Guia da Semana

Numa época onde o mundo está mais complexo, confuso e extremamente corrido, o livro de autoajuda implora para ser repensado e readaptado. Para isso, The School of Life anuncia seu renascimento com uma série que reflete sobre grandes questões da vida, incluindo dinheiro, sanidade, trabalho, tecnologia e o desejo de mudar o mundo para melhor, provocando estímulos ao leitor.

Bem escritos, os títulos inteligentes nos ajudam a explorar a riqueza do conhecimento humano. Confira:

1- COMO MUDAR O MUNDO

Todos nós queremos viver em um mundo melhor, mas às vezes temos a sensação de que nos falta habilidade ou influência para, de fato, fazer a diferença. John-Paul Flintoff observa que há gerações a sociedade se transforma por meio da ação de indivíduos que entenderam que se não gostavam de algo, podiam mudá-lo. Combinando novas perspectivas da história, política e cultura moderna, este livro vai muni-lo da coragem necessária para superar a inércia e a indiferença, ajudá-lo a identificar suas maiores preocupações e inspirá-lo a dar o primeiro passo em direção à mudança.

2- COMO VIVER NA ERA DIGITAL

Nosso mundo está cada vez mais digital. Hoje, mais da metade da população adulta do planeta passa mais tempo no trabalho “conectado” do que “desconectado”, seja pela internet, pelo celular ou por qualquer outra mídia digital. Enviar e-mail, mensagem, twittar, escrever em um blog já são parte da nossa vida profissional, dos nossos relacionamentos e até mesmo da nossa vida familiar. Mas que efeito essa necessidade por conexão constante está realmente tendo? Tom Chatfield examina o que nossa vida “conectada” está realmente fazendo com nossas mentes, para o bem ou para o mal. Apresentando pesquisas inovadoras e práticas, ele nos ensina como prosperar em um século digital sem perder nossa humanidade.

3- COMO SE PREOCUPAR MENOS COM DINHEIRO

Nossa relação com dinheiro dura a vida inteira, mas livros sobre o assunto costumam seguir dois caminhos: como ganhar mais ou como viver com menos. John Armstrong vira essas abordagens de cabeça para baixo. Ele não olha para o dinheiro em si, mas para como nos relacionamos com ele e o significado que atrelamos a ele. O dinheiro nos assusta? Ele pode mudar o mundo para melhor? E de quanto realmente precisamos? Oferecendo perspectivas surpreendentes e úteis, este livro vai encorajá-lo a redefinir seus sentimentos em relação ao dinheiro e, principalmente, a permitir que você descubra o que realmente importa.

4- COMO PENSAR MAIS SOBRE SEXO

Não pensamos muito sobre sexo; na verdade pensamos sobre ele da maneira errada. Assim declara Alain de Botton neste livro rigoroso e honesto cujo objetivo é nos guiar por esta experiência íntima e excitante – porém muitas vezes confusa e difícil - que é o sexo. Poucos de nós acreditamos ser completamente normais no que diz respeito ao sexo, e o que se presume que deveríamos estar sentindo raramente é a realidade. Este livro argumenta que o sexo do século XXI está fadado a ser um jogo de equilíbrio entre amor e desejo, aventura e comprometimento. Abrangendo assuntos como desejo, fetichismo, adultério e pornografia, Alain de Botton reflete sobre os dilemas da sexualidade moderna, oferecendo insights e conforto para nos ajudar a pensar mais profunda e sabiamente sobre o sexo que estamos, ou não, fazendo

5- COMO ENCONTRAR O TRABALHO DA SUA VIDA

O desejo por um trabalho gratificante é uma das grandes aspirações da nossa era e este livro inspirador revela como podemos realizar este objetivo. Ele explora as contradições que enfrentamos para ter dinheiro e status e ao mesmo tempo fazer algo significativo e em sintonia com nossos talentos. Recorrendo à sociologia, psicologia, história e filosofia, Roman Krznaric escreve um guia prático e inovador para nos ajudar a seguir um rumo nesse labirinto de opções, superar o medo da mudança e encontrar uma carreira que nos fará prosperar.

6- COMO DESENVOLVER SAÚDE EMOCIONAL

Felicidade é um termo complexo que carrega um significado diferente para cada pessoa. Para alguns, pode significar satisfação; para outros, um momento de alegria. Mais do que incentivar a busca pela felicidade, Oliver James encoraja as pessoas a cultivarem saúde emocional.

Destacando os cinco principais elementos da saúde emocional — percepção, noção do self, relacionamentos fluidos, autenticidade e entusiasmo com a vida —, ele apresenta estratégias para otimizar cada um deles e assim construir uma vida mais gratificante.

Ao nos ajudar a entender a influência da bagagem emocional sobre nossas interações diárias, James revela como superar padrões negativos de comportamento e alcançar um maior nível de autoconsciência.

7- COMO FICAR SOZINHO

Nossa sociedade de ritmo acelerado não aprova a solidão. Estar sozinho é muitas vezes, algo incompreendido. Por que isso acontece em um momento em que autonomia, liberdade pessoal e individualismo são mais valorizados do que nunca?

Sara Maitland responde a essa pergunta explorando algumas mudanças de atitude ao longo da história. Apresentando experiências e estratégias para dissipar o medo da solidão, ela nos ajuda a praticá-la sem ansiedade e nos encoraja a enxergar os benefícios de passarmos algum tempo apenas com nós mesmos. Ao nos permitirmos a experiência de estar sozinho, conseguimos ter inspiração para encontrar nossas próprias recompensas e finalmente levar uma vida mais enriquecedora e gratificante.

8- COMO ENVELHECER

A sociedade tem um enorme medo de envelhecer. A velhice passou a ser um problema biomédico, algo a ser evitado a todo custo – e quem sabe um dia extinto pela medicina. Anne Karpf nos encoraja a uma mudança de narrativa.

Nossa percepção sobre a idade é histórica e culturalmente definida. Usando como fonte diversos estudos de caso, a autora tenta quebrar o paradigma negativo e sugere que o passar dos anos pode ser enriquecedor e trazer imenso crescimento. Se reconhecemos essa passagem como parte inevitável da condição humana, o grande desafio de envelhecer passa a ser simplesmente o desafio de viver.



9- COMO LIDAR COM A ADVERSIDADE

Todos nós enfrentamos algum tipo de perda, decepção ou fracasso, mesmo que estejamos sempre cercados por riqueza e amigos. A reação mais comum a essas situações é segurar as pontas da melhor forma possível — alguns melhor do que outros — e seguir em frente.

Christopher Hamilton sugere uma abordagem diferente. Com foco na família, no amor, na doença e na morte, ele explora maneiras construtivas de encarar a adversidade; uma forma de aprender com a dificuldade do momento.

Através de exemplos da História, da literatura e da ciência, Hamilton nos mostra maneiras de reconhecer a adversidade como uma preciosa fonte de aprendizado que vai definindo nossa existência.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 31 Mar 2015.