Guia da Semana
Literatura
Por Anna Thereza de Almeida

10 livros infantis para ler nas férias

O Guia da Semana selecionou algumas publicações infantis que merecem estar da listinha de leitura.

A saga do menino mágico Harry Potter conta com sete exemplares (Reprodução)

As férias escolares são perfeitas para colocar a leitura em dia. Durante esse período de recesso escolar, as crianças ficam mais relaxadas e conseguem se concentrar ainda mais nas leituras não obrigatórias.

Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014 
Veja as estreias no teatro dessa semana em São Paulo  

O Guia da Semana listou algumas obras para a criançada ler durante as férias de 2013/2014. Confira:

O Grande Rabanete, de Tatiana Belinky


A história é narrada como um conto cumulativo, que procura representar um treino de memória. A obra explora, por meio da narrativa, algumas questões humanas, como a solidariedade, a cooperação, a divisão de bens e até a autoestima exacerbada.

Marcelo Marmelo Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha

O livro conta a história de Marcelo, um menino muito curioso e esperto que procura entender os significados das coisas e por que elas são como são. 

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Escrito em 1980 por Ziraldo, o livro apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre, sapeca e "maluquinha".

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho é o primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.

A Casa Sonolenta, de Audrey e Don Wood


Era uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Quem diria que uma simples pulguinha saltitante pudesse acabar com tudo aquilo num só instante...

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O livro é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, nos Estados Unidos. O Pequeno Príncipe, que vivia em um planeta tão pequeno, onde só existia ele, uma rosa e seus vulcões, resolve viajar por outros planetas. Nessa grande aventura, o pequeno príncipe conhece pessoas diferentes e vive momentos nunca antes vividos.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades que ela esconde numa bolsa amarela - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

Diário de uma Garota Nada Popular - histórias de uma vida nem um pouco fabulosa, de Rachel Renee Russell


O livro conta a história de Nikki, uma menina de 14 anos que ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.

Diário De Um Banana, de Jeff Kinney  

O livro conta a história de um herói improvável. Greg Heffley se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Harry Potter, J.K. Rowlling

A saga do menino mágico Harry Potter conta com sete exemplares. O primeiro título, intitulado Harry Potter e a Pedra Filosofal, conta como o garoto Harry Potter foi adotado pelos tios, após a morte de seus pais. Aos 12 anos ele inicia-se na feitiçaria e torna-se um símbolo entre os sobrenaturais que habitam este mundo paralelo.

 


Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 29 Jul 2014.

Mais notícias

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura

Santos recebe a maior livraria flutuante do mundo em agosto; saiba mais!

Literatura

7 livros que inspiraram ótimas séries e valem a leitura

Literatura

10 livros em quadrinhos que você precisa ler se gosta do formato

Literatura

5 clubes de assinatura de livros para você experimentar

Literatura