Guia da Semana

O que é preciso para ser um bom profissional? Estudar na melhor faculdade, ter as melhores notas, desenvoltura e falar bem em público? E quando já se atinge uma posição relevante, mas não sabe como seguir adiante?

Todo mundo passa por um período na vida profissional em que as coisas parecem não andar para frente. O fato é que o crescimento e amadurecimento precisam vir de fora para dentro, mas também de dentro pra fora. Ou seja, não basta nos vestirmos com os cursos, as especializações e atualizações de mercado, é preciso também superar limites e desenvolver novas habilidades.

Por isso, o Guia da Semana listou cinco livros que todo profissional que quer dar um upgrade na carreira deve ler. Confira:

1- Foco - Daniel Goleman

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra porque a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo - se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.


2- Liderança: a inteligência emocional na formação de líder de sucesso - Daniel Goleman

Há mais de duas décadas Daniel Goleman explora a vanguarda das ciências humanas em busca de ideias inovadoras na área de desenvolvimento pessoal e profissional. No livro, o autor observa que não há dúvida de que o QI é a melhor forma de encaminhar as pessoas para as carreiras que lhes são mais adequadas. No entanto, “na hora de prever quem dentre essas pessoas, a inteligência emocional passa a ter mais importância. Isso ocorre porque as habilidades da inteligência emocional são as habilidades que distinguem aqueles com desempenho excepcional. O livro é uma leitura essencial para líderes, coaches e educadores empenhados em promover práticas gerenciais, desempenho e inovação de excelência no universo empresarial.



3- Pense como um freak - Steven D. Levit

As três palavras menos usadas pelos profissionais em suas decisões de carreira e dentro da empresa são: "eu não sei", diz Celestino. E sabe o que mais? “É uma pena, porque muitos problemas seriam evitados se as pessoas fizessem as perguntas apropriadas para descobrir e diferenciar fatos de opiniões e crenças”, afirma. Segundo o coach, este livro provoca o leitor a buscar a verdade por meio de perguntas objetivas, dados e números que ajudam a ver os fatos e tomar decisões mais seguras. “Principalmente quando pensamos em definições para a carreira que nos afetam no longo prazo, pensar de forma profunda e com base faz toda a diferença”.




4- Davi e Golias, a arte de enfrentar gigantes - Malcom Gladwell

Há três mil anos, num campo de batalha na antiga Palestina, um jovem pastor derrubou um poderoso guerreiro com apenas uma pedra e uma funda, e desde então os nomes Davi e Golias simbolizaram as batalhas entre os mais fracos e os gigantes.

Esse livro desafia nossas crenças sobre obstáculos e desvantagens, oferecendo uma interpretação nova do que significa ser discriminado, enfrentar uma deficiência, perder pai ou mãe, frequentar uma faculdade medíocre ou sofrer uma série de outros aparentes reveses.



5- Desenvolva sua verdadeira vocação - Marcus Buckingham

Na obra, o autor Marcus Buckingham ajuda seu leitor a identificar seus maiores interesses e aprimorar os pontos fortes. Também explica a melhor maneira de lidar com os pontos fracos para que eles não se tornem obstáculos em suas vidas. Para isso, o autor oferece exercícios simples de introspecção, análise e construção de frases de força, que se tornam um mapa na busca da verdadeira vocação. E compartilha histórias reais de pessoas comuns e celebridades que conseguiram vencer suas limitações e realizar seus sonhos.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 14 Jun 2015.