Guia da Semana

A Housemarque divulgou nesta quarta-feira, 28, via PlayStation.Blog, um guia de sobrevivência em Returnal, feito por Harry Krueger, diretor criativo do game. O jogo será lançado no dia 30 de abril exclusivamente para PlayStation 5. Confira abaixo todas as dicas para sobreviver aos horrores de Atropos!

Um dos temas centrais de Returnal é a resposta para o chamado do vazio. Selene, a protagonista do game, recebe uma mensagem misteriosa vinda de Atropos, e, contra todos os melhores julgamentos e ordens de Astra, se sente obrigada a investigar a mensagem. O resultado: a personagem colide sua nave, Helios, no planeta alienígena hostil e fica presa em um ciclo interminável e assustador de morte e renascimento. Sendo assim, sua única esperança é a de conseguir quebrar esse ciclo antes que seja tarde demais.

De forma semelhante, como Selene está presa em Atropos, sua curiosidade sem fim e determinação implacável continuarão a leva-la adiante. Desta maneira, ela irá escanear, analisar e experimentar os diversos tipos de dispositivos alienígenas, itens estranhos, flora natural e até mesmo parasitas com propriedades imprevisíveis. Portanto, a exploração do planeta e a expansão do arsenal são as únicas formas de manter Selene viva para buscar respostas e solucionar o grande mistério de Atropos. 

Revire tudo o que puder

Returnal apresenta um planeta repleto de segredos que vão recompensar os exploradores mais ousados. Cada ciclo é uma experiência única, e seu confiável sistema de mapas sempre estará lá para ajudá-lo a navegar em direção ao seu próximo objetivo. Embora você sempre possa seguir um caminho direto para o seu Objetivo Principal, há também a possibilidade de se obter maior êxito ao explorar os ambientes com mais cautela, buscando por portas secretas, interruptores ocultos e recompensas suculentas que não estariam no caminho normal. Você poderá encontrar coisas como:

  • Artefatos: Esses são itens que terão efeitos benéficos durante apenas um ciclo. Eles podem ter efeitos passivos (por exemplo, os Estabilizadores Reativos, que reduzem a chance de ser derrubado por ataques inimigos), ou ativos sob certas condições (como a Unha Fractal, que aumenta seu dano sempre que houver um mau funcionamento do traje). Todavia, alguns artefatos raros como a Estatueta de Astronauta podem até ressuscitá-lo no local, o que pode fazer a diferença crítica entre triunfar contra uma batalha de chefe ou renascer de volta em Helios derrotado. 
  • Consumíveis: Os consumíveis são itens de uso único que são usados na ativação. Eles podem ser itens defensivos, como escudos de um golpe; ofensivo, como o Impulso Terrestre que empala o inimigo mais próximo; ou até mesmo impulsionar sua economia, como o Semeador de Obolitos, que faz com que os inimigos mortos derrubem mais Obolitos (a moeda do jogo) por um tempo limitado. A maioria deles aparecerá com bastante frequência no jogo, portanto lembre-se de usá-los e experimentá-los, especialmente no início da aventura. Embora muitas vezes seja tentador guardá-los para um momento especial, você pode tornar muitos momentos mais especiais apenas por usar com mais frequência. 
  • Dispositivos Misteriosos: Selene pode usar os restos da antiga civilização que governou o planeta. Alguns desses dispositivos podem fornecer itens em troca de Obolitos, outros irão aumentar sua saúde máxima ou fornecer várias atualizações de estado, e têm muitos resultados diferentes que valem a pena experimentar. Existe até um Reconstrutor que, quando ativado, irá reanimá-lo naquele local sem perder o progresso desse ciclo. Sendo assim, esteja ciente de usar seus Obolitos com sabedoria, pois não há reembolso em Atropos.
returnal
Imagem: Divulgação

Tesouro, riscos e decisões fazem parte de Returnal

Existem muitas coisas para serem coletadas ao longo dos ciclos de Returnal. No entanto, mas certifique-se de ler cuidadosamente cada uma das descrições antes de pegar e usar qualquer uma delas. Nem tudo vai funcionar a seu favor, já que alguns itens terão um certo grau de risco associado a eles. Pegue, por exemplo, os Parasitas, que sempre vêm com uma combinação de um efeito positivo, mas também uma desvantagem.

Existem também os recipientes malignos, que podem causar um mau funcionamento ao serem abertos, como desativar seus Disparos Alternativos (Disp-Alt) ou aumentar o tempo de latência de seu ataque corpo-a-corpo. Por isso, é muito importante considerar até onde você está disposto a ir, quais riscos deseja correr, para sobreviver.

returnal
Imagem: Divulgação

Se isso parece assustador, tenha certeza de que sua audácia também pode ser muito recompensada em Returnal. Isso poderá acontecer, já que alguns itens pegam essas fraquezas percebidas e as transformam em pontos fortes. Encontre uma Cápsula Faminta e, de repente, você vai causar mais dano de atordoamento por parasita anexado. Ou a já mencionada Unha Fractal, que aumenta seu dano quando você tiver um mau funcionamento. Então, certifique-se de considerar todas as opções e todos os estilos de jogo, você pode encontrar combinações especiais extremamente vantajosas.

Não fique parado!

Em Returnal, as ameaças podem vir de qualquer lugar. O inferno das balas que amamos parece ainda mais glorioso do ponto de vista de uma terceira pessoa, mas dará uma jogabilidade de evasão desafiadora que colocará sua consciência espacial e domínio dos controles à prova. Veja algumas sugestões sobre como aumentar suas chances de sobrevivência no calor do combate:

  • Certifique-se de usar o conjunto completo de movimentos e todas as ferramentas à sua disposição: use o fogo de quadril para uma boa consciência ambiental e o Foco Objetivo para melhorar a precisão e para destacar os pontos fracos do inimigo;
  • Não se esqueça dos ataques corpo-a-corpo para ajudar a atordoar inimigos maiores ou acabar com os menores mais facilmente; mantenha um ritmo saudável de uso do Disp-Alt e lembre-se de usar os consumíveis;
  • Continue correndo, já que isso não apenas permite que você evite ataques rapidamente, mas também se mova através de projéteis inimigos sem sofrer danos. Bem, a maioria deles, pelo menos;
  • Mantenha suas prioridades em ordem. Um inimigo deixou cair um item novinho em folha não descoberto no calor do combate? Talvez seja melhor adiar a varredura até que a área esteja limpa. Você sempre terá a calmaria depois da tempestade para comemorar suas recolhas, mas primeiro você precisa sobreviver até lá;
  • Em meio aos diversos tiros de Returnal, aprenda a evitar a fixação de alvos. Com tantas ameaças vindo em sua direção, sua atenção se torna seu recurso mais valioso. Se você gastar tudo em uma única ameaça ou padrão de bala, não terá mais nada para processar o resto das ameaças que vêm em sua direção. 
  • Em Returnal, o jogador deve manter uma visão geral de alto nível de sua situação atual, algo que pode ajudá-lo a ficar um passo à frente de seus inimigos: fique de olho no indicador de ameaça para quaisquer ataques vindos de fora da tela; observe rapidamente no mini mapa para ver quantos hostis ainda estão por aí; e preste muita atenção às dicas de áudio para ataques recebidos. Confie nos seus sentidos e aprenda a sentir o seu caminho durante o combate. 
  • Conheça as rotas de fuga. Busque familiarize-se com cada área e preste muita atenção ao que está ao seu redor. Ficar preso em um canto ou cair acidentalmente no meio do tiroteio é uma forma certeira de Selene encontrar a morte e reiniciar mais um ciclo…
  • Mantenha sua adrenalina alta! É mais fácil falar do que fazer, pois receber qualquer dano reinicializará seu medidor. Mas aumentar sua Adrenalina vai fornecer múltiplas vantagens em combate, como mísseis teleguiados adicionais disparados de seu androide auxiliar; um ataque corpo-a-corpo mais perigoso; ou até mesmo nossa visão melhorada, que permite que você veja as assinaturas de energia dos inimigos através das paredes. Esses bônus podem fazer uma grande diferença no combate e podem tornar o combate ainda mais envolvente quando você tenta manter a satisfação de “surfar na onda” sem ser atingido!
returnal
Imagem: Divulgação

Atropos é cheia de armas

Para sobreviver ao caos de Returnal, o jogador depende das armas. Sendo assim, há muito para ser experimentado no jogo: arquétipos de armas, modos Disp-Alt e características de armas. Elas podem se adequar a estilos de jogo muito diferentes, assim um ciclo pode mudar drasticamente dependendo da arma escolhida. Qual é o melhor? Isso realmente varia de jogador para jogador, então pedimos à equipe alguns de seus favoritos e algumas dicas bônus…

Embora mudar o estilo de jogo entre várias armas em uma sessão seja uma excelente ideia, muitas vezes é possível voltar para a arma mais confiável de Selene, tendo maior segurança ao longo dos ciclos. Algumas armas contam com altas estatísticas de Cadência de tiro e danos, sendo possível competir facilmente com armas “maiores” e menos velozes. Há também uma sensação muito satisfatória de crescimento quando o jogador acumula suas balas de Adrenalina e, combinada com as extras que conquista da Traços de Mísseis Teleguiados, pode disparar uma enxurrada de projéteis em um padrão glorioso que lembra os shooters clássicos. Mas a preferência vai de cada jogador, o que torna a aventura de Returnal adaptativa a cada indivíduo.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 28 Abr 2021.