Guia da Semana
Jogos
Por João Gabriel Marques, Pizza Fria

Streets of Rage 4 – O Pesadelo de Mr. X | Review

Mais de um ano se passou desde o lançamento do incrível Streets of Rage 4, que inclusive, jogamos e adoramos.

Mais de um ano se passou desde o lançamento do incrível Streets of Rage 4, que inclusive, jogamos e adoramos – veja nossas impressões aqui. O jogo, nascido do trabalho conjunto da Dotemu com a Lizardcube e a Guard Crush Games, reviveu a série após mais de duas décadas e mostrou como é possível ter um beat ‘em up de extrema qualidade até nos dias de hoje. 

Com o sucesso, era inevitável a chegada do conteúdo adicional e, finalmente o pacote “O Pesadelo de Mr. X” está entre nós.  E, como no jogo base, não faltou esforço dos desenvolvedores para garantir uma experiência ampla aos apreciadores do gênero. Quer saber mais? Venha com a gente em mais uma resenha do Pizza Fria!

Time expandido

De cara, a novidade mais aparente é a inclusão de três personagens jogáveis, já presentes no título como chefes do modo história. A policial Estel Aguirre e a encarnação atual de Max Thunder e Shiva, personagens já conhecidos dos jogos anteriores da franquia.

A implementação de todos os novos combatentes foi bem natural, já que todas as suas animações estavam presentes no jogo e foram apresentadas no jogo base, o que também ajuda a conhecer um pouco do estilo de cada um. Os lutadores de ‘O Pesadelo de Mr. X‘ poderiam muito bem ser o roster base do jogo. Com estilos de gameplay bem distintos, diga-se de passagem:

  • Shiva é um lutador rápido com acesso a vários combos, golpes que jogam o adversário para cima e o deixam vulnerável a uma sequência aérea exclusiva do personagem. Perfeito para quem adora se desafiar em deixar o contador de acertos lá em cima e descobrir novas aberturas para maximizar os golpes seguidos.
  • Max é o brutamontes de plantão. Pouco alcance e velocidade, compensados por um dano absurdo em golpes chave. O lutador tem uma série de agarrões próprios que despacham inimigos instantaneamente, além de golpes que acertam adversários caídos para finalizar o trabalho. Fãs desse arquétipo estarão em casa com ele.
  • Já Estel é para gosta de mobilidade. A policial tem diversos movimentos que a lançam pela tela, um ótimo alcance nos ataques básicos e até um projétil aéreo que acerta inimigos em área. Um jogador que domine a personagem raramente será atingido e nunca vai se preocupar em ficar preso entre vários inimigos.

Em um jogo que já contém um elenco enorme, com grande variação entre personagens, chega a ser surpreendente a implementação tão natural dos três lutadores e como seus estilos variados se somam aos já disponíveis sem serem semelhantes demais.

Streets of Rage 4 - O Pesadelo de Mr. X
Imagem: Divulgação

A luta continua

Os personagens, embora completos, não são nem de longe todo o conteúdo que representa o DLC. Existe um novo modo de jogo, que leva o nome do pacote, até com uma pequena história própria.

Em O Pesadelo de Mr. X, os heróis buscam auxilio do Dr. Zan, o cientista do grupo, em criar uma série de desafios que os preparem para uma próxima ameaça. Assim, utilizando o cérebro do antagonista Mr. X para criar uma variedade de cenários focados em exterminar o grupo. Basicamente é a isso que se resume a nova modalidade. Lutar contra hordas de inimigos progressivamente desafiadores, separados em diferentes cenários, com apenas uma vida. A cada quatro estágios, um chefe (ou vários) aparece, o que aumenta ainda mais a dificuldade.

A primeira vista, parece uma proposta limitada, mas o que realmente dá a graça ao modo é o sistema de power ups.  A cada estágio vencido você recebe uma escolha de diferentes modos de fortalecer seu personagem. Existe de tudo, golpes específicos ganhando propriedades elementais, mais saltos, resistência, armas que são limitadas mas causam muito dano e até um ajudante controlado pelo computador.

Streets of Rage 4 - O Pesadelo de Mr. X
Imagem: Divulgação

Essa grande variedade de power ups abre a possibilidade para beneficiar todo tipo de estilo de jogo. Um personagem como Shiva, por exemplo se beneficia muito dos pulos extras, para manter os inimigos no ar por mais tempo, com suas sequencias aéreas. Axel, que tem um golpe especial fortíssimo pode optar por melhorar o mesmo e causar ainda mais dano a inimigos fortes.

Soma-se a isso o fator de que depois de algum tempo, sabemos em que estágios vem os chefes, então logo antes de entrar em uma sala com esse inimigo mais poderoso, pode ser interessante investir em uma melhoria temporária, porém poderosa, como as armas douradas. A modalidade vem de dois jeitos: um desafio semanal, fixo com os mesmos estágios e um em que a ordem de cenários e inimigos é totalmente aleatória, ainda que os chefes venham sempre a cada quatro batalhas. Obviamente há atrativo em ambos, com tempo limitado para resolver o desafio da semana ou saborear uma experiência de inimigos e cenários imprevisíveis.

Ainda mais jeitos de lutar

Os lutadores que já estavam presentes no título também receberam novas possibilidades com ‘O Pesadelo de Mr. X‘. Agora todo personagem jogável, novo ou antigo, ganha experiência conforme vai sendo utilizado, o que destrava movimentos inéditos para cada um, que podem, à escolha do jogador, substituir os que o personagem tem.

É, sem dúvida mais uma adição interessantíssima, que renova o interesse em todos os combatentes e abrange mais ainda diferentes modos de se jogar, algo que vai totalmente contra o estereótipo de beat ‘em ups , aquela imagem do jogo ser apenas apertar botões sem pensar, com todos os personagens sendo essencialmente iguais.

Agora você pode optar, por exemplo, a privilegiar o uso de um ataque de corrida que jogue para cima e abra espaço para combos maiores ou preferir um golpe que arranque mais dano, mas não deixe o inimigo vulnerável para mais acertos. Tudo de acordo com a maneira que você prefere que o personagem se comporte.

Isso adiciona, também, uma dimensão na capacidade de replay, destravar todas as técnicas dos 20 personagens jogáveis e checar quais combinações mais te agradam.

Streets of Rage 4 - O Pesadelo de Mr. X
Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar Streets of Rage 4 – O Pesadelo de Mr. X?

Recomendar DLCs quase sempre é algo complexo. Afinal, estamos falando de um conteúdo adicional e menor que o jogo base, que é incapaz de oferecer uma experiência idêntica ao original.

Realmente, completar a história base de Streets of Rage 4 é algo que pode ser feito em poucas horas, o que nos leva a pensar no quão pequeno um DLC poderia ser para o jogo. No entanto, o fato de ‘O Pesadelo de Mr. X‘ trazer formas de reinventar o gameplay de todos os personagens, trazer três novos de quebra e potencialmente ondas de desafio eternas e aleatórias lança uma reflexão dele ser capaz de obter mais horas de dedicação do que o jogo base, para algumas pessoas.

O modo novo está completamente de acordo com a mentalidade original de Streets of Rage 4. Não é sobre uma campanha demorada que se zera uma vez. É sobre terminar diversas vezes, com variados personagens, se desafiando a melhorar a performance cada vez mais. O que mais pode ressaltar essa ideia do que um modo sobrevivência divertido? Recomendo altamente ‘O Pesadelo de Mr. X‘ para qualquer pessoa que gostou do jogo base. Em uma época que estamos acostumados com conteúdo adicional que traz tão pouca coisa por preços altos, fico feliz em ver tamanha quantidade de conteúdo junta.

Streets of Rage 4 – O Pesadelo de Mr. X chega hoje para PlayStation 4, PC, via SteamGOG.com e Humble Store, Nintendo Switch e Xbox One.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Dotemu.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por João Gabriel Marques, Pizza Fria

Atualizado em 15 Jul 2021.

Mais notícias

Call of Duty: Black Ops Cold War e Warzone anunciam detalhes da Temporada 5

Jogos

Cris Tales | Review

Jogos

Ghost of Tsushima: Lendas anuncia novo modo “Rivais”

Jogos

Xbox Game Pass inclui 10 jogos em agosto e remove 7

Jogos

New World | Preview

Jogos

Prime Gaming de agosto é anunciado; Battlefield V será um dos jogos gratuitos

Jogos