Guia da Semana

O autor Tom Clancy, que morreu na última terça-feira, 1º de outubro em Baltimoreo, escreveu mais de 100 livros é um dos maiores especialistas em thrillers políticos e histórias de espionagem. Não é a toa que alguns diretores de Hollywood, usaram algumas de suas obras para retratar nas telas de cinema.

+ Filmes baseados em livros do Stephen King que você não pode deixar de ver

A maioria desses filmes é baseada em uma série de livros com um personagem chamado Jack Ryan, um analista da CIA, que já foi interpretado diversos atores como Ben Affleck, Harrisson Ford e Alec Baldwin. Além das telonas, alguns de seus livro ganharam adaptações pra videogames famosos como Rainbow Six, Ghost Recon e Splinter Cell.

O Guia da Semana preparou uma lista com alguns dos filmes que foram baseados nas obras de Tom Clancy. Confira:

A Caçada ao Outubro Vermelho - 1990

Markus Ramius, personagem do ator Sean Connery, é o comandante do submarino russo Outubro Vermelho. Logo após de descobrirem que o capitão segue para a América, seus superiores exigem que submarinos soviéticos afundem o Outubro Vermelho. Claro que nessas alturas, os americanos também pensam em ataca-lo. Jack Ryan, vivido por Alec Baldwin, é um agente da CIA que tenta impedir que as nações sigam com o plano de ataque.

Jogos Patrióticos - 1992

Mais uma vez o agente da CIA Jack Ryan aparece nas obras de Tom Clancy, e desta vez ele abandona as suas deliciosas férias para trabalhar no caso de um atentado terrorista a um dos integrantes da família real inglesa. Nessa, ele mata um dos grandões dos terroristas e passa a ser perseguido por Sean Miller, o irmão da vitima de Jack.

Perigo Real e Imediato - 1994

Harrison Ford interpreta um agente da CIA que passa a comandar a organização seu trabalho logo de cara é enfrentar chefes dos cartéis de droga. Mal sabe ele que o Presidente dos EUA emplaca secretamente um ataque contra os traficantes e obviamente a situação sai totalmente do controle.

NetForce - 1999

O filme se passa em 2005 e Alex Michaels é responsável por divisão do FBI que investiga a criminalidade na Internet. Um de seus chefes é assassinado e tudo indica que o culpado é um personagem que diz ser aprendiz de Bill Gates.

A Soma de Todos os Medos – 2002

Um grupo de neo-nazistas europeus encontram uma bomba nuclear israelense e com ela pretendem acabar com o sonho norte-americano bem no dia do Super Bowl, o maior campeonato de futebol dos EUA. Jack Ryan entra em ação novamente e tenta impedir que os terroristas detonem a bomba. Desta vez, foi o ator Ben Affleck que foi escolhido para interpretar o agente.

Jack Ryan: Agente Sombra - 2014

Apesar de ser o quinto filme da série Jack Ryan, não é bem uma adaptação de um dos livros de Tom Clancy, mas sim uma história concebida pelo roteiristas Hossein Amini usando o personagem de Clancy. Aqui, Jack Ryan é um oficial da Marinha que se cansa da profissão e vira um analista financeiro em Moscou. No meio de seu novo trabalho descobre um plano para desvalorizar a moeda americana.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 20 Jan 2014.