Guia da Semana

Estar presente em sua empresa e acompanhar de perto o passo a passo do que acontece dentro do negócio é fundamental para seu andamento e bom desempenho. Entretanto, muitos empreendedores se esquecem de uma regra de ouro: o conhecimento e a inovação são extremamente necessários para fazer-se crescer.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 livros que todo empreendedor deveria ler. Confira:

1- COMO FAZER UMA EMPRESA DAR CERTO NUM PAÍS INCERTO

Como fazer empresas darem certo em um país incerto como o nosso? Esta é a questão que este livro responde, visando atacar as raízes do mal que aflige o empreendedorismo brasileiro. Este livro faz uso de muitos exemplos de empreendedores, mesclando histórias de gente famosa com outras protagonizadas por pessoas desconhecidas do grande público, aproximando os relatos da realidade de quem está começando ou não tem ainda com uma empresa renomada.



2- AS 50 MELHORES IDEIAS DE NEGÓCIOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS

As mudanças dos últimos 50 anos são imensuráveis. Muitos dos utensílios indispensáveis para nossa vida hoje, foram criados nesse período e chega a ser difícil acreditar que eles não existiam há tão pouco tempo. Mas como eles foram criados? Qual o contexto? Qual foi a aceitação do mercado e do público? E quem foram os autores dessas invenções? As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos é um almanaque escrito de forma instigante, que conta tudo isso, em detalhes.



3- EMPRESA CRIATIVA

Por que a revista Fast Company chamou a St. Luke's de 'a agência de propaganda que vai acabar com todas as agências de propaganda'? Como uma empresa pode funcionar e desenvolver-se depois de 'fugir da hierarquia convencional, em favor do layout organizacional mais horizontal possível e dos processos de decisão mais loucos que já se viu'? E por que algumas das mentes mais talentosas e cobiçadas da propaganda abandonariam as incríveis vantagens destinadas a altos executivos e arriscariam tudo por uma empresa onde ninguém tem nem ao menos a própria mesa? Em 'Empresa criativa', o presidente e co-fundador da St. Luke's responde a essas perguntas e a muitas outras. Andy Law escreve de forma espontânea e entusiasmada sobre como rompeu com os moldes formais de uma agência e organizou-a de uma forma completamente diferente.


4- O ANDAR DO BÊBADO

Citando exemplos e pesquisas presentes em diferentes âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, o autor apresenta ferramentas para identificar os indícios do acaso, procurando ajudar o leitor a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que ele não pode controlar.


5- STARTUP BRASIL

Neste livro, os autores apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros e seus negócios. A obra objetiva ser um guia para o leitor que deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo. A obra reúne entrevistas com pessoas que imaginaram, desenvolveram e levaram ao mercado empresas como Boticário, Cacau Show, BuscaPé, entre outras.



6- O LIVRO NEGRO DO EMPREENDEDOR

Entre o sonho de ser dono do próprio negócio e o sucesso empresarial, há um longo caminho a ser percorrido. É comum encontrarmos livros que expõem histórias vitoriosas e servem de exemplo para quem pretende empreender. Porém, as estatísticas mostram que muitos fracassam. 'O livro negro do empreendedor' diferencia-se por mostrar o que não se encontra em manuais e livros de administração. O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo.



7- DESENHANDO NEGÓCIOS

Neste livro, Roam tenta ensinar o leitor a lançar luz sobre problemas ou vender ideias por meio de um conjunto de ferramentas. Ele busca mostrar como pensar com imagens pode ajudar a descobrir e desenvolver diferentes ideias, resolver problemas de maneiras inesperadas e melhorar a capacidade de expor insights.


8- INVESTIDOR ANJO

Este livro objetiva divulgar um conceito de investimento e empreendedorismo no Brasil. O autor apresenta o princípio dos Investidores-Anjo - profissionais de diferentes áreas que apostam em projetos de organizações que estão começando. Além de financiar as corporações, eles orientam os empreendedores, indicam clientes e fornecedores.




9- 28 MENTES QUE MUDARAM O MUNDO

Este livro busca oferecer perfis de grandes mentes do mundo moderno capitalista. Alguns são intelectuais, enquanto outros são pragmáticos ao extremo. Muitos querem mudar o mundo, mas outros buscam dinheiro e poder a todo custo. De Oprah a Mark Zuckerberg, o autor procura descrever como os cérebros destas personalidades criaram negócios e evidenciar a importância do legado que eles deixaram para a humanidade. Rhymer Rigby mostra aos leitores o que está por trás das manchetes sobre figuras como Steve Jobs, Warren Buffet, Sam Walton, Jeff Bezos e Bill Gates. O autor também considera nomes de referência na liderança de empresas como McDonalds, Sony, Southwest Airlines e Starbucks.



10- EMPREENDEDORISMO INOVADOR

O livro é voltado a todos que desejam criar negócios relacionados com tecnologia. Escrito por 25 especialistas, aborda várias informações necessárias ao preparo da startup e à condução inicial desse empreendimento, como: o contexto do empreendedorismo no Brasil e o mercado para empresas de tecnologia; a carreira empreendedora e por que vale a pena empreender; as vantagens e desvantagens de se ter sócios e dicas para escolhê-los; elementos de um modelo de negócio; fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia. Trata também de criatividade e inovação, uso de protótipos, networking, busca de recursos financeiros com investidores, apoio de conselheiros e mentores experientes e muito mais.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 27 Abr 2015.