Guia da Semana


A Aspyr entra em 2024 trazendo uma coleção clássica: Star Wars: Battlefront I e II, que será lançado para PlayStation, Xbox, PC, via Steam e Nintendo Switch. Ambos os jogos, originalmente lançados nos anos 2000, trazem todo um ambiente nostálgico. Particularmente, tive a oportunidade de jogar ambos os títulos nas saudosas locadoras de jogos, no primeiro Xbox. Desta forma, o anúncio do jogo, trouxe surpresa, sendo apresentado há apenas três semanas durante o Nintendo Direct. Porém, confesso ter muito medo desses jogos trazidos do passado para o presente. Pois muitos dos pensamentos nostálgicos acabam sendo destruídos por uma jogabilidade datada.

É claro, cada título é fruto de seu tempo, e isso é bem óbvio. Contudo, as memórias formadas em nós são fragmentos que vão bem além disso. Desta forma, esse jogo será analisado por um fã de Star Wars que teve a oportunidade de jogar o título em dois momentos completamente distintos. Portanto, se prepare para mais uma review do Pizza Fria!

Dois clássicos em um mesmo lugar

Star Wars: Battlefront Classic Collection traz os dois jogos em um único pacote. Segundo a própria Aspyr, o título traz uma experiência mais próxima do material original, mantendo sua jogabilidade, mas com alguns gráficos aprimorados. Mas olha… pouca coisa, tá? Contudo, uma coisa é certa: o jogo mantém a essência que encantou os fãs em um passado distante. Mas vale ressaltar que a EA tentou reformular a série, com dois novos jogos, mas não obteve lá grande sucesso (embora eu tenha achado ambos os títulos excelentes).

Desta forma, Star Wars: Battlefront Classic Collection traz praticamente os mesmos jogos do passado para o presente, com alguns floreios a mais na questão gráfica, mas com a mesma jogabilidade. Essa tendência, cada vez mais comum no mundo dos jogos, tem sido complexa e, sinceramente, acabou destruindo várias lembranças de experiências antigas, por conta da jogabilidade totalmente datada. E, bem, eu confesso ter sentido exatamente isso por aqui. Mas o problema não é o jogo, sou eu. Acho que posso dizer assim.

Star Wars Battlefront Classic Collection
Stormtroopers por toda parte! (Imagem: Divulgação)

Após uma infinidade de jogos contemporâneos, com gameplay refinada, é quase involuntário não comparar as coisas, sobretudo com um título de quase duas décadas atrás. Porém, se considerarmos a preocupação da Aspyr em manter as características dos jogos, Star Wars: Battlefront Classic Collection conseguiu fazer isso muito bem. Inclusive em seus erros, como uma IA sofrível e todo aquele caos gráfico dos anos 2000. E o jogo não é ruim. Só é de outra época mesmo. Portanto, por conta disso, é bem possível que as novas gerações não curtam tanto o jogo, sobretudo com os títulos mais atuais da EA a preço de banana por aí.

Distanciamento temporal e novidades

Logo ao abrir o jogo, senti um sentimento de vaguidão. Star Wars: Battlefront Classic Collection começa no mais absoluto silêncio, sem uma trilha-sonora icônica feita pela lenda John Williams. Os menus são extremamente simples e trazem aquela estética anos 2000 para a atualidade. Contudo, temos Star Wars: Battlefront e Battlefront II atualizados para 60 FPS, e texturas aprimoradas. Confesso que não notei lá grandes diferenças visuais, mas parece que todo jogo que é lançado PRECISA ter essa ênfase em frames e reflexos.

Já os controles, sobretudo no mouse e teclado, precisam de um bom tempo de configuração. De imediato, logo ao começar a jogar, é totalmente estranho controlar os personagens e suas armas, seja em primeira ou terceira pessoa. Mas isso é bem típico dos anos 2000. Mas isso é questão de hábito. Um ponto nostálgico do jogo, foi a manutenção dos vídeos do jogo original. Neste ponto, parece que voltei a uma cadeira de plástico com duzentas crianças ao meu redor gritando, enquanto tento lutar contra bots e outros três amigos conectados na “revolucionária” experiência de jogar em uma tela enorme de tubo dividida.

Star Wars Battlefront Classic Collection
Revisite duelos clássicos da franquia Star Wars. (Imagem: Divulgação)

E, como eu disse, Star Wars: Battlefront Classic Collection traz os mesmos jogos, trazendo as ruas estreitas de Mos Eisley, as planícies congeladas de Hoth, além de diversas batalhas espaciais, em cenários espacialmente limitados, mas muito bem feitos. Esses jogos, inclusive, foram marcantes por trazerem uma diversidade de veículos aéreos e infantaria em um grande caos intergalático.

Mais problemas no paraíso da nostalgia

E, voltando a algo que eu já havia dito, o encanto da nostalgia não esconde os desafios de se relançar jogos na atualidade. Há um desequilíbrio nas campanhas, e a inteligência artificial… meu deus! É desesperadora. Com um mísero stormtrooper, me sinto o mais cruel dos mandalorianos. Com um Jedi, a situação fica ainda mais cruel. É um verdadeiro massacre contra um monte de bots perdidinhos no pagode.

Outro grande problema é a ausência de um modo multijogador com crossplay. Com isso, além de limitar o número de partidas, limita até mesmo a própria continuidade do game nos consoles mais recentes. E, convenhamos: isso é um baita tiro no pé. A possibilidade de aumentar o número de jogadores nos servidores poderia melhorar bastante a experiência de jogo, tendo mais pessoas e menos bots burros. É sério… quem jogar, verá!

Star Wars Battlefront Classic Collection
Batalhas espaciais também estão presentes na coleção. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Star Wars: Battlefront Classic Collection?

Star Wars: Battlefront Classic Collection é um jogo nostálgico, e isso é inegável. No entanto, a experiência tida nos anos 2000 é TOTALMENTE DIFERENTE da que teremos em 2024. É claro, isso é uma questão mais pessoal do que tudo. No entanto, creio que os millenials sentirão o mesmo ao jogar. Observando pela perspectiva de nostalgia, é incrível rever esse título, após tantos anos. Aliás, muitos jogadores mantinham servidores nos jogos originais. Agora, a tarefa deles está mais “facilitada” com a coleção. Mas, o título pode chegar a R$ 115,00 em algumas plataformas, e esse é um preço alto para um jogo do “início do século”.

Vale ressaltar que esta nova versão poderia ter menus mais bem elaborados, um sistema de mira mais aprimorado e até mesmo gráficos um pouco melhores. A falta do crossplay também é outro incômodo nítido para todo jogador atual, e eu senti isso. Star Wars: Battlefront Classic Collection é um grande clássico dos FPS em tela dividida dos anos 2000, e é um título que merece respeito. No entanto, não sei se é tão válido atualmente, sobretudo com os dois novos títulos tendo ótimos gráficos e jogabilidade muito mais contemporânea. Mas é tudo questão de gosto…

Enfim, para os fãs de jogos clássicos, essa é uma coleção para se ter na estante. Agora, se você não é chegado, passe para o próximo. Mas sempre se lembre da franquia Star Wars: Battlefront como um marco nos jogos eletrônicos.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Aspyr.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 13 Mar 2024.