Guia da Semana

A influência dos livros e da leitura em nossas vidas acontece desde a infância, quando ouvimos nossos pais e professores nos contando histórias que abrem nossa imaginação e também incentivam nosso gosto pelo universo literário.

Assim, além de nos mostrar um mundo novo, cheio de possibilidades, os livros também nos ensinam a sonhar e a ler e escrever melhor. Por isso, é de extrema importância que os pequenos tenham contato com diferentes obras o quanto antes. Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 livros que você deveria ler para os seus filhos. Confira:

O MENINO DO DEDO VERDE

Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um ícone da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.

O PEQUENO PRÍNCIPE

Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança.

Apesar da presença explícita de dois personagens e do registro de um diálogo entre o aviador e uma criança, diversos aspectos autobiográficos estão presentes nesta narrativa. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, estão ali presentes: casamento/separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo interior entre o "eu" e o "outro". Acompanha uma carta muito especial do sobrinho de Antoine de Saint-Exupéry e a assinatura do autor na capa.

MALALA

No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

UMA PERGUNTA TÃO DELICADA

Reunidos no topo da grande colina, todos procuram a melhor resposta para a delicada pergunta do elefante. Atento, ele ouve o que é o amor para a princesa, o rato, o sol, a menina, o urso, a pedra, o andarilho, a macieira, as nuvens, a avó, o acrobata... Quando se convence de que está realmente apaixonado, o elefante se despede e vai embora...

POCOTÓ

O livro conta a história do forte cavalo Trovão e de seu sonho de trabalhar na guarda real.Todos os anos, o Rei Bigodudo selecionava dez cavalos para trabalharem no reino. Trovão sempre ficava de fora, até que um dia ele foi o único escolhido. Para quê? Para brincar com a princesa Pipoca, que o chamava de Pocotó, exagerava nos mimos.. e nas brincadeiras. Ufa! Uma noite, tudo mudou. Houve um incêndio no palácio! Pocotó reuniu todas as forças, salvou a princesa, o rei, a rainha e tudo que podia. E assim passou a ter mais uma função no reino. Leia e descobrirá.

GORILA

Gorila é a história de uma menina solitária, um gorila bacana e seu incrível passeio à noite, escrita por um ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen. Hannah ama gorilas, mas nunca viu um. Seu pai está sempre muito ocupado para levá-la ao zoológico. Para seu aniversário, Hannah pede ao pai um gorila – mas fica decepcionada quando descobre que o gorila que ganhou de presente é de brinquedo. Mas então algo extraordinário acontece- o brinquedo se transforma num gorila de verdade. Ele coloca o chapéu e o casaco do pai de Hannah, pega a menina pela mão e a leva para uma visita mágica para o zoológico.

O LIVRO COM UM BURACO

O livro é grande e vermelho, mas tem algo nele que chama ainda mais a atenção - um grande buraco no meio da capa - e em todas as suas páginas. Pode parecer um defeito de fabricação, mas fique tranquilo - não é. A proposta do francês Hervé Tullet, é convidar o leitor a interagir com o objeto livro de inúmeras maneiras diferentes. Assim, mais do que desenhar, pintar ou recortar, a proposta deste livro é envolver completamente a criança na brincadeira - ou, melhor dizendo, no buraco - vale colocar o rosto, enfiar o braço, fazer dele uma cesta de basquete e tudo mais que a inventividade permitir. Cada dupla de páginas traz uma ilustração, que, junto com um pequeno texto orientador, propõe alguma intervenção no buraco.

A PEQUENA COISA GIGANTESCA

Uma pequena coisa passa por todo lado, está em toda parte. Mas nem todos a veem, nem todos a reconhecem. No entanto ela é enorme, gigantesca. O que será essa pequena coisa gigantesca? Com texto singelo e ilustrações delicadas, Beatrice Alemagna chama a atenção para a felicidade contida nas coisas simples e corriqueiras da vida.

O LIVRO ERRADO

Na divertida obra do premiado autor Nick Bland, o garoto Nicolas Icle tenta contar uma história, mas a cada vez que o pequeno inicia a contação um novo personagem invade a narrativa. E é assim com um elefante, alguns monstros, uma rainha e sua comitiva, um pirata... Não adianta avisar a ninguém de que eles estão no livro errado, pois outros personagens continuam surgindo! Será que o garoto irá conseguir contar sua história antes que o livro termine?

VOZES NO PARQUE

Um mesmo passeio no parque contado por quatro vozes diferentes - oferecendo ao leitor perspectivas muito diversas e dando a uma história simples uma profundidade fascinante. Um convite para nos colocarmos no lugar do outro, para ampliarmos nosso horizonte e para pensarmos sobre algumas questões como o isolamento, a amizade e as coisas estranhas em meio ao familiar - temas que são sempre caros ao autor. As ilustrações de 'Vozes no parque' são expressivas e provocadoras, revelando sempre algo novo numa segunda olhada, ou terceira...

Por Nathália Tourais

Atualizado em 7 Set 2015.