Guia da Semana
Literatura
Por Lidia Capitani

9 clubes de leitura online e gratuitos para participar

São clubes de leitura de cordel, infanto-juvenil, para idosos, adultos, só de autoras mulheres e muito mais.

Foto: Shutterstock

Parte fundamental da experiência literária é compartilhar as impressões pessoais de cada livro. Mesmo sem poder se encontrar pessoalmente devido à pandemia de Covid-19, muitos clubes de leitura se adaptaram ao ambiente virtual e estão promovendo encontros online e gratuitos para que qualquer um possa participar.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou 9 clubes de leitura que você pode participar sem sair de casa. Confira:


► Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes têm a oportunidade de conhecer a tradição do cordel. A cada encontro, o autor convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 26 de setembro, às 16h30, a convidada será a cordelista e contadora Cleusa Santo, que irá recitar e comentar o cordel “O anel da pedra rosada”. As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro neste link.


► #LiveComAVila

A Livraria da Vila, que possui seu próprio clube de leitura desde antes da pandemia, adaptou o formato de seus eventos e agora está promovendo a série de lives #LiveComAVila, que traz autores para falarem de suas obras. Para participar, é preciso ficar atento(a) ao Instagram da livraria.


► Clube do Audiolivro da BSP

A Biblioteca de São Paulo, em parceria com a TocaLivros, conta com o Clube do Audiolivro, indicado para jovens de 11 a 14 anos. Todos os meses, um livro infatojuvenil diferente é discutido através de um encontro virtual. Em setembro será a vez do clássico “O médico e o monstro”, de Robert Louis Setevenson. É necessário inscrição pelo site da Biblioteca – por aqui.


► Clube de Leitura Online da BSP

Já para os adultos, a Biblioteca de São Paulo oferece o Clube de Leitura Online, com encontros mensais e virtuais. No mês de setembro, o encontro ocorre no dia 18, data em que será discutido o livro “A vida não é útil”, de Ailton Krenak. Para participar, é preciso inscrever-se no site da biblioteca – por aqui.


► Biblioteca Parque Villa-Lobos

Assim como a Biblioteca de São Paulo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos também promove o Clube do Audiolivro em parceria com a TocaLivros. Em setembro, o título escolhido foi “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne. O clube é destinado a jovens de 11 a 14 anos. As inscrições são feitas pelo site – aqui.


► Clube de Leitura para terceira idade

O “Clube de Leitura 6.0” é uma iniciativa destinada a idosos acima de 60 anos. O projeto terá um ano de duração e a intenção é beneficiar cerca de mil idosos com acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20 mil títulos de todos os gêneros. A iniciativa, que se iniciou antes da pandemia, está presente em 17 cidades no Estado de São Paulo e conta com mais de 750 idosos participantes, porém, seu formato foi adaptado ao online. Inscrições aqui.


► Leia Mulheres

O clube “Leia Mulheres” surgiu com o intuito de incentivar a leitura de autoras mulheres. Organizado em 2015 por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, o projeto se inspirou na hashtag #readwomen2014, criada pela escritora inglesa Joanna Walsh. O clube acontece em diversos locais do país e em Portugal, e é um dos maiores do Brasil. Durante a pandemia, os encontros dos clubes locais estão sendo online. Confira aqui as datas das próximas leituras.


► Clube de Leitura: Virando a Página

O “Clube de Leitura Virando a Página” é um grupo que promove encontros para discutir a leitura do mês. A dinâmica é toda online e gratuita. Para conferir as datas das próximas leituras é preciso acompanhar o Instagram do grupo.


► Clube Cidade Solitária

Organizado por Thaís Campolina, o “Clube Cidade Solitária” promove encontros virtuais para conversar sobre livros, trocar referências e fomentar a leitura. Para ficar por dentro das próximas leituras, é preciso acompanhar o Instagram do grupo.

10 autores negros que você precisa conhecer e ler o quanto antes

Conceição Evaristo, Toni Morrison, Djamila Ribeiro e Angela Davis estão na lista

6 livros da Agatha Christie para você começar a ler

"E não sobrou nenhum”, “Assassinato no expresso do oriente” e Os crimes ABC” estão na lista


Por Lidia Capitani

Atualizado em 11 Set 2020.

Mais notícias

10 motivos para ler mais em 2021

Literatura

Edição virtual da Feira do Livro da Unesp reúne obras com 50% de desconto sobre o preço de capa; saiba tudo!

Literatura

8 livros de Fernando Pessoa para ler o quanto antes

Literatura

Aplicativo "Mapa de Leitura" conecta bibliotecas comunitárias de todo o país; saiba tudo!

Literatura

10 livros-reportagem para ler o quanto antes

Literatura

6 séries de livros de Julia Quinn, a autora de Bridgerton, para ler o quanto antes

Literatura