Guia da Semana

O seu melhor amigo pode ser aquele de anos atrás ou até mesmo alguém que você conheceu há pouquíssimo tempo. Um familiar ou, quem sabe, uma pessoa distante. As possibilidades são muitas, mas, infelizmente, quando falamos em amizade, esquecemos de um velho e fiel companheiro.

Aquele que passou por diversas gerações, mudando de aparência, entrando e saindo do armário. Que, ao longo dos anos adquiriu um pouco de pó, perdeu algumas páginas e ganhou alguns rabiscos e dobras ... o livro.

Image and video hosting by TinyPic

Ele é realmente um bom amigo. Pode não ser o melhor, mas nos dá a segurança de que, em sua companhia, não nos sentiremos sós. É o único que, mesmo em silêncio, nos permite ouvir vozes, presenciar situações e imaginar feições.

Entretanto, a amizade com um livro nos transforma e, querendo ou não, não nos deixa imune. Afinal, ler um livro sempre será uma experiência transformadora, que amplia nosso olhar e chama nossa atenção para detalhes que fingimos não ver.

De qualquer forma, ler um livro é algo muito especial. Pois são os presentes mais imortais que uma pessoa pode ganhar ou dar para si mesmas. São como dias a mais de vida. De certa forma, a materialização do nosso gosto, o histórico dos nossos trajetos intelectuais e testemunhos dos caminhos pelos quais passamos.

E, por que não pensar naqueles que podem nos ajudar a iniciar um novo ano ainda melhor? Afinal, Dezembro é mês de renovação. É a época em que reciclamos as relações ruins, investimos na alma, canalizamos bons pensamentos e direcionamos as boas energias para um futuro melhor.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de livros que vão te ajudar a começar 2015 com o pé direito. Dá uma olhada:

1. O Futuro da Humanidade – Augusto Cury

Este é um daqueles livros incríveis que tem o poder de nos transformar. Nele, Augusto Cury provoca o leitor a repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas. Com o personagem Marco Polo, um jovem de espírito livre que estuda medicina, o autor trata de assuntos como a força do diálogo, o respeito e o amor.

2. A última grande lição – Mitch Albom

Cada um de nós já teve uma figura que nos ajudou a ver a vida de uma forma mais especial.

Para o autor, esta pessoa foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade que estava em estado terminal.

Juntos, debateram a felicidade e realização humana. Essa experiência transformou sua vida e ele a escreveu para nós.

3. As cinco pessoas que você encontra no céu – Mitch Albom

O livro conta a história de Eddie, o mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos, tentando salvar uma garotinha.

Imerso numa rotina de trabalho e solidão, passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco pessoas que lhe mostram como ele foi importante.

Este livro é para cada um de nós, pois freqüentemente nos sentimos frustrado e inúteis por não termos realizado nossos sonhos.

livro ostra feliz não faz pérola pérola

4. Ostra feliz não faz pérola - Rubem Alves

Nesta obra, Ruben Alves fala que a ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer.

Assim, defende a ideia de que pessoas felizes não sentem necessidade de criar e que o ato criador, seja na ciência ou na arte, surge de uma dor.

Diz, ainda, que este livro está cheio de areias pontudas que lhe machucaram e que, para se livrar delas, o escreveu.

Livro O ano do pensamento mágico

5. O ano do pensamento mágico - Joan Didion

Sem uma gota de autopiedade e com um estilo envolvente e emocionante, Didion narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido e a doença de sua única filha. Feito com sinceridade e paixão, o livro revela uma experiência pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Fala sobre a superação e a nossa necessidade de atravessar - racionalmente ou não - momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir.


livro O Homem em busca de um sentido

6. Em busca de sentido - Viktor Frankl

Viktor Frankl é um psiquiatra austríaco e relata suas próprias experiências num campo de concentração. Frankl teve quase toda a família exterminada e buscou uma razão para manter-se vivo.

Dessa luta, nasceu o que ele chamou de Logoterapia: uma forma de tratamento que trabalha as frustrações na busca de sentido e significado da vida.

O livro traz tristes relatos mas, ao mesmo tempo, é uma lição para para qualquer um que esteja em meio a adversidades, mostrando que a vida na dor e no sofrimento também pode ser uma oportunidade para ter compaixão e generosidade.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 23 Dez 2014.