Guia da Semana

O Brasil vive um momento crítico no cenário político. Corrupção, desemprego, inflação, Operação Lava Jato, impeachment, PT, PSDB, PMDB e todos os outros partidos estão no centro das atenções. Diante de uma crise política dessa proporção, é muito comum acompanhar a população revoltada, fazendo protesto, defendendo suas opiniões partidárias e discutindo. O problema são as pessoas que fazem tudo isso sem nenhum embasamento, só se informando por um único veículo de comunicação ou atualização do feed do Facebook.

Se você quer discutir política, saiba que o conhecimento sempre é bem vindo para que possa se posicionar de forma real e não apenas reproduzir o que não tem certeza só para fazer parte de algum movimento.

Pensando nisso - e livre de qualquer posicionamento político - o Guia da Semana lista 13 livros que você precisa ler antes de discutir sobre política. Confira:

O PRÍNCIPE - NICOLAU MAQUIAVEL

O Príncipe (em italiano, Il Principe) é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, cuja primeira edição foi publicada postumamente em 1532. Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos. No mesmo estilo do Institutio Principis Christiani de Erasmo de Roterdã: descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.O tratado político possui 26 capítulos, além de uma dedicatória a Lorenzo II de Médici (14921519), Duque de Urbino. Através de conselhos, sugestões e ponderações realizadas a partir de acontecimentos anteriores na esfera política das principais localidades de então, o livro pretendia ser uma forma de ganhar confiança do duque, que lhe concederia algum cargo. No entanto, Maquiavel não alcança suas ambições.

A ARTE DA GUERRA - NICOLAU MAQUIAVEL

Partindo da ideia de que um povo e uma cidade livres são um povo e uma cidade armados, Maquiavel concebeu um tratado sobre estratégia militar. 'A arte da guerra' é um dos livros que forma a base do pensamento político do filósofo da Renascença. Na obra, ele apresentou, entre outros, o conceito de formação de tropas e conferiu à disciplina importância fundamental para o êxito do combate.

A REPÚBLICA - PLATÃO

O livro está para além de seu tempo histórico e presente nas mesas, nas tribunas e nos foros de discussão em todos os tempos. Reafirmá-lo é um truísmo, mas com ele também ressurge sempre a pergunta - qual a sua atualidade? Pergunta que cada época fez nos seus termos e que, com razão, podemos propor novamente. Se o centro da discussão e investigação desenvolvidas por Platão é, por certo, a cidade, a polis, e as formas e estruturas de relacionamento e governo de seus cidadãos, os padrões de moral e de justiça que os conduzem e regulam o embate de seus interesses e a perfeita solução que lhes pode ser dada numa politeia ideal, não é menos verdade que os argumentos aduzidos em torno do problema da tirania e da democracia encontram-se na pauta dos conflitos e dos debates de nossa contemporaneidade, com uma atualidade que tem a extensão global do mundo em que vivemos.

1889 - LAURENTINO GOMES

A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com '1808', sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com '1822', sobre a Independência do Brasil. Com 24 capítulos ilustrados, '1889' busca contribuir para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato que procura explicar não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

CASTELLO: A MARCHA PARA A DITADURA - LIRA NETO

Figura ambígua, descrita por uns como o mais intelectual dos militares e por outros como um truculento dissimulado, Castello Branco, o primeiro presidente do regime militar, governou o Brasil a partir de 1964. Lira Neto busca fazer um retrato do político, com base em consulta à vasta documentação e entrevistas obtidas junto a alguns dos principais personagens ainda vivos.

O POVO BRASILEIRO - DARCY RIBEIRO

Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e sobre as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este que é o seu livro mais ambicioso, fruto de trinta anos de estudo - uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Uma nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical.

RAÍZES DO BRASIL - SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

Nunca será demasiado reafirmar que "Raízes do Brasil" inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor. A incapacidade secular de separarmos vida pública e vida privada, entre outros temas desta obra, ajuda a entender muito de seu atual interesse. E as novas gerações de historiadores continuam encontrando, nela, uma fonte inspiradora de inesgotável vitalidade.

A FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO - CAIO PRADO JR.

A obra acerca do pensamento social e da historiografia brasileira apresenta texto sobre as relações entre nação e colônia no processo histórico que originou o Brasil. O livro trata, entre outros assuntos, do sentido da colonização; Povoamento; Raças; Economia; Grande lavoura; Agricultura de subsistência; Mineração; Pecuária; Produções extrativas; Artes e indústria e vida social e política.

A LANTERNA NA POPA - ROBERTO OLIVEIRA CAMPOS

Pelas páginas desfilam muitas das maiores expressões da política e do poder no Brasil e no mundo do século XX. De Getúlio Vargas a Castello Branco, o autor esteve presente como formulador e testemunha de quase tudo de relevante que se fez no país. Aqui vemos Roberto Campos em Bretton Woods, assistindo ao nascimento do Banco Mundial e aos embates teóricos entre Lord Keynes e Eugênio Gudin; em Washington, durante a II Guerra Mundial e início da Guerra Fria, e, anos mais tarde, por ocasião da crise dos mísseis soviéticos em Cuba; na companhia de atores e atrizes no esplendor de Hollywood; confidente e interlocutor de líderes como Adenauer, De Gaulle, kennedy, Richard Nixon e Margaret Thatcher; íntimo de Nelson e David Rockfeller, de Dean Acheson e Henry Kissinger; se inquietando com as mazelas e desventuras da política e da diplomacia, e, no plano interno, convivendo com os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, e ainda com San Tiago Dantas, Horácio Lafer, e outros. De todos Roberto Campos dá a sua visão, apontando afinidades e dessemelhanças com o seu pensamento, tudo dito com coragem e forte sentido ético.

A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL - LUÍS CARLOS BRESSER

As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política do Brasil, Luiz Carlos Bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. Baseado em dois temas fundamentais - a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo -, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor.

A MISÉRIA DA POLÍTICA - FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

A miséria da política reúne textos escritos por Fernando Henrique Cardoso entre 2010 e 2015. Publicados em jornais de grande circulação ou apresentados em conferências no país e no exterior, traçam um panorama da "crise moral" que assombra o Brasil, e apontam direções possíveis para a reinvenção da política e para o fortalecimento da democracia. Como José Serra diz na orelha do livro: "Em cada artigo, em cada análise, em cada julgamento moral, em cada rumo que traça para os que nele se inspiram, Fernando Henrique não abandona em momento algum a coerência de princípios, o rigor da análise e a referência ao bem público como objetivo maior. O intelectual, no autor, faz da capacidade analítica uma barreira contra o "realismo" oportunista; enquanto o político, nele, combate o voluntarismo com a força da realidade."

O PT DAS LUTAS SOCIAIS AO PT DO PODER - JOSÉ DE SOUZA MARTINS

O PT se apresentava como um partido que lutava nas ruas e nas portas das fábricas, nas igrejas e nas universidades pregando ética e justiça social. No que ele se transformou após mais de uma década de exercício contínuo de poder? O livro vai desvendando o PT por meio de textos que acompanham a trajetória do partido, do início aos dias de hoje.

LULA E DILMA: 10 ANOS DE GOVERNO PÓS NEOLIBERAIS NO BRASIL - EMIR SADER

Como avaliar as enormes transformações pelas quais o Brasil passou ao longo da última década? O país foi palco de profundas mudanças desde que elegeu o Partido dos Trabalhadores. Compreender e refletir o seu legado tornou-se uma tarefa incontornável para pensar os rumos do País. 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil, coletânea organizada pelo sociólogo Emir Sader, contribui para essa difícil empreitada, com reflexões de alguns dos mais destacados pensadores brasileiros, como Marilena Chauí, Marco Aurélio Garcia, Marcio Pochmann, Luiz Gonzaga Belluzzo, José Luis Fiori, Luis Pinguelli Rosa e Paulo Vannuchi.

Por Redação

Atualizado em 13 Out 2016.