Guia da Semana

O gênero ficção científica é facilmente reconhecido por ter uma característica muito marcante e que realmente encanta muitos leitores: a introdução da ciência nas histórias. Elas sempre levantam questões interessantes e despertam grandes questionamentos em seu leitor. Se você também fica maravilhado com esse gênero da literatura, confira uma lista com 5 livros de ficção cientifica que você deve ler hoje mesmo!

George e o Segredo do Universo - Stephen e Lucy Hawking

Quem aprecia a ciência certamente já deve ter ouvido falar no nome Stephen Hawking, o mais importante físico da atualidade e ganhador do Prêmio Nobel. O livro foi escrito por ele e sua filha Lucy, que é jornalista, e foi lançado em 2007. A história combina muitas aventuras com explicações científicas fascinantes sobre o Universo e seus planetas.

Neuromancer - William Gibson

Esse é um grande clássico dos livros de ficção científica e é o que inspirou a criação da trilogia de filmes “Matrix”. A história se passa no futuro, onde existe a matrix, que é uma espécie de alucinação virtual coletiva onde todos estão conectados e sabem tudo, sobre absolutamente tudo. O personagem Case é banido da matrix e passa a viver nas ruas do subúrbio de Tóquio, se destruindo pouco a pouco. Até que ele conhece Molly, uma samurai que o recruta para uma missão para salvar a existência da matrix.

Trilogia Fundação - Isaac Asimov

Esse é outro clássico dos livros de ficção científica em sua “Era de Ouro”. A narrativa da história é mais tradicional e conta sobre a humanidade em um futuro onde existe uma única ciência formada pela união da psicologia, da história e da sociologia. Essa nova ciência é capaz de prever como serão as atitudes humanas em um longo prazo.

Para quem ainda não sabe por onde começar, a Trilogia Fundação é uma excelente opção!

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

A história se trata de um fascinante futuro distante onde o planeta todo é dominado pelo Estado Mundial, onde as pessoas já não são mais geradas pelo ventre de sua mãe e onde Henry Ford é adorado como um verdadeiro deus. As pessoas agora são criadas em linhas de montagem e são condicionadas a se ajustarem para castas específicas, cada uma com o seu papel específico em uma sociedade totalitária. Mas esse sistema totalitário de Huxley não é baseado na opressão, mas sim no prazer. Os indivíduos sentem-se felizes devido ao seu condicionamento e, se alguém sofrer de depressão residual, basta um comprimido de soma, criado para erradicar a tristeza.

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Esse é apenas o primeiro livro de uma série com cinco livros de ficção científica. Conta a história de Arthur Dent, um inglês desajeitado que descobre com seu melhor amigo, Ford Prefect, é um alienígena e repórter de campo do Guia do Mochileiro. Isso acontece bem no dia em que a Terra é totalmente destruída dando lugar à construção de uma via expressa interestelar. Arthur e Ford conseguem se salvar da demolição do planeta, escapando de carona na nave Coração de Ouro. Lá eles encontram uma astrofísica terráquea chamada Trillian e um robô depressivo chamado Marvin.

O grupo viaja junto por vários sistemas estelares e encontra a explicação para o sentido da vida, além de respostas sobre o Universo e a destruição da Terra. Para quem gosta de livros de ficção científica e de uma boa dose de humor, O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma leitura super recomendada!

Já leu algum desses livros da nossa lista? Compartilhe nos comentários o que você achou e conte qual outro você adicionaria à nossa lista!

Atualizado em 27 Jun 2015.