Guia da Semana

O mercado editorial brasileiro possui grande diversidade tanto no universo dos livros, quanto nos eventos sobre o assunto. Entre eles, destacam-se as feiras do livro, que são, sem dúvidas, ótimas oportunidades para conhecer pessoas interessantes, comprar títulos com preços incríveis, conhecer as novidades e participar de encontros e debates.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista as feiras mais bacanas que acontecem em São Paulo. Confira:

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO - CAPITAL

A feira é o terceiro maior evento editorial do mundo, ficando atrás apenas da Feira do Livro de Frankfurt e da Feira Internacional do Livro de Turim. Além de uma programação com muita variedade, como debates e entrevistas, oferece uma vasta gama de títulos, incluindo todas as novidades do mercado.

PRÓXIMA: de 26 de Agosto a 04 de Setembro de 2016

FEIRA DO LIVRO DA USP - CAPITAL

A famosa e tradicional Feira do Livro da USP é conhecida por oferecer obras com, no mínimo, 50% de desconto - o paraíso para quem é apaixonado por livros e sofre com os preços na hora de comprá-los.

PRÓXIMA: a definir

FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO - INTERIOR

Consolidada como um dos mais importantes eventos culturais do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto já chegou aos 15 anos. A literatura de todos os tempos, a história da imprensa no país, o formato das novas plataformas que hoje servem de auxiliares ao clássico livro de papel e vários outros assuntos estiveram presentes na última edição, além, é claro, da grande variedade disponível para compra de exemplares.

PRÓXIMA: de 12 a 19 junho de 2016

FESTIVAL DA MANTIQUEIRA - INTERIOR

O evento acontece em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo busca refletir como o tempo e o lugar influenciam a produção literária, sob o olhar de diferentes assuntos. Antes de iniciar, a organização faz o "esquenta" na capital paulista, onde acontecem entrevistas e saraus. O festival conta com uma programação bem recheada, que leva escritores, leitores, diversas editoras e muitos títulos para o público.

PRÓXIMA: a definir

LIGAÇÃO - LITERATURA INFANTOJUVENIL, GAMES E ARTES EM AÇÃO - TAUBATÉ

O evento acontece em Taubaté, múnicipio da cidade de São Paulo, e conta com oficinas, palestras e atividades criativas. Tem como compromisso maior colocar em evidência as mais importantes questões contemporâneas no horizonte da convergência entre cultura digital, literatura, uso de tecnologias na educação e videogames transformadores, valorizando sempre a cultura regional e uma tradição que em Taubaté projeta Monteiro Lobato como ícone maior.

PRÓXIMA: a definir

FEIRA DO LIVRO DE OSASCO - OSASCO

A feira acontece em Osasco e seu principal objetivo é democratizar o acesso ao livro e à leitura. É também um evento voltado para o fortalecimento da rede pública de educação da cidade: professores e gestores das escolas mantidas pela Prefeitura que recebem R$ 80 em vales para a compra de livros, e mais de 30 mil estudantes que recebem vales de R$ 25. A feira conta com a participação de 50 editoras, que disponibilizam milhares de títulos com descontos, além da extensa programação como espetáculos de circo, contação de história, teatro infantil, música, e palestras e shows.

PRÓXIMA: a definir

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Nov 2015.