Guia da Semana

Charles Bukowski ( 16 de agosto de 1920 – 9 de março de 1994) foi um poeta, cronista e romancista com um estilo realmente peculiar. Não tendo pudores ao escrever sobre obscenidades, “Buk” nos revela sua realidade de autor que passa parte de sua vida em relacionamentos sem sentido e tomando porres baratos.

+ Relembre 10 séries dos anos 90
+ Veja quais são os 20 livros mais esquecidos em quartos de hotéis

Para você que ainda não sabe por onde começar, selecionamos cinco livros de Charles Bukowski para ler. Confira!

• A mulher mais linda da cidade

O mais curto de todos desta lista (com apenas 64 páginas!), o “A mulher mais linda da cidade” dá uma boa prova do gênero literário e estilo de escrita de Charles Bukowski. O conto que dá o nome ao livro conta a história de Cass, uma linda mulher que ou era 8, ou era 80 – sempre vivendo sua vida dos extremos, desperdiçando sua beleza e sendo quase incompreensível.

• Ao sul de lugar nenhum

Com seus personagens marginais como prostitutas, “vagabundos” e “perdedores”, Buk empresta sua voz à essa minoria para mostrar que eles também possuem sonhos, anseios e aspirações, mesmo sendo pessoas que normalmente não se encaixam em padrões socialmente aceitos.

• Misto Quente

O protagonista da obra – Henry Chinaski- não possui um dos futuros mais brilhantes pela frente. Com um pai autoritário, uma mãe passiva e ignorante e um sério problema com acnes que fazem com que ele se torne mais feio do que o comum, ele se vê destinado a servir de mão de obra barata em um mundo cada vez mais selvagem

• Numa Fria

Ao contrário de muitos autores considerados como “malditos”, Charles Bukowski não foi um mártir: quando se jogava na obscenidade, na verdade e na maneira crua com que lidava com a vida, não se fazia de anjo, muito menos de coitado. Neste livro, encontramos uma coletânea de diferentes contos, onde percebemos de maneira extremamente clara e sincera os relatos de um cotidiano inventado, porém plausível.

• PULP

O último livro escrito por Bukowski conta a saga do detetive Nick Belane, que poderia ser igual à qualquer outra, no entanto, lindas mulheres com pernas sensuais e vozes sussurrantes cruzam seu caminho, sendo a principal delas a que atende pelo codinome de Dona Morte.

Por Leila Vieira

Atualizado em 22 Set 2014.