Guia da Semana

De tempos em tempos, a Steam realiza alguns festivais para promover jogos independentes na plataforma. Festivais esses que são responsáveis por mostrar ao público demonstrações de jogos incríveis que talvez acabariam esquecidos no meio das grandes produções lançadas a todo momento na loja. Alguns jogos, hoje sucesso de público e crítica, já ganharam destaque nesses eventos, como por exemplo Souldiers ou Card Shark. E hoje trarei mais uma vez alguns jogos que me chamaram a atenção durante o Steam Next Fest. Vem ver!

O Steam Next Fest serve para ajudar desenvolvedores independentes e colocar algum holofote nos seus trabalhos, visto que talvez o maior problema desses pequenos jogos seja a sua visibilidade no imenso mar de jogos e lançamentos que é a Steam. Então garimpar essas demonstrações e conhecer jogos interessantes é algo muito gratificante e com certeza ajuda muito esses desenvolvedores.

Entretanto, tenho que avisar que existem centenas de jogos e demonstrações disponíveis, ou seja, é impossível testar todos os jogos e eu obviamente irei deixar de fora alguns incríveis jogos, mas fica o meu convite para você testar as demonstrações disponíveis no Steam Next Fest, e quem sabe encontrar o próximo grande sucesso independente.

O Steam Next Fest acontecerá entre os dias 13 e 20 de junho, então é importante correr para testar aqueles jogos que você tem interesse para não se arrepender de comprar depois. E lembrando que caso você goste de algum jogo aqui, ou durante o festival do Steam Next Fest mesmo, não se esqueça de adicioná-lo nas sua Lista de Desejos, pois isso ajuda demais os desenvolvedores.

Midnight Fight Express

O gênero de jogos de beat’n up esteve estagnado durante muitos anos, e graças à Bruce Lee isso mudou. Midnight Fight Express é um novo olhar para esse gênero tão amado e ao mesmo tempo que ele se reinventa, ele não esquece das origens do gênero. Midnight Fight Express é um beat’n up isométrico com um ritmo aceleradíssimo e um sistema de combos bastante diferenciado, que irá te colocar em situações de pancadaria insana enquanto toca uma excelente trilha sonora. Além de possuir um excelente sistema de combate, o jogo também traz um arsenal considerável de armas de fogo e armas brancas para você se divertir no Steam Next Fest.

O jogo apesar de parecer simples, ele é bastante profundo em seus sistemas, permitindo que o jogador desbloqueie habilidades e roupas para customizar o personagem, tudo isso para você tirar excelentes fotos e gravar GIFS das suas jogadas da maneira mais estilosa possível. Todos esses sistemas se tornam bastante surpreendentes quando você descobrir que o jogo todo está sendo desenvolvido por uma única pessoa.

Midnight Fight Express está programado para lançar em 23 de agosto, e eu recomendo demais que você bata em alguns capangas na demonstração do jogo do Steam Next Fest.

Agent 64: Spies Never Die

Goldeneye 007 do Nintendo 64 é um jogo que deixou uma legião de fãs espalhados pelo globo, e eu confesso que não sou um deles, pois na minha infância eu não tive a oportunidade de jogar. Entretanto, em 2022, a sombra desse sucesso ainda paira sobre a indústria de jogos (sombra essa de um possível remaster?) e com certeza essa sombra influenciou e influencia muitos jogos que jogamos hoje em dia. Apesar disso, eu costumo brincar que desenvolvedores independentes procuram fazer o jogo que eles querem jogar, e aparentemente os desenvolvedores de Agent 64: Spies Never Die queriam jogar um novo Goldeneye 007.

Em sua essência, Agent 64: Spies Never Die é um jogo retro de tiro em primeira pessoa inspirado em jogos da época do Nintendo 64, e quando eu digo inspirado é quase que literalmente. O estilo artístico do jogo lembra muito os jogos dessa época, e a gameplay também é bastante parecida, com aquele sistema de mira de “arrastar a câmera”. Dito isso, Agent 64: Spies Never Die é um excelente jogo, e estou dizendo isso como uma pessoa que não tem o fator nostalgia e não faz parte do público alvo do título, pois o jogo é bastante competente em tudo que se propõe a fazer tendo missões bastante desafiadoras, em diferentes dificuldades.

A demonstração de Agent 64: Spies Never Die disponível no Steam Next Fest é curta, mas eu acredito que irá bater na nostalgia daqueles que amavam jogar o PvP em tela dividida e brigar com os amigos para não espiar a tela um do outro, mas cá entre nós, eu sei que você espiava.

Cult of the Lamb

Já pensou em jogar um jogo, onde você deverá guiar bichinhos fofinhos e convertê-los a seguir o deus do mal? Eu também não, mas ainda bem que existem desenvolvedores malucos para isso. Cult of the Lamb, é um roguelike de ação, gerenciamento e construção de cidades. O jogador controla um simpático cordeirinho que detém os poderes de um deus do mal, e cabe a você montar um culto em louvor à essa entidade, e sacrificar pessoas no nome dele.

Cult of the Lamb parece ser um jogo bastante promissor, pois ele promete contornar muitos dos pontos do gênero de roguelike que acabam afastando os jogadores mais casuais, e ele faz isso adicionando mecânicas de outros gêneros para criar uma progressão interessante. Fora esses sistemas diferentes, Cult of the Lamb tem um combate simples, mas que funciona muito bem, pois as animações de todos os personagens são incríveis, e aproveitando o gancho, vale também destacar que o visual do jogo é bastante impressionante também, essa direção de arte e o design tanto dos bichinhos quanto dos inimigos é incrível.

O game promete ser um roguelike para aqueles que não gostam do gênero, pois intercalar momentos de ação com momentos mais confortáveis de construção e de sacrificar bichinhos fofinhos parece ser uma boa ideia nunca explorada no gênero. A demo do Steam Next Fest é bastante curta, mas é possível ter uma noção do que esperar da versão final do jogo que está prevista para chegar em 11 de agosto.

Selaco

A Influência do primeiro Doom (1993) é incalculável na história dos jogos, mas você sabia que até hoje existem jogos desenvolvidos no motor gráfico do Doom original? Selaco, é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido na GZDOOM, uma engine modificada do pai dos jogos de tiro. E você pode até pensar que isso é um ponto negativo pro jogo, mas Selaco não deixa nada a desejar e é um excelente “boomer-shooter”.

Na demonstração de Selaco, você controla uma super soldado dentro de uma espaçonave que está sendo invadida, e cabe a você sobreviver no meio desse caos e matar todos os intrusos. O jogo traz visuais bastante impressionantes, com animações para quase todas as ações da protagonista e dos inimigos e efeitos especiais por todo o cenário. Entretanto ainda estamos falando de um jogo de tiro, e o que importa aqui é o gameplay.

Os desenvolvedores “tiraram leite de pedra” na GZDOOM, e fizeram um jogo impressionante com um combate fluido e ao mesmo tempo frenético, pois quase todo o cenário é interativo dando infinitas possibilidades de abordar a mesma situação. A demonstração de Selaco com certeza vale a sua atenção durante o Steam Next Fest, se você se interessa por esse tipo de jogo.

Signalis

Signalis é um survival horror muito inspirado nos primeiros jogos da franquia Resident Evil. O jogo se passa em um universo distópico de ficção científica onde a humanidade é coberta por um segredo obscuro, e cabe a Elster, uma Replika, descobrir os segredos desse universo.

Mecanicamente o jogo é muito parecido com as influências que citei acima, tendo todo aquele sistema de ir e voltar em áreas já visitadas para acessar novos caminhos e atalhos, o combate do jogo também é bastante travado e lembra bastante os antigos “controles de tanque” da série da Capcom. Signalis parece ser um jogo seguro que tenta se agarrar nos conceitos clássicos de survival horror, tudo isso sem se arriscar muito em trazer grandes inovações. Mas ainda sim promete ser um bom jogo para os amantes mais saudosistas do gênero.

The Many Pieces of Mr. Coo

Os adventure games dos anos 90 são jogos incríveis, isso é inegável, jogos como Full Throttle, Monkey Island, Flashback e etc. Essa época é conhecida como a era de ouro dos aventure games point and click. Porém não é novidade para ninguém que esse tipo de jogo ficou parado no tempo e não faz mais tanto sucesso quanto antigamente. Entretanto, nos últimos anos uma nova onda de jogos nesse estilo têm surgido, jogos de excelentíssima qualidade diga-se de passagem, porém quase todos esses títulos apelam para uma narrativa bem construída para entreter o jogador até o final.

E é ai que The Many Pieces of Mr. Coo entra, sendo um adventure game muito inspirado nessa época de ouro do gênero, porém o seu diferencial é que o jogo apela para uma “narrativa” surrealista mais focada em animações e nas coisas acontecendo na tela de fato e não em um roteiro bem escrito e elaborado, pois o jogo não tem falas. Isso tudo somado com uma trilha sonora absurdamente bem feita, torna o jogo quase um musical animado jogável.

The Many Pieces of Mr. Coo é a minha maior surpresa até agora no Steam Next Fest, um jogo que eu nunca ouvi falar e que me surpreendeu de forma que eu jamais acharia que uma galinha gigante e um macaco com uma bengala poderia ser um bom conjunto de personagens. Apesar da demontração do jogo ser absurdamente boa e impressionante, ela é bastante curta, mas para os amantes de point and click e jogos de aventura antigos eu super recomendo The Many Pieces of Mr. Coo.

Mothmen 1966

Criaturas sobrenaturais, seres alienígenas e teorias da conspiração são temas bastante interessantes para se abordar em videogames, mas muitas vezes esses temas são abordados de maneiras clichês e sem graça até, mas imagine um jogo onde você se depara com casos parecidos com relatos da vida real? Mothmen 1966 se baseia nos relatos de aparições do Homem Mariposa da vida real, que são relatos reais de pessoas que juram ter avistado essa criatura.

Mothmen 1966 é um point and click e um adventure game que vai contar a história de 3 pessoas diferentes envolvendo as aparições dessa criatura, o jogo é mecanicamente bastante simples como qualquer outro jogo do gênero, mas a sua história é intrigante e te fisga logo no início. Os diálogos bem escritos e os personagens bastante convincentes criam uma imersão rara de se encontrar na indústria hoje em dia.

Vale destacar também os visuais do jogo que são de cair o queixo e lembram muito os jogos de DOS dos anos 80, visual esse que casa muito bem com toda a temática do jogo. A demo disponível no Steam Next Fest é curta, mas vale cada segundo investido nessa história para saber se essa criatura realmente existe ou não.

Menção Honrosa – Anger Foot

A demo de Anger Foot não está exatamente ligada ao Steam Next Fest, mas ela também está disponível. Anger Foot é um jogo de tiro em primeira pessoa bastante focado no seu humor ácido. O jogador terá que entrar em apartamentos de jacarés e chutar e atirar em tudo que se move para progredir no jogo. O game é quase que um Hotline Miami em primeira pessoa, a diferença aqui é que ao invés das máscaras mudarem a sua gameplay aqui são seus tênis.

Anger Foot é um jogo bastante engraçado e divertido, mas ao mesmo tempo bastante desafiador. A demonstração do jogo disponível durante o Steam Next Fest é longa e da pra ter uma boa noção do que esperar da versão final desse simulador de chute.

Menção Honrosa – Metal: Hellsinger

Metal: Hellsinger é outra demonstração que não está exatamente ligado ao Steam Next Fest, mas que também encontra-se disponível. O jogo que é inegavelmente bastante inspirado em Doom, tem como seu diferencial o combate em ritmo. Em outras palavras você deverá atirar, recarregar, se movimentar e executar seus inimigos no ritmo do Heavy Metal do jogo. Quanto maior for o seu “combo” mais alta a música fica e o vocalista da música só entra quando você manter esse combo alto.

E para manter o seu combo e respeitar os deuses do Heavy Metal, o jogo promete trazer um vasto arsenal de armas para você trucidar as hordas de demônios das mais criativas maneiras, mas durante a demonstração do jogo que conta somente com o tutorial e a primeira fase do jogo você só terá acesso a 4 armas.

Metal: Hellsinger é muito divertido e acho que gastei mais horas do que eu deveria tentando bater os recordes dos meus amigos, então eu recomendo esse jogo para todos os amantes de FPS e principalmente para os amantes de metal, pois as músicas do jogo foram gravadas com vocalistas famosos do gênero como Serj Tankian, da banda System of a Down.

O que você está achando do Steam Next Fest?

Esses foram alguns jogos que me chamaram a atenção durante os primeiros dias do Steam Next Fest, e vale destacar muito provavelmente acabei deixando algum excelente game de fora da lista, visto que é impossível testar as centenas de jogos que estão disponíveis durante o evento. Apesar disso, recomendo a todos testarem aqueles jogos que mais tiveram interesse, visto que muitas dessas demonstrações irão ser retiradas após o término do festival, agendado para o dia 20 de junho. Então, aproveite!

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Feldmann, Pizza Fria

Atualizado em 14 Jun 2022.