Guia da Semana

A literatura nacional é muito rica, com grandes escritores, novelistas, poetas e cronistas. A história da nossa literatura é repleta de movimentos culturais e artísticos, associados aos momentos políticos e sociais que viviam aqueles autores. Por isso, o Brasil possui escritores reconhecidos internacionalmente como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, que marcaram a história da cultura brasileira.

Pensando nestes grandes nomes da literatura nacional, o Guia da Semana fez uma lista com 10 autores brasileiros que você precisa começar a ler agora. Confira:

► Machado de Assis

Machado de Assis é um dos escritores brasileiros de maior nome, e não é à toa. Ele foi responsável por inaugurar o realismo nacional. Seus romances de maior sucesso são "Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881), "Quincas Borba" (1891) e "Dom Casmurro" (1899). Nascido no Rio de Janeiro em 1839, Machado também foi responsável por fundar a Academia Brasileira de Letras.


► Clarice Lispector

Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras. A jornalista e escritora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920, mas veio ao Brasil aos 2 anos de idade e foi radicalizada aqui. Seus principais livros são “A Hora da Estrela”, “A Paixão Segundo G.H.” e “Laços de Família”.


► Hilda Hilst

Outra grande escritora da literatura nacional é Hilda Hilst, poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. Nascida em Campinas, em 1930, ela aborda em seus livros temas como misticismo, sexualidade feminina, insanidade, erotismo e libertação sexual. Não deixe de conferir as obras “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão”, para conhecer um pouco de sua poesia, e “A Obscena Senhora D”, para prender-se em sua ficção.


► Guimarães Rosa

Considerado por muitos como o maior escritor brasileiro da segunda metade do século XX, Guimarães Rosa exerceu sua carreira literária em paralelo com sua função de médico. Seu maior sucesso foi “Grande sertão: Veredas", narrativa sobre moradores do sertão de Minas Gerais. Foi um escritor que reinventou a língua, era muito erudito, e inventava palavras e cativava com sua linguagem inovadora. Outras obras importantes são “Primeiras Estórias” e “Sagarana”


► Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi um grande poeta e dramaturgo brasileiro, integrante da geração modernista nacional. Ele foi professor, cronista e jornalista, nascido em Minas Gerais. Sua principal obra é “A Rosa do Povo”, publicada em 1945, que reúne 55 poesias que retratam o cenário de um país conturbado.


► Cecília Meireles

Poeta fluminense, nascida em 1901, Cecília Meireles atuou como jornalista e professora, e foi uma das integrantes do movimento modernista no Brasil. Recebeu prêmios por suas obras, como "Viagem", de 1939. É dona de outras obras-primas como "Nunca mais" e "Poema dos poemas", de 1923, além de seu primeiro livro, escrito em 1919, intitulado "Espectros".


► Jorge Amado

Nascido na Bahia em 1912, Jorge Amado começou sua carreira na escrita desde muito cedo – ele atuava como repórter antes de ingressar na literatura. Quando se tornou redator-chefe, publicou seus principais romances como "Capitães de Areia", "Gabriela, cravo e canela" e "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água", entre outros títulos que o consagraram como um grande escritor da literatura nacional.


► Graciliano Ramos

Graciliano Ramos vai ser sempre lembrado por sua obra consagrada e muito respeitada “Vidas Secas” (1938), que conta a história de uma família pobre que tenta sobreviver e sofre com a seca do nordeste brasileiro. Graciliano nasceu em Alagoas, em 1895, e até chegou a ser prefeito, antes de iniciar sua carreira literária. Outros livros que você deve conhecer do autor são ‘”Memórias do Cárcere”, publicado no ano de sua morte, em 1953, e "Angústia", escrita em 1936, ano em que foi preso por subversão durante o regime de Getúlio Vargas.


► Ariano Suassuna

Ariano Suassuna nasceu em 1927, na Paraíba, foi escritor e dramaturgo. Em 1989, foi eleito para integrar a 32ª cadeira da Academia Brasileira de Letras. Idealizador do Movimento Armorial, ele defendia a cultura popular nordestina e a retratava em seus livros. Foi um grande escritor brasileiro, sendo suas principais obras “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”’.


► Mário de Andrade

Mário de Andrade nasceu em São Paulo, em 1893, e foi um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Começou bem cedo a fazer críticas em jornais, e ajudou na criação da famosa Semana de Arte Moderna, de 1922. Suas principais obras são “Macunaíma” (1928), que reuniu mitos e lendas indígenas para recriar o processo civilizatório no Brasil, e “Pauliceia Desvairada”.

Atualizado em 21 Jul 2020.