Guia da Semana

Você sabe qual é a biblioteca comunitária mais próxima de você? Foi pensando nesta pergunta que a bibliotecária Yasmin Wink e o desenvolvedor Tairon Coelho criaram o aplicativo “Mapa de Leitura”.

Com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), o aplicativo ampliou sua atuação por todo o território brasileiro. Dessa forma, os aparelhos públicos podem trocar experiências, divulgar informações, atividades e se relacionar com os frequentadores e colaboradores. Para se cadastrar, as bibliotecas precisam divulgar o endereço, informações e atividades.

O projeto “Mapa de Leitura” ressalta como estes espaços são importantes, pois, muitas vezes, são o único aparelho cultural localizado em periferias. As bibliotecas comunitárias são criadas pela própria população, que vê nelas um lugar de diálogo, de convívio social, de troca de saberes e, principalmente, de educação e cultura para todas as idades. É um espaço aberto aos que acreditam no poder dos livros e da literatura na educação.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site acessar o site.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 26 Fev 2021.