Guia da Semana

Um bom nerd está sempre lendo algum livro e, quando não está, é porque está pensando em qual será o seu próximo título. Assim, algumas obras se eternizaram na chamada literatura geek (ou nerd) e, independente de velhos ou novos, fazem sucesso até hoje.

Por isso, o Guia da Semana lista 10 livros que todo nerd já leu. Confira:

1- SENHOR DOS ANÉIS - J.R.R.TOLKIEN

Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa - deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.




2- O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - DOUGLAS ADAMS

Este livro conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do 'Guia do Mochileiro das Galáxias', considerado o melhor guia de viagens interplanetário.

3- AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO - GEORGE R. R. MARTIN

Em A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin traz uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal - a guerra dos tronos.




4- ERAGON - CHRISTOPHER PAOLINI

Eragon é o primeiro livro da série Ciclo da Herança, de Christopher Paolini, e conta a história de um dragão. Em Eragon, o protagonista, que dá nome ao romance, encontra um ovo de onde nasce Saphira, dragão que se torna fiel escudeira do rapaz. Juntos, eles começam uma aventura repleta de perigos.



5- GUERRA DOS MUNDOS - H. G. WELLS

Por tempos, os homens foram estudados à distância pelos marcianos, que os observavam como quem analisa micróbios por um microscópio. Entretanto, eles partem para a Terra e aterrissam nos arredores de Londres. À primeira vista, os marcianos parecem risíveis; mal conseguem se mover, e não saem da cratera criada pela aterrissagem de sua espaçonave. Mas, conforme seus corpos começam a se acostumar com a gravidade terrestre, revelam também seu verdadeiro poder.



6- VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - JÚLIO VERNE

Axel está prestes a viver a aventura de sua vida, ainda que a contragosto. Obrigado pelo tio a acompanhá-lo numa expedição ao centro do planeta, o jovem e perspicaz narrador diverte o leitor com seu bem-humorado relato da jornada, angustiado diante das excentricidades do genial professor Lindenbrock e de seu impassível guia.





7- HARRY POTTER - J. R. ROWLING

Harry Potter conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, ele recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Assim, parte em uma aventura cheia de mistérios e aprendizados.

8- EU, ROBÔ - ISAAC ASIMOV

Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.



9- 1984 - GEORGE ORWELL

Winston, herói de '1984', vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'



10- NEUROMANCER - WILLIAM GIBSON

No futuro, existe a matrix. Uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo sobre tudo. Mas há uma elite que navega por essa grande rede de informação - os cowboys. Case era um deles, até o dia em que tentou ser mais esperto do que os seus patrões. Que fritaram suas conexões com o ciberespaço, tornando-o um pária entre os seus iguais. Ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, mais envolvido do que nunca em destruir a si próprio, até ser contatado por Molly, uma bela e perigosa mulher que, assim como ele, desconfia de tudo e de todos. Os dois acabam se envolvendo numa missão cheia de mistérios e perigos.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Mai 2015.