Guia da Semana
Literatura
Por Redação Guia da Semana

8 livros incríveis para quem ama artes plásticas

Confira obras que abordam diferentes áreas da arte.

Se a história da arte nos deixa maravilhados, algumas obras literárias sobre o assunto, focado nas artes plásticas, possuem o mesmo poder. Com um grande leque de assuntos, algumas obras destacam-se, seja pela abordagem, pela forma da escrita ou pela história que fez com o passar dos anos.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 8 obras que você precisa ler. Confira:

ARTE COMO TERAPIA

Muito se discute sobre o que é a arte. Em meio a incontáveis definições e teorias, uma questão essencial acaba ficando em segundo plano, talvez por provocar algum constrangimento; para que ela serve? Para Alain de Botton e John Armstrong, essa pergunta nada tem de vergonhosa. Os dois defendem que a arte cumpre um propósito muito maior do que a transmissão de valores ou ideias - ela pode nos ajudar em nossos dilemas mais íntimos e cotidianos. Por que nosso emprego não nos satisfaz plenamente? Por que todo mundo parece ter uma vida mais interessante do que a nossa? Como podemos ter relacionamentos melhores? Por que a política é tão deprimente? 'Arte como terapia' sugere uma nova maneira de se interpretar a arte; ela tem qualidades terapêuticas e é capaz de oferecer soluções fascinantes para as angústias do dia a dia.

ARTE E PSICANÁLISE

Nascidas na mesma época, a psicanálise e a arte do século XX desde então se atraem, se distanciam e se esbarram, às vezes desastradamente. Esse livro analisa os fascinantes encontros e desencontros entre essas duas formas de manifestação e compreensão do homem.

ISSO É ARTE?

Dos nenúfares de Monet aos girassóis de Van Gogh, das latas de sopa de Andy Warhol ao tubarão em conserva de Damien Hirst, o editor de artes Will Gompertz conduz o leitor por uma viagem que transformará para sempre a maneira de ver a arte moderna. Com estilo envolvente - que mescla conhecimento do assunto, ótimo texto e um delicioso senso de humor -, o autor conta a história dos movimentos, dos artistas e das maravilhosas obras que não apenas mudaram a arte para sempre, mas ajudaram a criar e definir o mundo moderno. Repleto de episódios reveladores, que nos levam a passar uma manhã num café com Monet e os impressionistas, ou a acompanhar Marcel Duchamp comprando seu famoso mictório, 'Isso é arte?' dispensa qualquer discurso pretensioso sobre o assunto. Além de contextualizar os fatores sociopolíticos, tecnológicos e artísticos que levaram à fundação de cada movimento e estilo, Gompertz aponta os legados desses movimentos - como o humor surreal do Monty Python nunca teria existido sem Tristan Tzara abrindo caminho com os dadaístas, ou como Le Corbusier não poderia ter transformado a arquitetura sem o protocubismo de Paul Cézanne. A todos os que já olharam para uma cama desfeita ou um tubarão em conserva num museu e se perguntaram 'Isso é arte?', esse livro é leitura essencial. Gompertz não responde a pergunta, mas faz melhor - oferece as ferramentas para que o leitor mesmo decida.

HISTÓRIA DA ARTE

'A história da arte' é um livro que busca introduzir o leitor ao mundo da arte, apresentando desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. No livro, o autor descreve seu objetivo como sendo o de trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas. Usa a sua percepção da psicologia das artes visuais a fim de fazer o leitor ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro.

ARTES PLÁSTICAS E TRABALHO LIVRE

Em Artes plásticas e trabalho livre, Sérgio Ferro analisa a produção artística do Renascimento enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal, a qual se intensifica no final da Idade Média quando os ateliês adotam progressivamente a mesma organização das manufaturas. Sob essa ótica - e considerando atentamente a materialidade do processo produtivo das obras de arte, visto também como modelo em escala da dinâmica social - o autor não se deixa seduzir pela condição aurática dessas obras, e concentra seu exame nas operações materiais do fazer e nos procedimentos adotados pelos artistas para se diferenciarem dos artesãos; o virtuosismo, a denegação do fazer, a sprezzatura e o non finito. Combinando de forma ímpar conhecimento intelectual e práxis artística, Sérgio Ferro revê neste livro os procedimentos estéticos empregados por Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt para conquistar um novo lugar para as artes plásticas, com consequências que se desdobram até hoje.

MANUAL PRÁTICO DO ARTISTA

Mais de 1000 fotografias ilustrando materiais, técnicas, projetos e exemplos de obras finalizadas. O texto procura descrever os métodos clássicos ou inovadores, equipamentos tradicionais ou alternativos, problemas e dificuldades e até mesmo técnicas de restauro e conservação.

PINTAR COMO OS GRANDES MESTRES

Este livro contém realidade aumentada, uma informação virtual de grande valor que oferece acesso ao conteúdo multimídia - vídeos que explicam em detalhes um processo específico; as obras originais, que você poderá imprimir para trabalhar sobre elas com maior comodidade; além de outros quadros para que você possa praticar todas as técnicas e todos os recursos utilizados pelos grandes mestres da pintura aqui expostos.

COR E FORMA NA ESCULTURA

O livro oferece uma leitura visual através das cores e formas da estética refinada de Bez Batti. A publicação revela e comenta a diversidade exuberante das cores dos basaltos do sul do Brasil e traz, no texto crítico de Antonio Fernando De Franceschi, abordagens inéditas que contextualizam a obra escultórica de Bez Batti no âmbito da arte internacional. As fotografias que integram a edição ressaltam as belas e inesperadas texturas da obra e suas cores, exibem também imagens do Rio das antas, do ateliê do escultor e seu entorno na serra gaúcha. Com capa dura e estojo protetor, o livro inclui acurada versão em inglês.


Atualizado em 22 Set 2016.

Mais notícias

10 biografias imperdíveis para ler (ou reler) na quarentena

Literatura

10 livros de suspense para ler em 2020

Literatura

10 livros nacionais recentes para ler em 2020

Literatura

6 romances recentes para ler em 2020

Literatura

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura