Guia da Semana
Literatura
Por Nathália Tourais

10 livros para quem busca uma vida mais sustentável

Confira obras que ajudam a esclarecer dúvidas e incentivam atitudes conscientes.

Shutterstock

O mundo tem mudado e, com ele, a consciência das pessoas também. Não por acaso, hoje ouvimos mais discussões sobre alimentação saudável, sobre elevação pessoal e espiritual – independente das religiões – sobre a responsabilidade que temos em relação aos nossos atos e ao meio ambiente e, sem dúvidas, nas atitudes sustentáveis que podemos aprender a ter.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 livros incríveis para quem busca uma vida mais sustentável. Confira:

O MANUAL DO ARQUITETO DESCALÇO

A Bioarquitetura é um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento. Nesta obra o arquiteto propõe explicações surpreendentes sobre contextos climáticos, formas e materiais que capacitam soluções sobre energia, água e saneamento que ajudam na obra, através do uso de eco-tecnologias alternativas.

PEGADA ECOLÓGICA

O livro mostra o impacto humano na natureza. Mostra, por exemplo, quanta terra e água são utilizadas para produzir tudo o que uma pessoa consome, seja alimento, energia, meios de transporte, vestuário e outros bens materiais ou intangíveis que sustentam um determinado estilo de vida. Wackernagel e Rees estabeleceram como parâmetro para medir o consumo e a absorção do lixo que este gera a disponibilidade de solos produtivos no mundo em relação ao volume da população. Hoje, o ser humano necessita de 1,3 hectare de terras produtivas. Um japonês tem uma pegada ecológica de 5,5 hectares. Logo, para se manter, apropria-se de hectares de outros. O crescimento da população tem elevado o consumo a níveis cada vez maiores, ultrapassando os limites daquilo que se poderia considerar, no mínimo, aceitável. A população cresce, o consumo aumenta, as florestas encolhem, algumas espécies são extintas, o solo produtivo é degradado, as reservas de água diminuem, a pesca desaparece, os rios se estreitam, os gases-estufa aumentam, surgem novas doenças e a humanidade, conseqüentemente, se estressa.

LIXO: CENÁRIOS E DESAFIOS

'Lixo - Cenários e Desafios' é uma contribuição em busca de soluções para repensar criativamente a questão dos resíduos sólidos e propor alternativas para um mundo sustentável. Discutindo os aspectos de um tema que interessa a todos os membros da sociedade contemporânea, a obra problematiza o tema, relacionando-o com as ciências da sociedade. Publicação interdisciplinar, que passa pela geografia, história, antropologia, geologia, ciência política e sociologia, 'Lixo - Cenários e Desafios' conta ainda com sólido subsídio técnico, fruto de experiências vivenciadas pelo autor, atendendo a expectativas que, em comum, buscam somar esforços em prol de um mundo sustentável, que repense o lixo e os desafios de sua gestão.

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A crise vivenciada pela sociedade contemporânea é, para muitos, uma crise civilizatória que exige soluções urgentes diante das agressões à natureza provocadas pelo desenvolvimento do mundo moderno. É visível a necessidade de impor limites a esse crescimento que tem afetado tanto a preservação do planeta Terra. É necessário um novo modo de pensar que seja mais inclusivo e cooperativo, tendo a sustentabilidade como eixo de atuação, respeitando distintas realidades, contextos e níveis de desenvolvimento, de modo a estimular a análise do que conservar e do que renovar.

LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

O tema logística reversa e sustentabilidade normalmente está associado às funções de pós-venda e pós-consumo. Logo, esta área do conhecimento está associada a temas conhecidos pelo público-alvo desta obra. No entanto, o objetivo deste livro é apresentar a logística reversa, alinhando o seu conteúdo à sustentabilidade e ao controle de resíduos nas organizações. Além disso, propõe pensar e expor os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade com a adoção de outros conceitos.

SUSTENTABILIDADE: CANIBAIS COM GARFO E FACA

O livro 'Sustentabilidade - Canibais com Garfo e Faca' identifica as revoluções que ocorrem no mundo dos negócios e que redefinem as economias e as corporações. Este livro analisa e identifica como empresas poderão proceder para sobreviver com sucesso.

MOBILIDADE URBANA E MEIO AMBIENTE

Esse livro busca apresentar as questões que envolvem a mobilidade urbana - como funcionam as cidades, como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. O autor também aponta sugestões de medidas que podem ser adotadas para melhorar as condições do trânsito, do transporte público e também para a redução dos impactos do trânsito no meio ambiente.

40 CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Ciente de que existe uma preocupante degradação ambiental em todo mundo, Genebaldo Freire Dias, um dos maiores porta-vozes do socioambientalismo, apresenta neste livro 40 sugestões que, praticadas individualmente, por cidadãos conscientes, possibilitarão um meio ambiente mais saudável e conseqüentemente uma sociedade mais justa.

OS 50+ IMPORTANTES LIVROS EM SUSTENTABILIDADE

A obra busca oferecer ao leitor a essência das ideias dos 50 livros mais importantes sobre o planeta, a relação entre seus habitantes, soluções tecnológicas, concepções filosóficas empresariais e econômicas, propostas políticas e um programa de reforma internacional, visando favorecer a reflexão sobre os caminhos para planejar um mundo equilibrado. O ponto de partida para a escrita do livro foi uma enquete entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership, que em 2008 iniciou um projeto de identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha. O resultado é uma análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos, e as possíveis soluções criativas para cada um deles. Dentre as entrevistas e biografias dos autores selecionados, estão nomes como- Aldo Leopold, Rachel Carson, Donella H. Meadows, E.F. Schumacher, Al Gore , Jeffrey Sachs, Max Neef, Peter Senge, John Elkington e o brasileiro Ricardo Semler.

OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE

O poder concentrado, a alta tecnologia, a transformação dos ecossistemas - tudo isso combinado com a miséria e a total falta de oportunidade - apontam para uma tragédia socioambiental. Este livro aponta caminhos para enfrentar essa tragédia, que ameaça a continuidade dos empreendimentos humanos, da nossa organização social e, no limite, até da própria espécie humana. Analisa o papel de indivíduos e organizações no setor privado, no governo e nas organizações da sociedade civil (ONGs), com ênfase nas empresas. Formulado em três blocos, discute onde estamos e para onde vamos, como implementar as mudanças no rumo da sustentabilidade e traça o perfil do estadista corporativo, que será o líder de visão que colocará em prática o capitalismo sustentável.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 13 Out 2016.

Mais notícias

10 biografias imperdíveis para ler (ou reler) na quarentena

Literatura

10 livros de suspense para ler em 2020

Literatura

10 livros nacionais recentes para ler em 2020

Literatura

6 romances recentes para ler em 2020

Literatura

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura