Guia da Semana

Parte fundamental da experiência literária é compartilhar as impressões pessoais de cada livro. Mesmo sem poder se encontrar pessoalmente devido à pandemia de Covid-19, muitos clubes de leitura se adaptaram ao ambiente virtual e estão promovendo encontros online e gratuitos para que qualquer um possa participar.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou 9 clubes de leitura que você pode participar sem sair de casa. Confira:


► Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes têm a oportunidade de conhecer a tradição do cordel. A cada encontro, o autor convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 26 de setembro, às 16h30, a convidada será a cordelista e contadora Cleusa Santo, que irá recitar e comentar o cordel “O anel da pedra rosada”. As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro neste link.


► #LiveComAVila

A Livraria da Vila, que possui seu próprio clube de leitura desde antes da pandemia, adaptou o formato de seus eventos e agora está promovendo a série de lives #LiveComAVila, que traz autores para falarem de suas obras. Para participar, é preciso ficar atento(a) ao Instagram da livraria.


► Clube do Audiolivro da BSP

A Biblioteca de São Paulo, em parceria com a TocaLivros, conta com o Clube do Audiolivro, indicado para jovens de 11 a 14 anos. Todos os meses, um livro infatojuvenil diferente é discutido através de um encontro virtual. Em setembro será a vez do clássico “O médico e o monstro”, de Robert Louis Setevenson. É necessário inscrição pelo site da Biblioteca – por aqui.


► Clube de Leitura Online da BSP

Já para os adultos, a Biblioteca de São Paulo oferece o Clube de Leitura Online, com encontros mensais e virtuais. No mês de setembro, o encontro ocorre no dia 18, data em que será discutido o livro “A vida não é útil”, de Ailton Krenak. Para participar, é preciso inscrever-se no site da biblioteca – por aqui.


► Biblioteca Parque Villa-Lobos

Assim como a Biblioteca de São Paulo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos também promove o Clube do Audiolivro em parceria com a TocaLivros. Em setembro, o título escolhido foi “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne. O clube é destinado a jovens de 11 a 14 anos. As inscrições são feitas pelo site – aqui.


► Clube de Leitura para terceira idade

O “Clube de Leitura 6.0” é uma iniciativa destinada a idosos acima de 60 anos. O projeto terá um ano de duração e a intenção é beneficiar cerca de mil idosos com acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20 mil títulos de todos os gêneros. A iniciativa, que se iniciou antes da pandemia, está presente em 17 cidades no Estado de São Paulo e conta com mais de 750 idosos participantes, porém, seu formato foi adaptado ao online. Inscrições aqui.


► Leia Mulheres

O clube “Leia Mulheres” surgiu com o intuito de incentivar a leitura de autoras mulheres. Organizado em 2015 por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, o projeto se inspirou na hashtag #readwomen2014, criada pela escritora inglesa Joanna Walsh. O clube acontece em diversos locais do país e em Portugal, e é um dos maiores do Brasil. Durante a pandemia, os encontros dos clubes locais estão sendo online. Confira aqui as datas das próximas leituras.


► Clube de Leitura: Virando a Página

O “Clube de Leitura Virando a Página” é um grupo que promove encontros para discutir a leitura do mês. A dinâmica é toda online e gratuita. Para conferir as datas das próximas leituras é preciso acompanhar o Instagram do grupo.


► Clube Cidade Solitária

Organizado por Thaís Campolina, o “Clube Cidade Solitária” promove encontros virtuais para conversar sobre livros, trocar referências e fomentar a leitura. Para ficar por dentro das próximas leituras, é preciso acompanhar o Instagram do grupo.

10 autores negros que você precisa conhecer e ler o quanto antes

Conceição Evaristo, Toni Morrison, Djamila Ribeiro e Angela Davis estão na lista

6 livros da Agatha Christie para você começar a ler

"E não sobrou nenhum”, “Assassinato no expresso do oriente” e Os crimes ABC” estão na lista

Por Lidia Capitani

Atualizado em 11 Set 2020.