Guia da Semana

O casamento é um momento muito especial para os noivos. Entretanto, é também motivo de ansiedade, dúvidas, medos e preocupações. Afinal, como será dividir a vida com alguém, morar na mesma casa, compartilhar o amor e também os conflitos? Como lidar com as diferenças, com os problemas e as dificuldades sem que isso afete o bom relacionamento? De que forma ser um casal saudável a longo prazo?

Pensando em todas essas dúvidas, o Guia da Semana listou alguns livros que todo casal deve ler antes do grande dia. É claro que não existe receita de bolo e que cada casal se adapta de uma forma, mas, neles você encontrará conselhos de como desenvolver um relacionamento amoroso, solidário, benéfico para ambos, e também poderá entender mais sobre a expectativa em relação ao amor, romance, perdão, realização sexual, planejamento familiar e muito mais. Confira:

1- O que não me contaram sobre o casamento, mas que você precisa saber

Quando um casal prepara seu casamento, pensa na decoração, em quem vai realizar a cerimônia, nas músicas e músicos, no vestido da noiva, na igreja e no local da festa e em todos os outros detalhes que envolvem essa grande data. Entretanto, para o casamento em si não há preparo algum. O resultado é um aumento assustador no índice de divórcios, especialmente nos primeiros anos de união. Gary Chapman está certo de que é possível reverter esse quadro e preparar os casais para o que vão enfrentar após o "sim". Para ele, trabalhar em equipe e com intimidade é fundamental para o sucesso da relação.


2- Casamento quase perfeito

Um dos maiores tesouros que você pode encontrar na vida é uma relação de amor repleta de cumplicidade. No entanto, às vezes parece muito difícil construir esse relacionamento perfeito. Quando você se apaixona, fica completamente encantado pela outra pessoa. Porém, com o passar do tempo, características não tão agradáveis suas e de seu parceiro começam a se revelar, gerando desgastes e frustração.

O que muitas pessoas esquecem é que o casamento perfeito - ou melhor, o casamento quase perfeito - pode existir, sim. Para isso, basta que as duas partes envolvidas estejam dispostas a contribuir para o crescimento da relação. Em Casamento quase perfeito, Stephanie Dowrick compartilha com os leitores algumas de suas mais preciosas reflexões sobre a vida a dois.


3- Os segredos dos casais inteligentes

Com um texto claro e acessível, "Os segredos dos casais inteligentes" vai transformar a maneira como você e seu companheiro lidam com o dinheiro e planejam as finanças, independentemente de qual seja a renda familiar. Consagrado autor de Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi apresenta neste novo livro as melhores estratégias para garantir um futuro próspero sem comprometer a qualidade de vida no presente. Com dicas práticas e exemplos baseados em casos reais, ele aborda temas como aposentadoria, planos de investimento, orçamento mensal e, em especial, a necessidade de separar parte da renda para emergências e parte para o lazer e o bem-estar.


4- Casais inteligentes enriquecem juntos

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia.

De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro.



5- As regras de ouro dos casais saudáveis

A relação desinteligente é instável, enquanto a relação saudável tem estabilidade. Na relação desinteligente, um é perito em reclamar do outro enquanto, na relação saudável, os dois são especialistas em agradecer. Na relação desinteligente, os atores são individualistas e, na relação saudável, um procura fazer o outro feliz. Na relação doente se cobra muito e se elogia pouco, na relação saudável se doa muito e se cobra pouco. Que tipo de casal você forma - saudável ou doente, inteligente ou desinteligente?

Compreender minimamente a complexidade da mente humana; saber que ninguém muda ninguém, que temos o poder de piorar os outros, não de mudá-los; saber que estratégias erradas, como cobrar demais, aumentar o tom de voz, dar sermões, criticar em excesso, ter ciúmes, chantagear e fazer comparações que levam à falência dos romances são alguns dos temas que Augusto Cury nos traz.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 3 Nov 2015.