Guia da Semana

Você sabe quantas árvores são derrubadas e quantos litros de água são gastos para que um livro seja produzido? Na Argentina, uma média de 1,5 mil novos títulos são publicados por ano, com tiragem de seis milhões de cópias por mês e mais de 45 milhões de páginas por dia.

Por mais consciência ambiental que a população já tenha adquirido, mudando muitos de seus hábitos, ainda é dificil pensar no meio ambiente quando estamos com um livro tão incrível nas mãos. Entretanto, a Editora Pequeño Editor, em parceria com a agência de publicidade FCB Buenos Aires, lançou o primeiro livro que pode ser plantado após ser lido.

O título infantil "Meu pai estava na selva" conta a história - partindo da visão de uma criança - de uma aventura na selva do Equador, passando diversas lições aos pequenos. Porém, além da mensagem da própria história, ele é todo feito de produtos ecológicos.

Com papel reciclável e tinta biodegradável, o livro traz também sementes de Jacarandá, uma árvore ameaçada de extinção. A ideia é que quando a criança terminar de ler o livro, ela plante-o e veja o crescimento de uma nova árvore, aprendendo, desde pequena, que devemos devolver à natureza o que dela foi retirado. Nós curtimos e iniciativa, e vocês?

Tree-Book-Tree Study Case (2015) from Guido Cassini on Vimeo.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 18 Mai 2015.