Guia da Semana

A maioria das pessoas desse mundo, ou a grande maioria, deseja conquistar a tão sonhada independência financeira. Entretanto, o caminho até ela não é tão simples e - além da trajetória profissional - é preciso ter disciplina para saber lidar com diversas situações no dia a dia.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 livros que todo mundo deve ler antes de ir morar sozinho. Confira:

PAI RICO, PAI POBRE

O objetivo desta obra é partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, frequentemente se recorre a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decide-se ser rico, pobre ou classe média. Para o autor, dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda.

OS AXIOMAS DE ZURIQUE

Logo depois da Segunda Guerra Mundial, um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta. Neste livro estão as regras infalíveis que estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. São doze axiomas principais e dezesseis secundários que se aplicam a qualquer tipo de investimento. Neles, o leitor encontrará a chave para investir com sucesso - à moda suíça.

A CABEÇA DO INVESTIDOR

As pesquisas nas áreas de psicologia econômica, economia comportamental, finanças comportamentais e neuroeconomia, e algumas realizadas por psicanalistas identificaram erros sistemáticos cometidos por muitas pessoas. Esses estudos fornecem a base para este livro, escrito por uma psicanalista e psicóloga econômica, tendo como foco mostrar como a cabeça das pessoas pode funcionar quando essas têm que tomar decisões sobre seu dinheiro e investi-lo, em especial no mercado financeiro.


CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia. De acordo com o autor, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro. Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças.

DESAFIO AOS DEUSES

Nesta análise do papel do risco na sociedade, Peter Bernstein argumenta que a concepção do controle do risco constitui uma das idéias centrais que distinguem os tempos modernos do passado mais remoto. 'Desafio aos deuses' é uma narrativa que se assemelha a um romance e relata a notável aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos, mediante as ferramentas poderosas da administração do risco disponíveis nos dias de hoje. O autor esclarece os conceitos de probabilidade, amostragem, teoria dos jogos e tomada de decisões racional versus irracional. As seções finais do livro levantam questões importantes sobre o papel do computador, a relação entre fatos e crenças subjetivas, o impacto da teoria do caos, o papel dos mercados de derivativos em franco desenvolvimento e a total predominância dos números.



OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

Neste livro, o autor pretende mostrar como substituir uma mentalidade destrutiva pelos 'arquivos de riqueza', 17 modos de pensar e agir que, segundo ele, distinguem os ricos das demais pessoas.


AS MULHERES E O DINHEIRO

Suze Orman examina o relacionamento delicado e disfuncional que as mulheres têm com o dinheiro neste livro pioneiro. Com sua combinação característica de percepção, solidariedade e profunda identificação, ela fornece às mulheres o conhecimento financeiro e a consciência emocional para superar as barreiras que as impedem de aproveitar melhor o dinheiro que ganham.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Abr 2015.