Guia da Semana
Literatura
Por Nathália Tourais

10 livros sobre religião que você precisa ler

Saiba onde encontrar informações sobre diferentes crenças.

Livros sobre religião para ler e reler (Reprodução)

O que você pensa sobre religiões? Qual a sua colocação diante de tantas opções? Qual crença você segue e em qual Deus você acredita? Num mundo onde existem católicos, espíritas, evangélicos, judeus, budistas, hinduistas, ateus e tantas outras religiões, aprofundar-se no assunto torna-se algo fácil e, ao mesmo tempo, complexo.

O fato é que mesmo seguindo uma crença específica, muitas pessoas possuem curiosidade e também se interessam por outras culturas e, por isso, gostam de saber mais sobre elas. Assim, para que você saiba onde buscar mais informações sobre diferentes religiões e suas vertentes, o Guia da Semana lista alguns livros super interessantes sobre o assunto. Confira:

1- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Baseado em instruções de Espíritos Superiores, sempre registradas nos finais dos Capítulos, Kardec explica as máximas morais de Jesus, convidando-nos a vivenciá-las no nosso dia a dia. Expondo com clareza e simplicidade à razão e ao coração, é o livro de cabeceira de milhares e milhares de pessoas. A sua introdução define o objetivo desta obra - abordar exclusivamente o ensinamento moral do Evangelho, pois esse código divino 'é, acima de tudo, o caminho infalível da felicidade esperada'.

2- O HERÓI DE MIL FACES

Embora apresentem amplas variações em termos de incidentes, de ambientes e de costumes, os mitos de todas as civilizações oferecem um número limitado de respostas aos mistérios da vida. Em "O herói de mil faces", Joseph Campbell - reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal - apresenta o herói compósito; Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas da religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos intemporais e os símbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de um milhar de faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos.

3- O CAMINHO BUDISTA

"O caminho budista- uma breve introdução" não se resume a um curto relato sobre a história da vida de Buda ou a um aglomerado de informações sobre as diferentes tradições budistas. O livro, além de esclarecer pontos fundamentais do budismo, também nos inspira a aplicar a sabedoria milenar de Buda em nosso cotidiano

4- NO CORAÇÃO DA VIDA

Jetsunma Tenzin Palmo é uma grande professora da linhagem Drukpa, recomendada por outros grande nomes como S.S. Dalai Lama, Alan Wallace entre outros. Tenzin Palmo passou 12 anos em retiro numa caverna no Himalaia e atualmente é responsável por um mosteiro feminino na Índia e também leciona e conduz retiros por todo o mundo.

Neste livro, Jetsunma apresenta meios como se pode levar uma vida mais significativa, seja para praticantes experientes, seja para iniciantes no contato com o budismo.

5- TAMBORES DE ANGOLA

"Tambores de Angola" é um romance que procura penetrar no universo da Umbanda para desmistificar a figura de caboclos, pretos-velhos e exus, entidades tão mal compreendidas. Busca mostrar que para o bem não há fronteiras - é uma mãe-velha que orienta o personagem principal a ler 'O livro dos espíritos', de Allan Kardec, e o conduzir a uma casa espírita, após livrar-lhe de um caso de grave obsessão. Mas, antes, o leitor poderá participar de uma visita a bases das trevas e uma agência de vinganças do umbral. Poderá conhecer o magnetismo como ferramenta para desequilibrar consciências e observar o trabalho redentor dos espíritos - índios, negros, soldados, médicos - e de médiuns que enfrentam o mal com determinação e coragem.

6- DESPERTAR - UM GUIA PARA A ESPIRITUALIDADE SEM RELIGIÃO

Neste livro, o autor tenta comprovar como a meditação e a prática contemplativa não têm como pré-requisito qualquer tipo de crença 'mística' ou de ideias 'espirituais'; pelo contrário, para ele a meditação provaria que esses conceitos não existem. O autor argumenta que a ideia de 'self' é uma ilusão, e conta do seu próprio envolvimento profundo com a meditação, assim como de vários outros aspectos da neurociência e da filosofia. Os capítulos vão até uma longa discussão sobre como a consciência estaria num hemisfério separado do nosso cérebro. Ele analisa as tradições religiosas orientais e ocidentais, e conclui que a combinação dos benefícios práticos das religiões orientais com a medicina ocidental dá muito certo.

7- BÍBLIA SAGRADA

Esta Bíblia é uma tradução dos textos orginais em linguagem corrente, procurando manter o máximo de fidelidade ao original. A preocupação básica é oferecer um texto acessível ao povo, principalmente às comunidades de base, círculos bíblicos, catequese, escolas, celebrações. As introduções de cada livro abrem pistas sobre o tema central do referido livro. Os títulos dirigem a atenção para o conteúdo fondamental do livro, da parte ou do trecho em questão. As notas buscam mostrar o conteúdo do trecho, sintonizando o texto bíblico e a vida.

8- TORÁ

Esta obra apresenta o texto hebraico da Torá ao lado de sua tradução para o Português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos, e inspirada no Talmud e no Midrash, é editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementadas por comentários e ilustrações. Apresenta todas as 'Haftarot' e as 5 'Meguilot'.

9- O ALCORÃO SAGRADO

O Alcorão é um livro sagrado que contém o código religioso, moral e político dos muçulmanos. O texto original em árabe clássico é considerado pelos muçulmanos a palavra textual de Deus, revelada ao profeta Maomé por intermédio do arcanjo Gabriel.

10- O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO

Todos conhecem a história do filho de José e Maria, mas nesta reinterpretação feita por José Saramago ela adquire novas forças simbólicas e parece estar sendo contada pela primeira vez.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 4 Ago 2015.

Mais notícias

10 biografias imperdíveis para ler (ou reler) na quarentena

Literatura

10 livros de suspense para ler em 2020

Literatura

10 livros nacionais recentes para ler em 2020

Literatura

6 romances recentes para ler em 2020

Literatura

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura