"Deixe a neve cair", "Uma canção de Natal", "O Natal de Poirot" e "O expresso polar" estão na lista.
Fotos: Reprodução/Amazon
A literatura é capaz de nos levar a mundos diferentes, a aventuras inimagináveis e a sentir emoções incríveis. Neste cenário, estão as histórias natalinas, que costumam ser emocionantes e, justamente por isso, passam de geração em geração. Diversos contos clássicos já foram adaptados ao cinema, enquanto os livros mais modernos costumam reunir grandes escritores para montar uma coletânea de histórias natalinas.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 9 livros para entrar no clima natalino. Confira:
Galeria de fotosPapai Noel: uma biografia, Gerry Bowler
Foto: Reprodução/Amazon
Papai Noel: uma biografia, Gerry Bowler
Para quem tem interesse em saber sobre a história do personagem mais amado pelas crianças, Gerry Bowler escreveu esta biografia. A obra retrata desde sua criação como descendente de São Nicolau até a sua transformação em bom velhinho. Aqui, ele discute também os limites entre o comercial e o sagrado que cercam a data e o personagem.
A pequena vendedora de fósforo, Hans Christian Andersen
Outro conto conhecido desta época do ano é “A pequena vendedora de fósforos”. Trata-se da história de uma criança desamparada que mora na rua, descalça e faminta. Ela tenta vender fósforos aos passantes, enquanto se aquece com as pequenas chamas. A cada lampejo de luz ela tem uma alucinação. No outro dia, ela é encontrada congelada com um fósforo queimado em sua mão.
Todo dezembro, o escritor J. R. R. Tolkien escrevia cartas para seus filhos em nome do Papai Noel. Nestas cartas, ele conta as histórias mais fascinantes da vida no Polo Norte. Assim, o livro "Cartas do Papai Noel” reúne desde o primeiro texto ao seu filho primogênito até textos ao caçula.
Este é um clássico conto de Natal publicado em 1843 que você provavelmente já ouviu falar. Ele conta a história do velho Scrooge, um empresário ranzinza e avarento que não vê alegria no Natal até que seu falecido sócio retorna para levá-lo a uma aventura para além da vida atrás do dinheiro.
Deixe a Neve Cair, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson
“Deixe a Neve Cair” é um livro de contos natalinos escrito por três autores: John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson. As histórias acontecem durante uma tempestade de neve, durante a noite de Natal. O conto de John Green retrata a história de três amigos, Tobin, Duke e JP, que estão tentando chegar até uma lanchonete. Um amigo deles liga para avisar que um grupo de líderes de torcida está na lanchonete e quer jogar Twister. Os amigos decidem levar o jogo até as garotas, mas são surpreendidos quando o carro bate num banco de neve e perde o pneu. O interessante do livro é que todos os contos se unem em uma única narrativa.
O presente do meu grande amor: doze histórias de Natal, vários autores
Este livro traz doze histórias natalinas com o clima perfeito para quem gosta de bons romances nesta época, não importa se você comemora o Natal, o Ano-Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Ele une contos dos escritores mais proeminentes da contemporaneidade como Stephanie Perkins, Laini Taylor, Gayle Forman, Jenny Han, Rainbow Rowell e David Levithan.
“O milagre na rua 34” é um clássico conto de Natal e já foi adaptado ao cinema diversas vezes. Conta a história de uma garota que foi ensinada a não acreditar em milagres até que encontra um velhinho que se diz ser o verdadeiro Papai Noel.
A Dama do crime, como Agatha Christie é conhecida, também possui um livro de Natal. Mas claro que não é um Natal comum: é rodeado de mistérios e até assassinato. Simeon Lee convida toda a família para passar o Natal juntos na mansão familiar, mas suas intenções eram se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. A trama começa com Simeon mudando seu testamento e termina em assassinato. O detetive Hercule Poirot se interessa pelo caso e decide solucioná-lo.
“O Expresso Polar” é uma linda história natalina, nunca esquecida pelas gerações. O livro conta a narrativa de um garoto que, ao ouvir um grande barulho, descobre que há um enorme trem em frente a sua casa para levá-lo a uma aventura ao Polo Norte, residência do Papai Noel. O livro gerou um filme igualmente aclamado e premiado.