrevivência e pela loucura que é controlar os Pikmin no campo de batalha! Digo isso com a intenção de passar a imagem mais lúdica possível, já que a ansiedade mais diverte do que realmente estressa.

É fácil pensar, novamente, em “Querida, encolhi as crianças”, para resumir Pikmin 3 Deluxe e seu objetivo geral. Avance tudo que puder durante o dia, evite ser engolido por seres maiores, supere as enormes dificuldades do terreno com esforço colaborativo e recolha-se em segurança antes da noite cair. Logo, planeje de acordo, reconheça o território (como um bom cartógrafo), racione seus recursos e viva os dias estrategicamente, dosando investigação com progresso.

O visual fotorrealista do cenário, paradoxalmente, contrasta com harmonia em relação aos modelos dos personagens e das criaturas. (Imagem: Reprodução)
O visual fotorrealista do cenário, paradoxalmente, contrasta com harmonia em relação aos modelos dos personagens e das criaturas. (Imagem: Reprodução)

Novas dificuldades

Vale destacar que Pikmin 3 Deluxe apresenta três níveis dificuldade: normal, difícil e “bem picante” (Ultra-Spicy, em inglês). Pelo que pude perceber, o nível difícil equivale à dificuldade padrão de Pikmin 3 no Wii U, enquanto “normal” busca oferecer uma experiência confortável aos notavos. Finalmente, Ultra-Spicy se dedica a oferecer aos jogadores veteranos um novo desafio, e, posso dizer, atende bem.

Com o aumento da dificuldade, os dias passam a durar menos, a energia dos predadores aumenta, enquanto menos bombas são produzidas dos buracos. Alguns itens mudam de lugar, como os ovos de néctar, que também ficam mais raros. Na dificuldade “bem picante”, você pode levar 60 Pikmin ao campo (em vez dos 100) e as frutas produzem metade do suco.

Tendo revirado o jogo, compartilho o que percebi (para te ajudar a dosar desafio):

Duração do diaPikmin no campoPredadores
Normal20~ minutos100Energia padrão
Difícil (Hard)13~ minutos100Dobro de energia
Bem picante (Ultra-Spicy)13~ minutos60Dobro de energia e mais fortes

Se for a primeira vez jogando Pikmin, comece pela dificuldade normal e, ao final de alguns dias internos em Pikmin 3 Deluxe, crie um segundo arquivo e aumente a dificuldade ao mesmo tempo que otimiza rotas. A sensação é gratificante!

Compare sua pontuação no modo de missões e desafios com as pontuações de outros jogadores pelo globo. (Imagem: Reprodução)
Compare sua pontuação no modo de missões e desafios com as pontuações de outros jogadores pelo globo. (Imagem: Reprodução)

Side Stories

E se a questão é otimizar, o prólogo, tanto quanto o epílogo, englobam as mesmas mecânicas citadas acima, mas com um desafio a mais: metas de pontuação. Este novo trecho conta o que aconteceu com Capitão Olimar e Louie antes e depois da passagem dos exploradores de Koppai.

São, ao todo, quatro dias para o prólogo, “A Tarefa de Olimar” (Olimar’s Assignment) e outros dez de exploração no epílogo, “O Regresso de Olimar” (Olimar’s Comeback). Nessas 14 missõesserá é necessário produzir uma quantidade abundante de Pikmin e de suco para convertê-los em Pokos, a moeda utilizada no planeta Hocotate. A grande missão inicial era pagar a dívida na empresa de fretes do Capitão Olimar, de 10.000 Pokos, porém será necessário lidar com a loucura de Louie e com os imprevistos pelo caminho.

A classificação das missões (acima) é utilizada no prólogo e no epílogo inéditos de Pikmin 3 Deluxe. (Imagem: Reprodução).
A classificação das missões (acima) é utilizada no prólogo e no epílogo inéditos de Pikmin 3 Deluxe. (Imagem: Reprodução).

Neste modo, a produção de Pikmin em um dia ou as alterações do cenário não são levadas para o dia seguinte. Além disso, há semelhanças com o modo missão: não há um minirradar e não é possível interagir com as cebolas de Pikmin.

Dependendo do seu desempenho, avaliado pelo presidente de Hocotate, você ganhará uma medalha de bronze, prata, ouro ou platina – ou até mesmo medalha alguma – tudo em busca da pontuação perfeita.

A vida útil deste complemento é certamente mais breve. Ainda assim, jogadores voltarão por pequenas doses de Pikmin 3 Deluxe e por melhores pontuações, já que é possível comparar os pontos alcançados com os de outros jogadores pelo globo. Ah, vale lembrar que estas histórias paralelas também estão disponíveis para dois jogadores!

Garimpe o máximo de Pikmin e de tesouros em um dia para conseguir uma medalha de platina e para descobrir o que aconteceu com Capitão Olimar em PNF-404. (Imagem: Reprodução)
Garimpe o máximo de Pikmin e de tesouros em um dia para conseguir uma medalha de platina e para descobrir o que aconteceu com Capitão Olimar em PNF-404. (Imagem: Reprodução)

Pikmin 3 Deluxe para dois jogadores

Vale repetir que toda a campanha e os novos capítulos podem ser completamente jogados em modo cooperativo. Mas Pikmin 3 Deluxe também encontra vida no multijogador competitivo, dividido em dois modos: Bingo Battle e missões. As missões, aliás, podem ser feitas sozinho, mas – como sempre – são muito mais divertidas com ares de disputa.

Campanha e Side Stories

Com Pikmin 3 Deluxe, a Eighting incluiu o recurso de jogar toda a campanha entre dois jogadores. A tela é dividida verticalmente e a história se desenvolve naturalmente, ou seja, caso um jogador ative uma cena explicativa, toda a tela é tomada e a informação é apresentada para ambos.

Os jogadores quase sempre comandarão líderes diferentes, exceto nas partes da história que obrigatoriamente isolam Alph, Brittany ou Charlie. Quando isso acontecer, o segundo jogador controlará um clone do capitão ativo.

No geral, jogar em cooperativo sempre é uma boa ideia e aumenta a diversão do jogo, principalmente na busca por fazer um dia perfeito. Das pequenas inconveniências, estão as dicas, que saltam às telas de ambos e podem tomar todo o espaço, e os menus e o mapa, que pausam Pikmin 3 Deluxe também para ambos.

Pikmin 3 Delue permite jogar a campanha em cooperação com outra pessoa... (Imagem: Reprodução)
Pikmin 3 Delue permite jogar a campanha em cooperação com outra pessoa… (Imagem: Reprodução)

Bingo Battle

Em Bingo Battle, um jogador assume um time de Hocotate enquanto o outro fica com o time de Koppai. Cara um recebe até dois tipos de Pikmin e mais podem ser encontrados pelo cenário, com o objetivo principal de conseguir preencher uma linha, coluna ou diagonal da cartela. E que cartela é essa?

A cartela do bingo é gerada aleatoriamente possui quatro colunas e quatro linhas, totalizando 16 itens que devem ser recuperados pelo cenário. Estes itens, por sua vez, podem ser inimigos abatidos ou frutas. Um jogador pode atacar o outro criar atrasos ou roubar a preciosa carga. Além disso, alguns itens podem ser usados, como a bomba ou minas de proximidade.

Mais do que nunca, é obrigatório usar de estratégia e a vitória pode aparecer de outras maneiras que não fazendo o bingo, como roubando o Victory Macaroon da base adversária, causando a extinção dos Pikmin do oponente, ou se o líder perder toda a energia.

A maior frustração com este modo de jogo é a dificuldade de encontrar, sobretudo localmente, jogadores no mesmo nível competitivo, o que pode deixar a disputa esquecida.

Ou jogue competitivamente no modo bingo. (Imagem: Reprodução)
Ou jogue competitivamente no modo bingo. (Imagem: Reprodução)

Missões

O modo de missões de Pikmin 3 Deluxe equivale a um modo de desafios. Apesar de poder ser jogador sozinho e de permitir a comparação de pontuações com outros jogadores do globo, é o lugar ideal para treinar estratégias em disputa com outro jogador e aperfeiçoar táticas do modo campanha.

As Side Stories se apropriaram da mecânica de medalhas, que são quatro – nenhuma, bronze, prata ou ouro – dependendo do desempenho durante a coleta de frutas e de Pikmin. Novos cenários e submodos são liberados à medida que a campanha progride e, apesar de não ser meu modo favorito, possui muito conteúdo.

A razão pela qual as missões não me conquistaram é simples: o modo carece de uma motivação maior para prender o jogador, dependendo exclusivamente da melhor pontuação.

Dos submodos (Coletar tesouros, batalhar inimigos e derrotar os chefes), o mais divertido certamente é revisitar os seis chefes da campanha, melhorar e entender o porquê de haver perdido tantos Pikmin durante a história! Os dois restantes são como o nome indica: colete tesouros para ganhar pontos, incluindo frutas e pepitas de ouro; e derrote inimigos alucinadamente para pilhar mais pontos.

Além dos seis chefes, são 15 cenários para batalhar inimigos e outros 15 para coletar tesouros. Fora que podemos encontrar tipos de Pikmin que não aparecem durante a campanha (veteranos devem se lembrar dos Pikmin brancos e roxos).

As missões são remixagens das fases com objetivos específicos e uma oportunidade para revisitar as batalhas contra os chefes. (Imagem: Reprodução)
As missões são remixagens das fases com objetivos específicos e uma oportunidade para revisitar as batalhas contra os chefes. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena jogar Pikmin 3 Deluxe?

Eu sei que esta análise ficou enorme e você deve estar se perguntando: Vale a pena começar pelo terceiro episódio de Pikmin? Sim, vale. Aliás, Pikmin 3 Deluxe é um jogo obrigatório no Switch para quem não teve a chance de se divertir com Pikmin 3 no Wii U. E, ainda que você tenha jogado, fica a recomendação de voltar a PNF-404 caso esteja na procura por um jogo com bastante conteúdo e modo cooperativo.

A pequena defasagem gráfica não consegue afastar de Pikmin 3 Deluxe a ambientação imersiva e peculiar da franquia, que infelizmente ainda falta conquistar um público maior. O jogo é polido, divertido, de dificuldade facilmente ajustável e oferece pelo menos 15 horas de uma campanha que te cativa a revisitá-la.

Pikmin 3 Deluxe é a versão definitiva do melhor título da saga Pikmin – que merece mais atenção, sim! Baixe a demonstração gratuita e confira. O maior detrator pode ser o preço padrão de jogos para Switch aplicado a uma adaptação de Wii U de 2013, porém reforço: se nunca tiver jogado Pikmin 3, encare Pikmin 3 Deluxe como novidade e a chance de uma boa surpresa será enorme.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Carlos Maestre, Pizza Fria

Atualizado em 23 Nov 2020.

Mais notícias

Games with Gold de fevereiro terá 5 jogos

Jogos

Resident Evil Showcase: Confira todas as novidades do evento

Jogos

Ubisoft lança campanha com até 85% de desconto em seus jogos

Jogos

Nuuvem começa a vender jogos e gift cards da Nintendo

Jogos

HITMAN 3 | Review

Jogos

Apex Legends anuncia que Temporada 8 começa em fevereiro; saiba mais!

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!