Rain on Your Parade conta a história de Nublado, uma nuvem recortada em papelão disposta a arruinar o dia de todos que encontra pelo caminho. Viaje o mundo e aprenda habilidades características de uma nuvem, como chuva e raios, que o ajudarão a causar mais travessuras e concluir as curtas e variadas fases de comédia pastelão! Quer descobrir se Rain on Your Parade vale o seu tempo? Confira nesta análise antecipada para o Pizza Fria!
Antes de começar…
Chegando no próximo 15 de abril, o independente Rain on Your Parade foi desenvolvido e publicado pela Unbound Creations, empresa reconhecida por seus jogos de crítica social, como Headliner: NoviNews (2018) e Postmortem: One Must Die (2013). Segundo seu diretor e fundador, o polonês Jakub “Koobazaur” Kasztalski, “o estúdio deu um tempo (muito necessário) das coisas políticas mais sérias para trabalhar em Rain on Your Parade.
Por enquanto, a previsão de chuva marca Rain on Your Parade nos consoles Nintendo Switch, Xbox One e nos computadores com Windows 10 (via Microsoft Store e Steam) ou Mac e Linux (via Steam). Consoles Xbox Series X|S rodam a versão de Xbox One por meio da retrocompatibilidade. Finalmente, a licença adquirida pela Microsoft Store serve para ter o jogo tanto nos consoles Xbox quanto no computador, porém não migra o arquivo de progresso entre eles.
O nome do jogo, Rain on Your Parade, vem de uma expressão idiomática em inglês melhor traduzida ao português como “estragar a sua festa” ou “arruinar seus planos”. Infelizmente, essa tradução perde o trocadilho com o propósito do jogo e a nossa nuvem travessa, já que uma tradução literal seria “chover no seu desfile”.
Ah! Também vale a menção de que a desenvolvedora e editora Unbound Creations está situada na cidade estadunidense de Seattle, conhecida por seu tempo chuvoso e constantemente fechado por nuvens… não à toa, um dos cenários finais é proteger a cidade que nos deu o café da Starbucks e a banda grunge Nirvana.
O último recado é que esta análise de Rain on Your Parade foi feita em um Nintendo Switch e todas as telas vistas aqui são do console quando atracado na doca, capturadas por uma placa de captura. Abaixo você pode conferir 10 minutos de gameplay variado.
Rain on Your Parade, um jogo imprevisível
Em 2019, a desenvolvedora australiana House House e a editora Panic apresentaram o mundo a seu Untitled Goose Game, cujo protagonista é um ganso mal-intencionado. Os objetivos do ganso carecem de uma motivação explicada: não há texto, não há história. Você é um ganso com uma lista de tarefas e deve descobrir como fazê-las. Estava aberta a temporada de jogos despretensiosos com o rótulo de comédia pastelão e objetivos simples e bobos, porém divertidos.
Rain on Your Parade bebe nessa fonte de comédia pastelão, mas, por outro lado, tenta dar um pano de fundo para justificar as aventuras de Nublado: tudo começa com um garotinho pedindo ao avô uma história antes de dormir.
Nós, jogadores, escutamos a conversa enquanto vemos a prateleira de brinquedos do menino. Para a desilusão inicial do neto, ele diz que contará como nuvens podem ser incrivelmente travessas e empolgantes. Contudo, a grande vontade de Nublado é mudar-se para onde as nuvens vivem em paz todos os dias: Seattle (como disse acima, famosa pelo seu tempo quase sempre fechado).
Já no começo de Rain on Your Parade, assumimos o controle de Nublado na mais clássica das situações para se ter uma indesejável chuva: o dia do casamento a céu aberto. O que você é capaz de fazer no primeiro cenário é de deixar Alanis Morissette, em sua canção Ironic, com inveja, já que Nublado tem dois objetivos: encharcar os noivos (obrigatório) e encharcar os 24 convidados (opcional).
Os objetivos são facilmente visualizados com o botão (no Nintendo Switch), compreendidos no formato de uma lista de tarefas, não muito diferente de Untitled Goose Game. A presença de uma estrela à esquerda da lista significa que o objetivo em questão é obrigatório, enquanto os demais são opcionais. Ao completar todos os objetivos, um item cosmético é liberado, quase sempre um chapéu ou um acessório para vestir Nublado.
Não precisamos nos preocupar em controlar a altitude de Nublado, pois, suspenso pelas cordas, ele se desloca em um plano bidimensional. Nossa única preocupação para causar pânico no casamento e consequentemente aguar os sonhos da noiva é movimentar a nuvem de papelão com o analógico e apertar A para abrir as chopeiras torneiras de chuva!
O casamento é só o primeiro dos pouco mais de 50 cenários com situações imprevisíveis. Pelo caminho você encontrará de tudo, já que Rain on Your Parade é bem imprevisível: missões curtas, missões demoradas; simples, complexas; engraçadas, pedantes.
Se o seu gosto for parecido com o meu, o jogo brilha quando o falatório excessivo desaparece, aproximando o jeito de fazer comédia ao dos filmes mudos de Charlie Chaplin e Buster Keaton (aliás, para mim, esse é um dos trunfos de Untitled Goose Game).
Rain on Your Parade é repleto de uma genialidade paradoxalmente boba e sagaz, que deixa o jogador com um sorriso junto com a satisfação de cumprir objetivos absurdos. Mas esse humor nem sempre funciona.
Há ainda as piadas visuais – paródias ou referências à cultura pop – e elas funcionam muito bem, além de valerem o tempo para tentar lembrar de onde vieram. Sem contar os cenários que lidam com situações como invadir um estúdio de um telejornal e destruir tudo para terminar apresentando a previsão do tempo. Rain on Your Parade é repleto de uma genialidade paradoxalmente boba e sagaz, que deixa o jogador com um sorriso junto com a satisfação de cumprir objetivos absurdos.
Mas esse humor nem sempre funciona, já que, por outro lado, a graça migra para um estilo que tenta ser engraçadinho, mas acaba sendo autoexplicativo e deixa um riso amarelo no final. Muitos desses momentos acontecem principalmente nas cenas dos outros personagens, sejam avô e neto, os amigos ou o vilão Dr. Estio.
Claro que, com um pouco de prudência, o requisito para as piadas funcionarem depende do senso de humor do jogador. E, nesse critério, Rain on Your Parade meio que dá tiros para todos os lados e acaba, às vezes, chovendo no molhado.
Por todo Rain on Your Parade, a nuvem como protagonista é colocada em eventos que vão do absurdo, passando pelos de senso comum sobre coisas do clima e da chuva, até referências metalinguísticas.
As críticas à indústria dos jogos eletrônicos são frequentes. Um exemplo acontece quando aprendemos a primeira de quatro habilidades, o raio , e Rain on Your Parade nos diz que é incrível como outros jogos travam habilidades básicas de progressão por trás de conteúdo pago e microtransações. Por falar em habilidades…
Jogabilidade: controlando uma nuvem e seus poderes
Para começar, depois de arruinar um casamento, Nublado é colocado em um mapa-múndi que lembra aqueles vistos na série Overcooked!: devemos procurar a próxima fase em um mapa com a câmera fixa. Isso até funciona bem enquanto passamos de fase em fase, mas torna o regresso a fases anteriores tedioso.
A nuvenzinha encrenqueira de Rain on Your Parade é vagarosa, por isso ir e vir por aí acaba sendo um processo demorado. A lentidão do mapa-múndi se repete por igual nos cenários, só que curiosamente não chega a incomodar tanto. Provavelmente, a lerdeza apenas se faz evidente nos cenários nos quais Nublado deve fugir de mísseis ou que simular tower defense.
Ainda bem que aprendemos habilidades bem peculiares e com funções muito específicas em Rain on Your Parade: fazemos chover
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Carlos Maestre, Pizza Fria
Atualizado em 17 Mai 2021.