Guia da Semana

O mundo tem mudado e, com ele, a consciência das pessoas também. Não por acaso, hoje ouvimos mais discussões sobre alimentação saudável, sobre elevação pessoal e espiritual – independente das religiões – sobre a responsabilidade que temos em relação aos nossos atos e ao meio ambiente e, sem dúvidas, nas atitudes sustentáveis que podemos aprender a ter.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 livros incríveis para quem busca uma vida mais sustentável. Confira:

O MANUAL DO ARQUITETO DESCALÇO

A Bioarquitetura é um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento. Nesta obra o arquiteto propõe explicações surpreendentes sobre contextos climáticos, formas e materiais que capacitam soluções sobre energia, água e saneamento que ajudam na obra, através do uso de eco-tecnologias alternativas.

PEGADA ECOLÓGICA

O livro mostra o impacto humano na natureza. Mostra, por exemplo, quanta terra e água são utilizadas para produzir tudo o que uma pessoa consome, seja alimento, energia, meios de transporte, vestuário e outros bens materiais ou intangíveis que sustentam um determinado estilo de vida. Wackernagel e Rees estabeleceram como parâmetro para medir o consumo e a absorção do lixo que este gera a disponibilidade de solos produtivos no mundo em relação ao volume da população. Hoje, o ser humano necessita de 1,3 hectare de terras produtivas. Um japonês tem uma pegada ecológica de 5,5 hectares. Logo, para se manter, apropria-se de hectares de outros. O crescimento da população tem elevado o consumo a níveis cada vez maiores, ultrapassando os limites daquilo que se poderia considerar, no mínimo, aceitável. A população cresce, o consumo aumenta, as florestas encolhem, algumas espécies são extintas, o solo produtivo é degradado, as reservas de água diminuem, a pesca desaparece, os rios se estreitam, os gases-estufa aumentam, surgem novas doenças e a humanidade, conseqüentemente, se estressa.

LIXO: CENÁRIOS E DESAFIOS

'Lixo - Cenários e Desafios' é uma contribuição em busca de soluções para repensar criativamente a questão dos resíduos sólidos e propor alternativas para um mundo sustentável. Discutindo os aspectos de um tema que interessa a todos os membros da sociedade contemporânea, a obra problematiza o tema, relacionando-o com as ciências da sociedade. Publicação interdisciplinar, que passa pela geografia, história, antropologia, geologia, ciência política e sociologia, 'Lixo - Cenários e Desafios' conta ainda com sólido subsídio técnico, fruto de experiências vivenciadas pelo autor, atendendo a expectativas que, em comum, buscam somar esforços em prol de um mundo sustentável, que repense o lixo e os desafios de sua gestão.

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A crise vivenciada pela sociedade contemporânea é, para muitos, uma crise civilizatória que exige soluções urgentes diante das agressões à natureza provocadas pelo desenvolvimento do mundo moderno. É visível a necessidade de impor limites a esse crescimento que tem afetado tanto a preservação do planeta Terra. É necessário um novo modo de pensar que seja mais inclusivo e cooperativo, tendo a sustentabilidade como eixo de atuação, respeitando distintas realidades, contextos e níveis de desenvolvimento, de modo a estimular a análise do que conservar e do que renovar.

LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

O tema logística reversa e sustentabilidade normalmente está associado às funções de pós-venda e pós-consumo. Logo, esta área do conhecimento está associada a temas conhecidos pelo público-alvo desta obra. No entanto, o objetivo deste livro é apresentar a logística reversa, alinhando o seu conteúdo à sustentabilidade e ao controle de resíduos nas organizações. Além disso, propõe pensar e expor os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade com a adoção de outros conceitos.

SUSTENTABILIDADE: CANIBAIS COM GARFO E FACA

O livro 'Sustentabilidade - Canibais com Garfo e Faca' identifica as revoluções que ocorrem no mundo dos negócios e que redefinem as economias e as corporações. Este livro analisa e identifica como empresas poderão proceder para sobreviver com sucesso.

MOBILIDADE URBANA E MEIO AMBIENTE

Esse livro busca apresentar as questões que envolvem a mobilidade urbana - como funcionam as cidades, como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. O autor também aponta sugestões de medidas que podem ser adotadas para melhorar as condições do trânsito, do transporte público e também para a redução dos impactos do trânsito no meio ambiente.

40 CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Ciente de que existe uma preocupante degradação ambiental em todo mundo, Genebaldo Freire Dias, um dos maiores porta-vozes do socioambientalismo, apresenta neste livro 40 sugestões que, praticadas individualmente, por cidadãos conscientes, possibilitarão um meio ambiente mais saudável e conseqüentemente uma sociedade mais justa.

OS 50+ IMPORTANTES LIVROS EM SUSTENTABILIDADE

A obra busca oferecer ao leitor a essência das ideias dos 50 livros mais importantes sobre o planeta, a relação entre seus habitantes, soluções tecnológicas, concepções filosóficas empresariais e econômicas, propostas políticas e um programa de reforma internacional, visando favorecer a reflexão sobre os caminhos para planejar um mundo equilibrado. O ponto de partida para a escrita do livro foi uma enquete entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership, que em 2008 iniciou um projeto de identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha. O resultado é uma análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos, e as possíveis soluções criativas para cada um deles. Dentre as entrevistas e biografias dos autores selecionados, estão nomes como- Aldo Leopold, Rachel Carson, Donella H. Meadows, E.F. Schumacher, Al Gore , Jeffrey Sachs, Max Neef, Peter Senge, John Elkington e o brasileiro Ricardo Semler.

OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE

O poder concentrado, a alta tecnologia, a transformação dos ecossistemas - tudo isso combinado com a miséria e a total falta de oportunidade - apontam para uma tragédia socioambiental. Este livro aponta caminhos para enfrentar essa tragédia, que ameaça a continuidade dos empreendimentos humanos, da nossa organização social e, no limite, até da própria espécie humana. Analisa o papel de indivíduos e organizações no setor privado, no governo e nas organizações da sociedade civil (ONGs), com ênfase nas empresas. Formulado em três blocos, discute onde estamos e para onde vamos, como implementar as mudanças no rumo da sustentabilidade e traça o perfil do estadista corporativo, que será o líder de visão que colocará em prática o capitalismo sustentável.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 13 Out 2016.