Guia da Semana

Você é uma daquelas pessoas que fica vidrada ao ver um ambiente bem decorado? Gosta de ver diferentes opções para renovar a sala, o quarto, a cozinha e vários outros cômodos? Que, mais do que isso, vive buscando inspirações para deixar sua casa exatamente do jeito como sonhou?

O fato é que, muitas vezes, queremos mudar a disposição dos móveis, reformar algum mais antigo ou unir o clássico com o moderno, mas nem sempre sabemos como fazer. Por isso, o Guia da Semana listou 10 livros focados no público não especializado, com orientações simples, práticas e deliciosas. Confira:

1- PEQUENO LIVRO DE DECORAÇÃO

Neste guia, Elaine Hipólito pretende ensina a escolher desde a cor das paredes até o revestimento do piso e os objetos visando tornar a casa num lugar aconchegante e bonito. Dentre os temas que a autora discute, encontram-se: como decorar cada cômodo da casa para adequá-lo às atividades ali realizadas; os diferentes revestimentos que podem ser usados para trazer mais vida às paredes, como adesivo, papel de parede e pinturas decorativas; como escolher tapetes e cortinas, levando em conta o material, a cor e o tipo de ambientação que se deseja; maneiras de repaginar pisos desgastados sem ter que investir uma fortuna; o jeito considerado certo de emoldurar e dispor quadros nas paredes, de acordo com o tipo e o tamanho.

2- ORGANIZANDO ESPAÇOS

Esse livro indica peças de mobiliário, acessórios e complementos para os muitos ambientes e inúmeros modos de morar e viver - da decoração de um cômodo vazio à reforma de outro já decorado. Apresenta, ainda, a harmonização de cores das paredes com móveis, fornece dicas sobre instalações elétricas e aponta os princípios do Feng Shui, de modo que o local, além de ser agradável, equilibre o fluxo de energia.

3- LUGAR COMUM

O mundo mudou e as formas de morar, viver e trabalhar se transformaram. Por quê, então, a casa das pessoas continua a mesma? Quais as soluções possíveis para se evitar de um lado um conservacionismo ultrapassado e de outro o consumismo de quem adere acriticamente à última novidade? Neste livro, a autora procura consuzir o leitor para o cotidiano e seus objetos, com exemplos práticos permeados da teoria necessária para que possa assim reorganziar convenientemente o espaço de sua casa.

4- CORES PARA INTERIORES

Este livro centra-se na cor e em como tirar o maior proveito dela em espaços reduzidos. Os leitores poderão recorrer às ideias da obra, com o auxílio de ilustrações, quando tiverem de tomar decisões acerca da decoração.

5- BRINGING NATURE HOME

Nesse livro extremamente original, o fotógrafo Ngoc Minh Ngo nos mostra diferentes maneiras de trazer a natureza para dentro de casa com arranjos florais. As estações do ano inspiram os diversos arranjos que são montados com uma variedade de flores fáceis de encontrar.

6- DECORATE

Decorate une milhares de dicas de diferentes e renomados designers de interiores. Com dicas e soluções para todos os bolsos e tipos de casas, reúne fotos de todos os ambientes diferenciando os tipos de espaços, estilos e detalhes.

7- A CASA TERAPÊUTICA

A chamada Casa Terapêutica é uma casa construída de forma a equilibrar as emoções de toda a família, mas também em sintonia com seu espaço interior e que foi feita com atenção a todos os detalhes. Este livro apresenta formas passo a passo, para cada pessoa descobrir o estilo pessoal e simultaneamente resolver as áreas problemáticas de cada casa.

8- PAISAGISMO PARA ESPAÇOS PEQUENOS

O livro traz dicas para o leitor realizar a missão de criar um paisagismo para pequenos espaços. Apresenta informações sobre como planejar o jardim, escolher plantas, criar lagos, cascatas e fontes, montar hortas e pomares, entre outras dicas.

9- SELVAGE SECRETS

Nos dias atuais a sustentabilidade e a conservação têm estado presentes em muitas casas, principalmente quando o assunto é decoração. E esse livro sugere ideias de como reaproveitar e recuperar diferentes materiais nos mais diversos tipos e estilos de ambientes.

10- CASA - DESIGN E DECORAÇÃO

Ideal para quem pretende fazer mudanças e pequenas reformas em casa de modo prático e econômico. O livro ensina técnicas para renovar ambientes, pintar paredes, otimizar espaços e muito mais. Para todos os cômodos da casa, apresenta materiais e indica como escolher os componentes mais importantes, como piso, iluminação, móveis e até tecidos. Cada etapa do processo é explicada passo a passo com orientações claras sobre esquemas de cores, layouts e estilos.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 29 Jun 2015.