Guia da Semana

O Guia da Semana sempre defende a ideia de que o livro e a leitura são uns dos maiores remédios da vida, afirmando que ler faz bem à saúde e nos transforma em pessoas melhores.

Mas, é claro que não são todos os dias que estamos dispostos a encarar livros densos, complexos, cheios de detalhes e linguagens que exigem atenção redobrada. Muitas vezes, tudo o que precisamos é chegar em casa depois de um dia de trabalho, tomar banho, jantar e, antes de dormir, fazer uma leitura leve, interessante e positiva.

Pensando nisso, listamos 5 livros de citações que merecem estar na sua cabeceira. Confira:

1- FRASES PARA GUARDAR

"Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta." As palavras de Luis Fernando Veríssimo mostram que frases bem colocadas e com bom humor podem fazer a vida ficar um pouco mais fácil.

Viciado em frases, Marcel Souto Maior organiza neste livro aquelas que considera as mais expressivas para sua vida e seu humor. Personalidades do passado e do presente demonstram todo seu espírito com frases peculiares. De Gandhi, Voltaire e Newton a Steve Jobs, Homer Simpson e Lady Gaga.

Uma coletânea de pensamentos e pensadores que vão ajudar todos a encarar a vida com coragem, sensatez e, principalmente, bom humor. Separadas por temas, prontas para serem consultadas quando for preciso.

2- STEVE JOBS EM 250 FRASES

Desde que Steve Jobs criou o computador pessoal da Apple, nos anos 1970, o mundo da informática se dividiu entre seus seguidores e todas as outras pessoas. O mais curioso é que esses fanáticos sempre foram a minoria, talvez 10% dos usuários na melhor das hipóteses. E, ainda assim, Steve Jobs se tornou um ícone cultural.

Jobs é um estudo de caso sobre como um projetista de computadores se tornou uma das pessoas mais cultuadas da tecnologia de informação. E, embora Bill Gates tenha conquistado somas muito maiores de dinheiro, foi Jobs quem alcançou o status de semi-Buda. Isso não tem nada a ver com a superioridade técnica do Mac sobre o PC. Tem a ver com atingir aquele grupo de consumidores que adotará, antes da maioria, determinado produto, ou seja, os caçadores de novidades.

Metade da engenhosidade de Jobs está em seu talento para o design, mas a outra metade tem a ver com sua habilidade para entusiasmar um grupo de consumidores que, no fim, estabelecerá a ligação com o resto da população. Este livro reúne frases de uma das personalidades mais incríveis do mundo.

3- O LIVRO DAS CITAÇÕES

O livro das citações' está estruturado em quatro temas - o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica. Fruto de um trabalho de pesquisa de mais de três décadas, este livro procura traçar, valendo-se exclusivamente de frases dos próprios pensadores, filósofos e escritores, um panorama intelectual dos últimos 2500 anos.

4- A HISTÓRIA DO MUNDO EM 50 FRASES

Algumas frases são ditas, ouvidas e usadas sem que se imagine seu contexto histórico e sua importância. 'Só sei que nada sei', 'Carpe diem', 'Os fins justificam os meios', 'Penso, logo existo' e 'Tempo é dinheiro', são algumas delas. Este livro busca promover um passeio na história - desde a Antiguidade, passando pelo Império Romano e pelo Renascimento até a Guerra Fria - a partir de cinquenta frases célebres distribuídas ao longo de dois mil e seiscentos anos.

5- O TESOURO DOS REMÉDIOS DA ALMA

No Egito, as bibliotecas eram chamadas de "tesouro dos remédios da alma". De fato, nelas curava-se a ignorância, a pior das enfermidades e origem de todas as outras. É baseado nessa premissa que reunimos ideias e conselhos dos nomes mais originais da história do pensamento humano - Baltasar Gracián, Nicolau Maquiavel, Napoleão Bonaparte, Arthur Schopenhauer, Tácito, Goethe, Oscar Wilde, Sun Tzu, entre outros formando uma biblioteca da sabedoria, da prudência, da estratégia, das relações pessoais, proporcionando assim a compreensão dos labirintos da alma humana e nos fazendo refletir sobre as eternas indagações da consciência. Em uma era como a nossa, voltada para o resultado, dialogar com esses homens é entrar em contato com um outro lado de nós mesmos - aquele lado, às vezes meio esquecido, que não se contenta com o circunstancial, mas ainda se encanta com o mundo e que procura, ao buscar compreender seu sentido, desvendá-lo.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Mar 2015.