Guia da Semana

The Stanley Parable: Ultra Deluxe é um game diferente. Ao contrário de outros games, em que vivenciamos a jornada de um protagonista através de uma narrativa, aqui, o jogo tenta levar o jogador em uma jornada de auto reflexão sobre a vida e até mesmo o que significa ser um jogador. Sim, é algo complexo de ser explicado inicialmente, entretanto, deixarei as coisas o mais claro possível.

No game, controlamos um personagem chamado Stanley. Ele possui um trabalho comum, uma vida comum e segue uma rotina como qualquer outra pessoa. Ele não é especial e nem apresenta um papel importante nesta história. Entretanto, The Stanley Parable: Ultra Deluxe introduz outro personagem na narrativa, o narrador.

Em obras comuns, o objetivo desta presença é contar os eventos da narrativa e relatar os sentimentos ou pensamentos do protagonista. Porém, neste game ele é introduzido como o protagonista e a sua principal função é interagir com o jogador e faze-lo refletir sobre as ações de Stanley no game e as expectativas do player em relação à obra. É eu sei, ainda meio confuso né? mas acredite, isto acaba sendo um dos pontos altos da experiência. Portanto, me acompanhe nesta intrigante aventura em mais uma review do Pizza Fria!

A jornada do jogador

The Stanley Parable: Ultra Deluxe começa com o narrador introduzindo o personagem Stanley. Ele diz que o protagonista é um homem comum, que possui um trabalho comum e está apenas em mais um dia de trabalho. Logo, quando assumimos o controle do personagem, podemos explorar uma empresa que está totalmente vazia. Ao longo do caminho, quando atravessamos diversos corredores e portas, o narrador irá dizer o que Stanley deveria fazer. Entretanto, o plot do game se inicia, pois, podemos não seguir o caminho que o narrador diz. Isto, levará o personagem para caminhos inesperados no qual ele terá que lidar com as consequências de suas ações.

ss 1a0059da2e4f496f313acb7c65b58294d8f539f4.1920x1080 sonic
No game, o jogador pode seguir vários caminhos diferentes. Portanto, cabe ao player decidir se seguirá as orientações do narrador ou seguirá seu próprio caminho. (Imagem: Divulgação)

Falar sobre a história de The Stanley Parable: Ultra Deluxe é complicado. Pois, grande parte da experiência é justamente não sabermos o que esperar durante a campanha. Logo, para explicar de uma forma simples, a narrativa do game brinca com o jogador e faz com que ele reflita sobre a vida e o verdadeiro significado da diversão em games. Portanto, o narrador irá questionar elementos como expectativa em relação à diversão apenas com ação, level design e até mesmo dar uns tapas na cara sobre reviews e premiações no mundo dos jogos.

Logo, The Stanley Parable: Ultra Deluxe não é um jogo em que iremos nos divertir. É uma obra que fará refletirmos sobre o significado da diversão e o porque criamos determinados paradigmas sobre jogos. Entretanto, embora essa descrição pareça meio entediante, o título consegue apresentar estás reflexões de uma maneira muito criativa.

O narrador quebra a quarta parede

The Stanley Parable: Ultra Deluxe consegue prender a atenção do jogador por apresentar as suas críticas principais através do narrador. Portanto, no começo do game fica evidente que o narrador consegue quebrar a quarta parede, e embora ele fale com Stanley, fica claro que, na verdade, ele está se comunicando diretamente com o jogador. Isto torna a jornada interessante, pois conseguimos manter uma grande imersão na história e seguir vários caminhos apenas para entendermos qual será o próximo passo deste misterioso personagem.

ss 12cfc84d1cd91027132e8d47eb2acaf1cc069349.1920x1080 sonic
The Stanley Parable: Ultra Deluxe levará o jogador a lugares inesperados e surpreenderá por meio de suas críticas a sociedade e a nossa forma de consumir obras áudio visuais. (Imagem: Divulgação)

Assim sendo, The Stanley Parable: Ultra Deluxe é um game sobre escolhas e o questionamento de caminhos pré determinados. Na obra, podemos seguir tudo que o narrador diz, pois, chegaremos a um final. Entretanto, é possível fazer tudo ao contrário, também chegaremos em algum lugar. Logo, parte da experiência no jogo é justamente quebrarmos a expectativa do narrador, para que logo em seguida ele quebra a expectativa do jogador apresentado algo inusitado e reflexivo. Este “troca troca” resume a jornada durante o jogo e torna toda a narrativa contada interessante e cativante, sendo que sempre queremos descobrir o próximo passa do narrador.

Novidades da edição Ultra Deluxe

A nova versão de The Stanley Parable apresenta várias melhorias em comparação ao clássico de 2013. Além das melhorias visuais e de comandos, o título apresenta cenários extras e novos conteúdos para a história. Portanto, o game aborda temáticas atuais em sua narrativa e até mesmo ironiza com algumas críticas da mídia em relação ao game original. Portanto, fica evidente que The Stanley Parable: Ultra Deluxe é a versão definitiva da obra.

Gameplay

A jogabilidade não é ponto forte em The Stanley Parable: Ultra Deluxe. Logo, o protagonista pode andar, correr, pular e interagir com alguns objetos pré determinados. O game funciona de maneira bem simples em relação as suas mecânicas, sendo que na maior parte do tempo apenas andamos e interagimos com alguns itens. Assim sendo, embora o foco seja na narrativa, fica claro que o título poderia ter apresentado mais opções de jogabilidade.

ss b28f3003aac31f59d469468c8c74bbe410279a21.1920x1080 sonic
O gameplay deixa um pouco a desejar no game. Embora possa ser argumentado que isto é proposital, fica evidente que o título poderia ter apresentando uma maior variação. (Imagem: Divulgação)

Claro, pode ser argumentando que a intenção da obra é justamente introduzir algo simples, pois a intenção é criticar a nossa expectativa em relação aos games. Porém, mesmo com este pensamento, acredito que o título poderia ter sido mais variado, usando este recurso para expandir ainda mais o objetivo da história.

Gráficos e trilha sonora

The Stanley Parable: Ultra Deluxe apresenta um visual minimalista. Temos várias salas de escritórios não muito distintas, um grande subsolo com estoques de itens do escritório e até mesmo algumas salas secretas. Entretanto, o grande destaque do game fica na subversão do cenário. Embora a história seja ambientada no escritório de Stanley, ao decorrer da narrativa, iremos para lugares diversificados como um grande campo de futebol, uma casa e até mesmo um deserto. Existem alguns outros locais, mais citá-los comprometeria a campanha. Logo, o game acerta ao levar o player para lugares inesperados e faze-lo refletir sobre o que está sendo visto e questionar qual a razão de estarmos naquele local.

ss eec7001b1e0fde761c5425bef747d17d57fec235.1920x1080 sonic
O jogo apresenta um visual minimalista, entretanto, que consegue apresentar algo único. (Imagem: Divulgação)

Em relação à trilha sonora, na maior parte do tempo ela é ausente. Pois, o grande foco de The Stanley Parable: Ultra Deluxe é escutarmos os diálogos do narrador. Neste aspecto em questão, o jogo faz um excelente trabalho. O narrador é um personagem carismático e durante a jornada, escutá-lo é sempre algo fascinante. Durante a minha experiência, constantemente eu me via imerso nas palavras deste personagem e intrigado pelas informações que estavam sendo ditas. Assim sendo, a ausência de uma música não atrapalha a campanha do game, pois, a voz do narrador é tudo que o jogador precisa para ficar imerso nesta história.

Desempenho

Minha experiência foi no PC, equipado com uma GTX 1650. Como foi dito anteriormente, The Stanley Parable: Ultra Deluxe apresenta visuais minimalistas. Logo, o jogo é bem leve e até mesmo computadores menos robustos não devem ter dificuldade em rodar o game. Além disso, durante a minha jornada, não tive nenhum problema envolvendo bugs e nem travamentos e os tempos de carregamentos foram rápidos.

Vale a pena jogar The Stanley Parable: Ultra Deluxe?

The Stanley Parable: Ultra Deluxe é um jogo difícil de ser explicado, ele precisa de experienciado. Provavelmente nem tudo fez sentido durante está review, entretanto, a mentalidade de não saber o que esperar é a melhor forma de adentrar a história deste jogo. Pois, a obra apresenta uma narrativa interessante e provocativa, que fará os jogadores refletirem sobre o mundo dos games e até mesmo a nossa expectativa em relação a eles. Embora fique evidente que o título pudesse apresentar elementos mais variados de jogabilidade, The Stanley Parable: Ultra Deluxe consegue entregar uma jornada única e marcante que se destaca como uma das mais diferenciadas no mundo dos games.

The Stanley Parable: Ultra Deluxe foi desenvolvido por Davey Wreden e publicado pela Crows Crows Crows. O jogo foi lançado no dia 27 de abril para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC, via Steam.

*Review elaborado em um PC equipado com uma Geforce GTX, com código fornecido pela Crows Crows Crows.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Leandro Paiva, Pizza Fria

Atualizado em 29 Jun 2022.