Guia da Semana

Em um mundo onde o esplendor do Japão feudal encontra a intensidade dos combates de samurais e a intriga política, Rise of the Ronin, nova aventura da Team NINJA exclusiva para PlayStation 5, promete uma aventura épica repleta de desafios, estratégias e reviravoltas. Para aqueles prestes a embarcar nesta jornada, reunimos 16 dicas essenciais que ajudarão a maximizar sua experiência, aprimorar suas habilidades de batalha, e desvendar os segredos e a beleza deste mundo vasto e multifacetado.

Desde dominar a arte do combate até explorar cada canto do mapa por tesouros ocultos e alianças improváveis, estas dicas são a chave para se tornar o ronin definitivo. Prepare-se para explorar territórios inexplorados, enfrentar inimigos formidáveis e forjar o seu caminho através de uma narrativa rica e envolvente que irá desafiar cada aspecto do seu ser de guerreiro. Aqui está uma lista especial com 16 dicas indispensáveis para mandar bem em Rise of the Ronin! Aproveite para ler nossa review aqui!

Habilitando o cavalo

Após concluir a porção inicial da campanha, que é guiada e serve como tutorial, você vai chegar em um vilarejo como parte da missão principal. Assim que chegar na vila, você vai avistar um cavalo comendo feno no meio da estrada. Interaja com ele para ganhar uma Flauta, permitindo que você invoque o bicho onde quer que você esteja. Como o mapa de Rise of the Ronin é extenso, o cavalo será seu melhor amigo para agilizar a exploração.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Verticalidade é fundamental

A verticalidade é uma das armas do protagonista em Rise of the Ronin. Use os telhados das casas, montanhas e qualquer outro terreno mais elevado pra despachar os inimigos com assassinatos. Nesse sentido, o jogo funciona como uma espécie de Tenchu, permitindo que o player diminua as linhas inimigas sem ser visto.

A exceção aqui vai pros inimigos formidáveis. Esses tenentes não são eliminados com um único assassinato, mas a barra de vida deles desce pra metade, dando uma vantagem enorme na batalha.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Aumente a quantidade de poções

Em Rise of the Ronin, os itens de cura são chamados de Pílulas Medicinais. Para aumentar a quantidade de cargas das pílulas, é necessário aprender habilidades específicas na árvore de atributos. Fizemos um texto separado explicando passo a passo. Acesse-o clicando aqui.

Gerencie bem seu Ki

Similar aos outros jogos do gênero e principalmente a NiOh, outro título da Team NINJA, Rise of the Ronin tem uma barra de Ki. É imprescindível que o jogador gerencie ela bem para causar dano constantemente e não ficar vulnerável em relação aos adversários. O game tem um recurso chamado de Ímpeto Laminar que é basicamente o Pulso de Ki de NiOh.

O Ímpeto Laminar funciona da seguinte forma: na medida que você golpeia os inimigos, sua lâmina vai ficando suja de sangue, preenchendo uma barra específica. Você pode usar essa barra para recuperar o seu Ki.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

No começo é normal não lembrar de usar o recurso mas fixe isso em sua mente: sempre que realizar um combo, usar o Ímpeto Laminar. Dessa forma, sua barra de Ki raramente vai ser esgotada e você vai conseguir manter a pressão no inimigo de maneira constante!

Conclua os Encontros Inesperados

Os Encontros Inesperados são uma das mecânicas inusitadas do mundo aberto de Rise of the Ronin. Enquanto você explora as regiões, essas atividades vão surgir de maneira totalmente aleatória. E, por vezes, dando uma única oportunidade ao jogador de fazê-la. Nesses encontros, temos que ajudar pessoas sendo assaltadas, lutar contra bêbados, auxiliar cães, duelar contra soldados entre outras atividades.

Ao concluir o encontro, você vai ganhar boas recompensas e vai aumentar o Elo com a área em questão, fazendo com que os ícones dos baús e de outras atividades fiquem fixados no mapa.

Use os Tratados para agilizar a progressão

A progressão de nível em Rise of the Ronin é dividida em dois pontos de habilidade diferentes. Os pontos comuns e os pontos raros. Os pontos raros estão atrelados aos atributos das árvores de habilidades: Força, Destreza, Intelecto e Carisma. Você consegue pontos de atributos ao melhorar o Elo com aliados, ao concluir missões e usando Tratados.

O X da questão aqui é que esses tratados vão para o inventário quando são obtidos. Eles não são usados automaticamente. Graças a isso, é comum o jogador acabar avançando no game sem fazer uso desses objetos, agilizando a progressão do personagem. Portanto, lembre-se sempre de usá-los sempre que obter um!

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Dê os presentes certos para os aliados

Como mencionei acima, aprimorar sua relação com os aliados também concede Pontos de Atributo. Você pode aprimorar seu Elo de Personagem conversando com eles, concluindo missões e dando presentes.

Cada aliado tem tipos de presentes prediletos. Os que eles mais tiverem afinidade são marcados com um símbolo de coração na cor branca. Fique atento a isso. Os presentes também possuem raridade e os de cor laranja garantem um grande bônus de elo mas são mais escassos no jogo.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Pegue os materiais e desmonte os itens

Em Rise of the Ronin, podemos encontrar materiais como madeira e minérios espalhados pelo mapa. Certifique-se de sempre coletar eles. O jogo coloca um indicativo visual neles. Esses recursos podem ser usados para aprimorar as armas e equipamentos, aumentando a quantidade de dano causado.

Para agilizar ainda mais o processo, desmonte a maior parte de seus itens. O loot de Rise of the Ronin segue à risca o sistema implementado nos outros jogos da Team NINJA. Você vai obter centenas de equipamentos em pouquíssimo tempo.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Chaves enferrujadas do depósito sempre estarão por perto dele

Ao invadir as bases inimigas, você vai notar que em algumas delas temos depósitos, construções que abrigam um baú de tesouro com recompensas valiosíssimas. As chaves dos depósitos sempre estão na área ao redor dele. Na maior parte das vezes, basta eliminar o adversário formidável que protege o local para obter a chave.

Aprenda novos tipos de Oratória para destravar opções de diálogos

Ao aplicar seus pontos de Atributos, você pode aprender novas habilidades que envolvem Oratória. Essas habilidades desbloqueiam novas opções de diálogos que ajudam a aprimorar sua relação com os aliados.

Elas não alteram o curso da história mas ajudam a agilizar o progresso de Elo com os personagens secundários e consequentemente o progresso do seu personagem. Lembre-se que ao aprimorar o Elo com os aliados, você ganha recompensas como novas posturas e pontos de atributo.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Use os estilos de combate corretos

O combate de Rise of the Ronin é baseado em diversas posturas, tanto para o protagonista quanto para os inimigos. Existem posturas que apresentam vantagens em relação às outras, causando um maior dano de postura.

Por isso, fique sempre atento a isso. O jogo tem um indicativo visual de quando a postura que você está usando tem vantagem no combate. Uma seta pra cima na cor azul fica visível na tela. Quando o inimigo tem vantagem, uma seta vermelha para baixo surge.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

As posturas precisam ser equipadas na sua arma e elas podem ser obtidas através de missões e como recompensa de Elo com os aliados. Cada postura tem um nível de ranque, indo até Mestre. Quando você chega no nível mestre, uma habilidade especial é desbloqueada para o atalho R1 + X. Certifique-se de equipar a habilidade no atalho pra que você possa usar ela em combate.

Use consumíveis

Com tantas opções no combate, usar os consumíveis em Rise of the Ronin não é uma tarefa muito simples, sobretudo se você estiver rodeado de inimigos. Mesmo que exista a possibilidade de equipar esses itens nos atalhos, é difícil lembrar de usar eles ao longo das lutas.

Contudo, eu recomendo fortemente que você use e abuse desses itens. Granadas de fogo, granadas de fumaça, além de outros itens que aplicam efeitos temporários em sua arma… Usar os consumíveis facilitam e MUITO diversas batalhas contra chefes, logo, não durma no ponto em relação a isso.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Melhore o gancho pra roubar itens

Você pode melhorar o Gancho na árvore de atributos para ter uma vantagem importante no combate. Os chefes das missões são capazes de usar pílulas medicinais para se curarem e usar consumíveis como bombas de fogo e veneno.

Você pode aprender habilidades que aprimoram o uso do Gancho, permitindo que o protagonista use o objeto para roubar os itens antes que os chefes adversários os utilizem. Com essa mecânica, você consegue negar que o general inimigo se cure. Baita vantagem pras lutas!

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Use equipamentos e acessórios que aumentem a aquisição de carma, pílulas medicinais e proficiência de arma

Em Rise of the Ronin, os equipamentos e acessórios possuem diversos tipos de bônus. Eles podem aumentar a aquisição de Carma, recurso que concede pontos de habilidade, aumentar a frequência de pílulas medicinais ou até aumentar a quantidade de proficiência de arma obtida ao derrotar os inimigos. Fique sempre atento a esses bônus e priorize equipamentos de acordo com a sua necessidade!

Melhore o Planador

Além do cavalo, o Planador é seu maior aliado na exploração e combate em Rise of the Ronin. Existe um personagem capaz de realizar Desenvolvimentos Tecnológicos que aprimoram o Planador e ele até faz parte da campanha principal, contudo, o jogo não deixa muito claro quais melhorias você pode fazer no objeto.

Ao conversar com o NPC, que fica marcado com o ícone de um livro no mapa e a palavra Desenvolvimento Tecnológico, ele vai te pedir Livros Estrangeiros. A localização dele vai variar mediante seu avanço para novas regiões, mas ele sempre vai estar ao lado do estúdio fotográfico.

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Ao entregar esses Livros, as melhorias serão habilitadas. Você pode desbloquear um propulsor pro Planador, agilizando a exploração, além da capacidade de arremessar granadas flamejantes.

Use o Serviço de Gatos

Os colecionáveis de Rise of the Ronin são gatinhos que podem ser alisados. Em primeira instância, os felinos parecem não ter uma funcionalidade a mais no game. Contudo, ao conversar com a NPC que está procurando por eles, você vai desbloquear o Serviço dos Gatos.

O jogo permite que você envie os bichanos em missões para coletar recursos. Eles basicamente funcionam como um “idle farm”. Cada missão tem um tempo específico para ser concluída. É uma excelente maneira de acelerar a progressão do seu personagem!

rise of the ronin
Imagem: Reprodução

Sobre Rise of the Ronin

Rise of the Ronin é um RPG de ação de mundo aberto focado em combate que ocorre no Japão em um momento de grandes mudanças. É o fim de um período Edo de 300 anos, comumente conhecido como “Bakumatsu”. Situado no final do século 19, o Japão está enfrentando os tempos mais sombrios, enquanto luta com seus governantes opressivos e doenças mortais, enquanto a influência ocidental permeia enquanto a guerra civil continua a ocorrer entre o Xogunato Tokugawa e as facções Anti-Xogunato.

Aqui neste tempo de caos, você encarna um personagem Ronin, um guerreiro não vinculado a nenhum mestre e livre para fazer suas próprias escolhas. Rise of the Ronin é uma nova experiência do Team Ninja que o mergulhará em um mundo de inspiração histórica, ao mesmo tempo, em que reúne sua renomada ação de combate com Katanas e similares, com novas armas de fogo que retratam a personalidade única de seu período.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 21 Mar 2024.