Guia da Semana
Literatura
Por Lidia Capitani

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Você lê um livro e não tem com quem discutir? Conheça 10 clubes de leitura para compartilhar suas ideias.

Fotos: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Que tal fazer da experiência da leitura, uma aventura compartilhada? Se você é fã de literatura, vai adorar saber que a cidade está cheia de clubes de leitura. Independente se você fã de ficção ou gosta de leituras mais aprofundadas, existe um clube que que vai te atender.

Sempre pensando em você, o Guia da Semana listou 10 clubes de leitura em São Paulo para você participar. Escolha o que mais lhe agrada para acompanhar ;)


CLUBE DA LIVRARIA COMPANHIA ILIMITADA

Foto: Shutterstock


O Clube, localizado na Zona Norte de São Paulo, é mediado por Claudia Leonardi e conta com o apoio da editora Companhia das Letras. A experiência aborda diversos gêneros. Além disso, não é necessário inscrição e os livros são escolhidos por votação. Alguns autores já marcaram presença, e os livros do mês possuem 10% de desconto na livraria. Confira os próximos encontros na facebook.

Endereço: Rua Florineia, 38, Água Fria.


LEIA MULHERES

O clube Leia Mulheres surgiu com o intuito de incentivar a leitura de autoras mulheres. Organizado em 2015 por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, o projeto se inspirou na hashtag #readwomen2014, criada pela escritora inglesa Joanna Walsh. O clube acontece em diversos locais do país e em Portugal, e é um dos maiores do Brasil. Acontece uma vez ao mês, aos sábados, às 16h, na Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo. O melhor de tudo é que o clube é grátis e não é preciso retirar ingressos. Confira os próximos encontros e os livros discutidos.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade.


CLUBE DA LIVRARIA MARTINS FONTES

A livraria Martins Fontes também possui um clube de leitura. Ele é mediado por Wagner Domingues, e os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 19h30, na loja da Avenida Paulista. A escolha dos livros segue a temática de cada mês, e são escolhidos pelos participantes. A participação é gratuita – basta ler o livro e participar da discussão. Acompanhe o facebook ou o site para saber as datas e títulos de cada mês.

Endereço: Av. Paulista, 509, Bela Vista


SESC BELENZINHO

Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com


Desde 2013, o Sesc Belenzinho organiza seu clube de leitura e já teve diversos mediadores como Celinha Nascimento, Marcelo Maluf, Andrea Del Fuego e Marcelino Freire. Os encontros ocorrem na segunda quinta-feira do mês, às 20h, e os títulos são escolhidos pelos próprios participantes. Não é necessário inscrição e também é gratuito. Só é preciso chegar 30 minutos antes do horário. Cheque a programação.

Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho


BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS

Os encontros acontecem às sexta-feira, às 15h, na biblioteca Parque Villa-Lobos. Não segue nenhum gênero específico, e também não é necessário se inscrever. Cheque a agenda da biblioteca para saber as datas e os títulos escolhidos.

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.


CLUBE DA BLOOKS

Focado em ficção científica, o clube se encontra na livraria Blooks, na primeira segunda-feira do mês, às 20h, no shopping Frei Caneca. Os títulos são escolhidos pelos participantes ao final de cada encontro. As obras escolhidas também possuem 15% de desconto. O evento gratuito. Para participar, cheque a programação no facebook.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação.

 

CLUBE DA LIVRARIA DA VILA

Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com


Em Pinheiros, este clube se encontra na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, e tem o apoio das editoras Boitempo e Companhia das Letras, toda 2ª segunda-feira do mês, às 20h. Se comprado na livraria, o livro do mês tem 15% de desconto. Confira a programação.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros.


CLUBE DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

São vários clubes de leitura que acontecem na Biblioteca Mário de Andrade, e são para todos os gostos. Há reuniões voltadas à temática das mulheres e a desigualdade de gênero, de autores brasileiros e latino-americanos; voltados à poesia; entre outros. Cheque a programação e aventure-se.

Endereço: Rua da Consolação, 94, 3º piso, República.


GRUPO DE ESTUDOS CASA GUILHERME DE ALMEIDA

O grupo foca em discutir as obras do escritor Guilherme de Almeida, a fim de apresentar e publicar trabalhos. Este é necessário se inscrever. Para isso, basta mandar e-mail com uma breve explicação dos motivos pelos quais você gostaria de entrar no grupo. Saiba mais.


CLUBE DE LEITURA CASA DAS ROSAS

Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com


O clube de leitura da Casa das Rosas reúne-se toda quarta-feira, às 19h30, para discutir sobre um livro escolhido pelo grupo. Também não é necessário inscrição, e a entrada é gratuita. Consulte a agenda do local para acompanhar as leituras.

Endereço: Av. Paulista, 27 - Bela Vista, São Paulo

 


Por Lidia Capitani

Atualizado em 7 Set 2019.

Mais notícias

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura

Santos recebe a maior livraria flutuante do mundo em agosto; saiba mais!

Literatura

7 livros que inspiraram ótimas séries e valem a leitura

Literatura

10 livros em quadrinhos que você precisa ler se gosta do formato

Literatura

5 clubes de assinatura de livros para você experimentar

Literatura

Até 2 de setembro: Amazon realiza 'Book Friday' com produtos até 80% mais baratos; saiba mais!

Literatura