Guia da Semana
Literatura
Por Juliana Andrade

6 filmes inspirados nos livros de Tom Clancy

O autor de “Caçada ao Outubro Vermelho” teve várias obras adaptadas no cinema.

O escritor Tom Clancy (Reprodução)

O autor Tom Clancy, que morreu na última terça-feira, 1º de outubro em Baltimoreo, escreveu mais de 100 livros é um dos maiores especialistas em thrillers políticos e histórias de espionagem. Não é a toa que alguns diretores de Hollywood, usaram algumas de suas obras para retratar nas telas de cinema.

+ Filmes baseados em livros do Stephen King que você não pode deixar de ver

A maioria desses filmes é baseada em uma série de livros com um personagem chamado Jack Ryan, um analista da CIA, que já foi interpretado diversos atores como Ben Affleck, Harrisson Ford e Alec Baldwin. Além das telonas, alguns de seus livro ganharam adaptações pra videogames famosos como Rainbow Six, Ghost Recon e Splinter Cell.

O Guia da Semana preparou uma lista com alguns dos filmes que foram baseados nas obras de Tom Clancy. Confira:

A Caçada ao Outubro Vermelho - 1990

Markus Ramius, personagem do ator Sean Connery, é o comandante do submarino russo Outubro Vermelho. Logo após de descobrirem que o capitão segue para a América, seus superiores exigem que submarinos soviéticos afundem o Outubro Vermelho. Claro que nessas alturas, os americanos também pensam em ataca-lo. Jack Ryan, vivido por Alec Baldwin, é um agente da CIA que tenta impedir que as nações sigam com o plano de ataque.

Jogos Patrióticos - 1992

Mais uma vez o agente da CIA Jack Ryan aparece nas obras de Tom Clancy, e desta vez ele abandona as suas deliciosas férias para trabalhar no caso de um atentado terrorista a um dos integrantes da família real inglesa. Nessa, ele mata um dos grandões dos terroristas e passa a ser perseguido por Sean Miller, o irmão da vitima de Jack.

Perigo Real e Imediato - 1994

Harrison Ford interpreta um agente da CIA que passa a comandar a organização seu trabalho logo de cara é enfrentar chefes dos cartéis de droga. Mal sabe ele que o Presidente dos EUA emplaca secretamente um ataque contra os traficantes e obviamente a situação sai totalmente do controle.

NetForce - 1999

O filme se passa em 2005 e Alex Michaels é responsável por divisão do FBI que investiga a criminalidade na Internet. Um de seus chefes é assassinado e tudo indica que o culpado é um personagem que diz ser aprendiz de Bill Gates.

A Soma de Todos os Medos – 2002

Um grupo de neo-nazistas europeus encontram uma bomba nuclear israelense e com ela pretendem acabar com o sonho norte-americano bem no dia do Super Bowl, o maior campeonato de futebol dos EUA. Jack Ryan entra em ação novamente e tenta impedir que os terroristas detonem a bomba. Desta vez, foi o ator Ben Affleck que foi escolhido para interpretar o agente.

Jack Ryan: Agente Sombra - 2014

Apesar de ser o quinto filme da série Jack Ryan, não é bem uma adaptação de um dos livros de Tom Clancy, mas sim uma história concebida pelo roteiristas Hossein Amini usando o personagem de Clancy. Aqui, Jack Ryan é um oficial da Marinha que se cansa da profissão e vira um analista financeiro em Moscou. No meio de seu novo trabalho descobre um plano para desvalorizar a moeda americana.


Por Juliana Andrade

Atualizado em 20 Jan 2014.

Mais notícias

10 biografias imperdíveis para ler (ou reler) na quarentena

Literatura

10 livros de suspense para ler em 2020

Literatura

10 livros nacionais recentes para ler em 2020

Literatura

6 romances recentes para ler em 2020

Literatura

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura