Guia da Semana

Quer encontrar uma boa leitura? Não fique perdido entre os corredores das livrarias ou sebos da cidade. O Guia da Semana traz algumas dicas de livros separadas por temas. Aproveite as novidades, mas fique ligado nos catálogos! Porque não só os livros em destaque nas prateleiras revelam as melhores histórias. Alguns mais escondidos, lançados há mais tempo, trazem maravilhas da literatura. Prepare-se para novas descobertas!

Biografia

Steve Jobs
Um dos livros mais vendidos no ano passado traz a história de uma figura emblemática, um empresário de sucesso na era digital. Baseada em mais de 40 entrevistas com a personalidade, esta biografia não teve controle sobre o conteúdo. Saiba mais da visão de Jobs, além da narrativa construída a partir entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes.

Tim Maia - Vale Tudo
Do jornalista Nelson Motta, essa história encanta não só fãs de Tim Maia, mas todos que adoram música e estão a fim de conhecer um artista brasileiro de sucesso. Este livro foi a base para a construção do musical homônimo, em cartaz na cidade de São Paulo até junho, protagonizado por Tiago Abravanel.

Autobiografia

Castelo de Vidro
A autobiografia da jornalista e escritora Jeannette Walls relata a infância de pobreza ao lado dos três irmãos e dos pais. Este livro ficou na lista de best-sellers do The New York Times durante dois anos. A história real traz sonhos e rotina da família que em alguns momentos da vida chegou a se mudar de uma cidade para outra, como se fossem nômades.

Quadrinhos

As Aventuras de TinTim
Dos quadrinhos criados pelo autor belga Hergé em 1929, nasceram animações e até a recente adaptação cinematográfica de Steven Spielberg. Neste volume especial, estão dois casos intrigantes enfrentados por Tintim. O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham, o Terrível são as aventuras que o leitor poderá conferir nesta edição. O jovem repórter aparece em histórias de mistério, espionagem e investigação, sempre acompanhado de seu companheiro, o cachorro Milu.

De Jornalistas

Os Últimos Soldados da Guerra Fria
Fernando Morais, jornalista e autor de outras obras como Olga e Chatô, o Rei do Brasil, trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, da Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Nessa história, ele traz fatos que parecem saídos de uma ficção e se desdobram de maneira inesperada, com a aventura de espiões cubanos em terras norte-americanas. Com investigação e recursos literários, a trama revela situações envolvendo Estados Unidos e Cuba.

Rota 66 - A História da Polícia que Mata
Atualmente no comando do Profissão Repórter, na Rede Globo, Caco Barcellos é autor dessa grande reportagem investigativa, resultado de sete anos de pesquisa. Aqui, cenas do trabalho da polícia de São Paulo são descritas em detalhes. O relato do jornalista revela ações de segurança pública e violência policial.

Jornalismo Literário

O Olho da Rua
Com influências do Jornalismo Literário, Eliane Brum mostra histórias de vida de maneira simples, mas além da banalidade, e carregada de detalhes. O cotidiano parece algo extraordinário assim que passa pelos olhos e pelos escritos da autora. O percurso começa por um nascimento no extremo norte do Brasil, dentro da Amazônia, contando um pouco da vida das parteiras da floresta. Brum testemunha ainda os últimos dias de vida de uma merendeira em São Paulo.

História

O Expresso Berlim-Bagdá
Um mergulho na Primeira Guerra Mundial é o que o autor Sean McMeekin proporciona aos leitores. Com pesquisas em documentos militares alemães, britânicos, turco-otomanos e russos, o livro mostra estratégias de guerra em torno da construção da grande ferrovia de Berlim a Bagdá, um dos maiores planos de engenharia da época.

Por Camila Boehm

Atualizado em 23 Abr 2012.