Guia da Semana

A mitologia grega nos trouxe histórias simplemente incríveis. Com elas, explicações sobre o dia e a noite, a origem do homem, a existência de entidades, estações do ano, o bem e o mal e muitos outros assuntos tornaram-se muito mais interessantes.

Assim, as narrativas ancestrais sobre deuses e heróis continuam nos emocionando até hoje, em filmes, arte, linguagem e música. Por isso, o Guia da Semana lista 10 livros incríveis sobre mitologia que você precisa ler. Confira:

TUDO QUE PRECISAMOS SABER MAS NUNCA APRENDEMOS SOBRE MITOLOGIA

De onde viemos? Por que as estrelas brilham e as estações do ano mudam? O que é o mal? Desde o princípio dos tempos, a humanidade vem respondendo a essas perguntas com histórias criativas, que já foram utilizadas pela religião, ciência, filosofia e literatura popular. Neste volume, Davis introduz e explica os grandes mitos mundiais, bem como as obras de literatura que os tornaram famosos, abordando, entre outros, o mesopotâmico Gilgamesh, o primeiro herói da mitologia; Aquiles e a Guerra de Troia; Stonehenge e os druidas; Thor, o deus nórdico dos trovões; e A vida e as grandes dificuldades enfrentadas pelo homem que se tornou Buda.



LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA

A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis a sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch, pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.



O HEROI DE MIL FACES

Em 'O herói de mil faces', Joseph Campbell - reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal - apresenta o herói compósito; Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas das religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos intemporais e os símbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de várias faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos.



ÉDIPO REI

Uma terrível maldição assolou a região de Tebas - a fome e as doenças dizimavam seus cidadãos, e as mulheres se tornavam estéreis. O rei Édipo recebeu a visita de Tirésias, o cego adivinho, que lhe revelou a razão de tanto mal. De acordo com os oráculos, Édipo deveria punir o assassino de Laio, seu antecessor no trono de Tebas. Atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, Édipo tenta fugir de seu destino.



HEROIS, DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA

Os heróis mitológicos são seres solares que amam o ar livre, voam, cruzam mares revoltos, correm nas colinas e caçam nas florestas. Os monstros preferem a escuridão - Minotauro, homem com cabeça de touro, por exemplo, habita um labirinto sombrio. Mas tanto heróis como monstros são gerados pelos deuses do Olimpo, que vivem interferindo no cotidiano dos mortais. Neste livro o leitor poderá acompanhar os diálogos entre deuses e semideuses, desvendar seus pensamentos, vivenciar suas aventuras e assim entrar em contato com a cultura da Antiguidade.



AS 100 MELHORES HISTÓRIAS DA MITOLOGIA

A Guerra de Tróia, Os Doze Trabalhos de Hércules, A história de amor de Cupido e Psique, A desgraça de Édipo, O retorno de Ulisses a Ítaca, As maiores batalhas do mundo antigo, o nascimento dos heróis, os considerados principais episódios envolvendo deuses e deusas do Olimpo, mortais, imortais, monstros e bestas são relatados na obra em sua forma original, como se fosse uma ficção. Nas cem histórias que compõem este livro, as forças da natureza tornam vida, forma-se o Universo, nasce o homem, surgem os animais e explicam-se, segundo a ótica da mitologia greco-romana, os primórdios da existência e da história da humanidade.



A DIVINA COMÉDIA

Dante é condenado ao exílio. Ele se perde em uma selva escura e enfrenta muitos obstáculos - uma pantera, um leão e uma loba, até encontrar Virgílio, grande poeta latino que o orienta quanto ao caminho que ele deve seguir. Dante, então, realiza uma jornada espiritual pelos três reinos - Inferno, Purgatório e Paraíso, onde encontra seu eterno amor, Beatriz.



MITOS CLÁSSICOS

Um guia fundamental dos mitos e lendas que moldaram o mundo. Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo - Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa. Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo.



MITO E MITOLOGIA

Uma abordagem do mito na sua essência e função, desde o mundo clássico até ao cristianismo, escrita pelo maior especialista da religião grega.



O ORÁCULO DE DELFOS

Na virada para o primeiro milênio antes de nossa era penetram os deuses olímpicos em sua marcha vitoriosa no mundo grego. Apolo vem a Delfos; Febo, o luminoso, assume o santuário das profundezas. O mito relata esta tomada de poder de modo variado, mas sempre algo violento. De fato, Apolo mata o dragão Python, que habitava uma caverna ao lado de uma fonte. Esse dragão era filho da Terra e guardião de seu santuário; sobre ele também consta que teria tentado impedir o nascimento de Apolo, para tanto perseguindo sua mãe Leto quando ela, grávida, perambulava pelo mundo. Por esta razão mata-o Apolo de imediato, ainda criança, com arco e flecha. Gaia, entretanto, não lhe cede o oráculo sem resistência. O pequeno Apolo voltou-se então a seu pai, Zeus, que não pôde resistir aos pedidos envolventes da criança e, de certo modo, entronizou Apolo em Delfos...

Por Nathália Tourais

Atualizado em 2 Jul 2015.