Guia da Semana

Triangle Strategy é uma obra que traz o melhor dos RPGs de turno. O game, desenvolvido pela Square Enix e que foi lançado em março de 2022, é uma bela obra de arte em HD 2D com visão isométrica e ainda que, sem grandes inovações, soube entregar um jogo sólido e divertido.

É impossível não deixar a nostalgia tomar conta e se lembrar de outros RPG’s clássicos como Fire Emblem, Tactics Ogre e Fantasy Tactics, ou até mesmo o mais recente Octopath Traveller, também da Square Enix. É certo que Triangle Strategy, nos traz essa sensação.

Abaixo iremos explorar os principais motivos que tornam Triangle Strategy uma opção atraente para os novos jogadores e para os saudosistas de plantão que procuram as emoções de uma batalha tática. Vem comigo em mais uma review do Pizza Fria!

História

Triangle Strategy nos apresenta a Norzelia, um reino dividido por três grandes potências distintas, cada uma dominando um dos recursos importantíssimos para a economia e sobrevivência do reino.

Após séculos de batalhas constantes e já cansados da guerra, as nações iniciam um período de trégua, mas novas conspirações e intrigas políticas colocam em risco a paz do reino. Aqui acompanhamos o desenrolar da história com o Serenoa, um nobre prestes a firmar uma aliança que pode estabilizar as relações entre os reinos.

Triangle Strategy
Serenoa é o protagonista de Triangle Strategy (Imagem: Divulgação)

Nosso protagonista, conta com a ajuda dos mais diversos personagens, cada um com suas convicções e discordâncias, deixando a seu encargo debater os pontos de vista e convencer os seus aliados a ficar do seu lado.

Suas escolhas vão afetar o rumo da história, até então, nada de novo, mas o que deixou este recurso interessante é como as escolhas são apresentadas, sendo elas, algumas vezes de forma ambígua.

Estas escolhas se espalham pelo jogo e se entrelaçam muito com a ambientação que o jogo trás. E aqui fica um aviso, Triangle Strategy tem um forte apelo narrativo, em algumas fases até deixando meio que em segundo plano as batalhas.

Triangle Strategy
Triangle Strategy oferece uma narrativa rica (Imagem: Divulgação)

Escolhas

Triangle Strategy nos apresenta o sistema de convicções, que são o direcionamento que suas escolhas podem seguir, elas são a moralidade, a praticidade e a liberdade. As escolhas não possuem uma categoria clara, o que me passou a sensação de uma escolha “cinza”, me fazendo pensar que não existia uma resposta “certa” e que o melhor era responder o que meu instinto dissesse.

Triangle Strategy
As escolhas são uma parte importante da narrativa de Triangle Strategy (Imagem: Divulgação)

Também é possível liberar novos diálogos de acordo com os rumos da sua exploração pelo mundo.

Louco, né? Lembrando que destino do reino está em suas mãos. Além disso, o jogo ainda te dá uma noção dos possíveis desdobramentos que as suas escolhas poderiam tomar.

Combate

Triangle Strategy traz uma variedade de aliados para compor a sua party, cada um com habilidades e papéis que vão demandar um comandante que saiba como lidar com seus aliados.

Cada personagem possui 3 pontos de TP, que é a energia que será usada para executar os ataques durante cada turno e precisa ser manejada com sangue frio. A cada turno o jogador deve escolher se irá se movimentar, atacar, utilizar um item, habilidade ou apenas esperar. Além de definir a direção para que a personagem esteja olhando ao terminar a jogada, já que deixar um aliado de costas para o inimigo pode ser um erro fatal.

Triangle Strategy
O combate de Triangle Strategy tem o mesmo charme dos gráficos do jogo (Imagem: Divulgação)

A movimentação é simples e intuitiva, podendo variar de acordo com o personagem, você também pode rotacionar a câmera para ajudar na visualização do cenário. Algumas batalhas também podem exigir objetivos diferentes para conclusão, o que te proporciona novas maneiras de jogar e explorar itens ou personagens.

Gameplay

Para os iniciantes no mundo dos jogos de estratégia, Triangle Strategy conta com diversos tutoriais que vão te guiar pelas mecânicas básicas de movimentação, ataque e escolhas táticas que serão decisivas em uma batalha.

É possível treinar nossos personagens e estratégias acessando o acampamento. Essa é uma excelente opção para afiar suas habilidades e uma ótima alternativa aos eventos principais, para fortalecer nossos personagens e aprender novas estratégias.

Triangle Strategy
Parte do mapa de Triangle Strategy (Imagem: Divulgação)

O mapa do game é simples e muito bonito, assim como tudo nesse jogo. A navegação é tranquila e ao escolher nosso destino, temos a opção de seguir para a missão principal ou escolher uma das missões secundárias.

Além do modo clássico com a movimentação por quadrados no chão, feita através de turnos, temos em algumas fases o modo de navegação livre, onde podemos passear livremente pelo cenário, explorando e interagindo com os NPCs, o que traz mais uma camada a ambientação do jogo.

Audiovisual

Já disse ali em cima e aqui vou tentar não ficar babando, já que sou fã do estilo 16 bits. Aqui, temos uma mistura de estilos que deixam o jogo mais rico, a movimentação dos personagens, campo, os efeitos das magias e os golpes, os retratos das personagens, cenários, as luzes e sombras. Para mim, o mix de HD com 2D foi muito bem executado.

Já a trilha sonora do game é fantástica, se encaixa perfeitamente nos temas de cada cenário e é mais um ponto forte na ambientação.

Triangle Strategy
Um charme (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Triangle Strategy?

Confesso que Triangle Strategy me trouxe boas lembranças de Final Fantasy Tactics e que talvez eu tenha sido corrompido pela nostalgia. Porém, acredito que para os apreciadores de um bom jogo e velho RPG de turno com foco na narrativa, o game traz sim um vigor e respiro moderno ao melhor do retrô.

A Square Enix entregou um jogo com um ótimo equilíbrio entre a arte visual, a trilha sonora e as jogabilidade, sem dúvidas, caprichando bem na história. O que às vezes, pode ficar um pouco cansativo, mas ainda assim, traz um senso de responsabilidade por suas escolhas dentro do jogo.

Apesar da trama não ser tão inovadora, a ambientação geral do jogo, arte, som, interações e escolhas, deixou a trama de Triangle Strategy mais interessante e significativa e o game sem dúvidas, merece ser comprado e bastante apreciado.

Triangle Strategy está disponível de forma exclusiva para Nintendo Switch, custando R$ 299,00. Uma demo gratuita está disponível, permitindo utilizar o progresso obtido na versão final.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por William Nelson, Pizza Fria

Atualizado em 19 Abr 2022.