Guia da Semana

É muito comum que os adolescentes não leiam as obras literárias indicadas na escola. Aliás, a grande maioria não leu nenhum deles ou leu e não gostou. Entretanto, alguns títulos são extremamente enriquecedores e hoje, mais velhos, já com o gosto pelos livros formado e outra concepção de leitura, talvez seja uma ótima oportunidade de ler ou reler alguns deles.

Por isso, listamos 10 livros que você não leu na escola e deveria ler hoje. Confira:

1- CAPITÃES DE AREIA

Esta obra narra a história da vida urbana de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. O livro vai revelando os personagens, cada um deles com suas carências e suas ambições - do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca.



2- DOM CASMURRO

Em 'Dom Casmurro', Machado de Assis construiu a intimidade de um viúvo obcecado, Bentinho, pela busca de uma certeza sobre o grande amor de sua vida, Capitu.



3- O AUTO DA BARCA DO INFERNO

O Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI, e uma alegoria dramática- duas são as barcas em que os personagens podem subir; a do Inferno, munida do Diabo, e a da Glória, encabeçada pelo Anjo. Assim, é realizado o auto do julgamento das almas, e a maior parte delas segue na primeira barca. Entre os 'réus', um agiota, um sapateiro rico, um tolo, uma alcoviteira, um usuário, quatro cavaleiros e um frade corrupto, além de outros representantes da humanidade.

Ninguém é salvo ou condenado em função de sua classe social. O que conta é o seu comportamento com relação ao próximo, é sua verdade moral ou ética, sua consciência acerca dos atos que cometeu. Escrita há tantos anos, esta peça ainda guarda uma surpreendente atualidade para os leitores do século XXI.



4- MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Em 'Memórias póstumas de Brás Cubas', Machado de Assis busca construir, na figura de um 'defunto-autor' e não um 'autor-defunto' - como bem se define o próprio Brás Cubas -, o motivo central de sua crítica à sociedade, pois estando distanciado do mundo dos vivos, o morto Brás Cubas destrói, a partir de suas relações sociais, a sociedade do Brasil do século XIX, com seus vícios, seu parasitismo e suas mesquinharias.



5- LUSÍADAS

"Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões, publicado em 1572, é considerada a maior obra da literatura portuguesa. Este poema épico conta os feitos heróicos dos navegadores portugueses que abriram caminhos novos pelos mares. Vasco da Gama e os marinheiros que o acompanharam até à Índia são os protagonistas deste poema épico que muito deve a mitologia e cultura clássica.



6- MACUNAÍMA

A saga de Macunaíma 'Imperador do Mato' começa quando ele perde sua muiraquitã, um amuleto de pedra que havia ganhado de Ci, a Mãe do Mato. Acompanhado de seus irmãos Maanape e Jiguê, o herói viaja para o Sul em busca do amuleto, que estava em poder do fazendeiro peruano Venceslau Pietro Pietra. Encantado com a 'civilização moderna', Macunaíma, de certa forma, se vê dividido entre seu reino e as maravilhas de 'São Paulo, a maior cidade do universo' .



7- A HORA DA ESTRELA

A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo pelo escritor Rodrigo S.M., alter-ego de Clarice Lispector, de um modo que busca permitir aos leitores acompanhar o seu processo de criação. O autor faz o relato da vida triste e sem perspectiva da alagoana Macabéa, pontuada com as informações do 'Você sabia?' da rádio Relógio, sinistro metrônomo a comandar o ritmo de seus últimos dias de vida. Para a cartomante Carlota, a quem Macabéa procura em busca de um sopro de esperança, esses dias derradeiros deveriam ser coroados com o casamento com um estrangeiro rico. Mas, ironicamente, Macabéa termina sob as rodas de um automóvel de luxo Mercedes-Benz.



8- MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance que faz uma crônica de costumes do Brasil de dom João VI. Publicado pela primeira vez como folhetim, este romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a vadiagem como ocupação e, depois de inúmeros percalços, acaba se tornando um sargento de milícias. O livro contém um suplemento de leitura, com informações sobre a linguagem, os personagens, resumo da obra e etc.



9- OS SERTÕES

Uma comunidade do sertão mais profundo do Brasil enfrenta numerosos batalhões de soldados, recrutados de todos os cantos do país. 'Os Sertões' narra os episódios da Guerra de Canudos e descortina um território desconhecido e esquecido, junto com o seu elemento humano.



10- ANJO NEGRO

Ismael e Virgínia - ele negro, ela branca - parecem viver em desgraça- seus filhos morrem precocemente e de forma inexplicável. Quando, no dia do enterro da terceira criança, o casal recebe a inesperada visita de Elias, o irmão branco e cego de Ismael, inicia-se uma história macabra de desejo e morte, que beira a loucura. Com um enredo trágico e polêmico, que envolve racismo, estupro e incesto, 'Anjo negro', de 1946, esteve sob censura durante dois anos, e só estreou em 1948.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 12 Set 2015.