Guia da Semana

Em um mundo onde os padrões estéticos de beleza estão cada dia mais elevados, é comum vermos um verdadeiro massacre humano sendo cometido diante nossos próprios olhos por homens, mulheres e adolescentes.

A insatisfação com o próprio corpo cresce e, então, começam as tentativas de atingir o inatingível: dietas malucas e super radicais, cirurgias plásticas, exigências exageradas em relação a si mesmo e até mesmo aplicativos para o celular ou tablets que, artificialmente, transformam a aparência nas fotos, mudando a cor da pele, afinando a cintura, tirando as linhas de expressão, olheiras e muitas outras funções.

A verdade é que o cruel padrão de beleza imposto pela mídia tem envenenado a alma das pessoas e também motivado muitos escritores a questionarem esse fenômeno. Por isso, o Guia da Semana listou 6 livros que contestam a ditadura da beleza. Confira:

1- DITADURA DA BELEZA

Este livro pretende retratar o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as consequências da ditadura da beleza. O autor tenta se opor a essa forma de opressão que pode levar mulheres, adolescentes e até mesmo crianças à frustração. Segundo o autor, influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua autoestima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.



2- FEIOS

Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos. Mas, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo que irá mudar o mundo para sempre.



3- PERFEITOS

Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão - festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade - há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver - as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.


4- EXTRAORDINÁRIO

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade - até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente - convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


5- A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ

Em 'A beleza está nos olhos de quem vê', a psicóloga Camila Cury busca ensinar os leitores a redefinir sua autoimagem e resgatar sua autoestima, ajudando-os a compreender que seu valor como pessoa está no interior - e não do lado de fora. Por meio de histórias de pessoas que conseguiram recuperar as rédeas de suas vidas depois de perceberem o mal que sua autoimagem negativa estava causando, este livro pretende inspirar os leitores a reencontrar a alegria de se olhar no espelho.



6- BELEZA À VENDA

O livro 'Beleza à venda - auto-estima não tem preço' é o resultado de uma discussão sobre o tema, com a participação de 17 autores com idades entre 20 e 35 anos. A obra revela, por meio de histórias de vida, a face obscura da discriminação estética, que se incorporou de tal forma na sociedade de informação atual ao ponto de parecer invisível ou sem importância significativa. O livro aborda o tema em três ambientes - no mundo do trabalho, nos bancos escolares e na vida social.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 28 Abr 2015.